Saúde

Pós-Graduação em Gestão Estratégica na Saúde Pública

Sobre a Pós-graduação em Gestão Estratégica na Saúde Pública

 

A Gestão Estratégica na Saúde Pública além de trazer as demandas operacionais, traz consigo a complexidade da saúde. Para que tudo flua com eficiência, é necessário que à frente de toda a operação de uma rede de saúde, e serviços correlatos, tenham profissionais que cuidem da sistematização, dos recursos financeiros, humanos e tecnológicos, garantindo que todos os serviços ocorram com qualidade e de forma síncrona. Dessa forma, a demanda por profissionais que entendam de Gestão nesse segmento cresce tanto na área privada, como na área pública. Fazer uma pós-graduação em Gestão em Saúde é, portanto, um diferencial competitivo para profissionais que desejam se especializar e garantir a ascensão da carreira profissional.

 

A pós-graduação em Gestão Estratégica na Saúde Pública vai preparar você para assumir importantes posições no mercado de trabalho da área da saúde, adquirindo várias competências e conhecimentos, além de capacidade de identificar necessidades e demandas internas, formular políticas, gerir os recursos financeiros, materiais, tecnológicos, políticos, humanos, de informação, organização e comunicação, necessários ao bom funcionamento da operação, além de contribuir com decisões voltadas à estruturação de serviços e práticas de saúde, na perspectiva de produzir mudanças e consolidar experiências bem-sucedidas.

 

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1. Fundamentos e Práticas da Administração em Gestão da Saúde | 40H

Conceitos e aspectos históricos. Primórdios. Administração como ciência. O modelo japonês de administração. As funções da administração. Habilidades essenciais. Objetivos. Tipologia de serviços. Intangibilidade. Inseparabilidade. Perecibilidade. Variabilidade ou heterogeneidade. Marketing de serviços. Estratégia do produto intangível. Prestação de serviços de saúde. Qualidade dos serviços. A gestão de qualidade nos serviços de saúde. Gestão do serviço em saúde. Qualidade da assistência de enfermagem. Políticas públicas em saúde no Brasil de A a Z. Políticas públicas nos tempos atuais. Políticas públicas e a política.

 

2. Finanças Públicas | 40H

Estado, governo e administração pública. Estado absolutista e estado liberal. Estado intervencionista e estado regulador. Funções do Estado. Funções do Governo. Ciclo orçamentário e planejamento público. Receitas públicas. Despesas públicas. Leis orçamentárias. Aspectos importantes sobre os prazos. Política fiscal. Política regulatória. Política monetária. Serviços públicos.

 

3. História da Saúde | 40H

História da saúde. Políticas públicas em saúde no Brasil. História da assistência à saúde no Brasil. Brasil Colônia e Império (1500 – 1889). República Velha – Primeira República (1889 – 1934). Era Vargas e Estado Novo – Segunda e Terceira Repúblicas (1934 – 1945). República Populista – Quarta República (1946 - 1964). Ditadura Militar - Quinta República (1964 – 1988). Nova República – Sexta República (1988 – atual). História da reforma sanitária. Ambientação – Momento Político-social. Movimentos sociais envolvidos. Movimento dos Médicos Residentes. Criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde. Participação das Universidades. Objetivos e propostas defendidos. Política Pública e construção do SUS. Princípios do SUS. Organização do SUS e seus níveis de atuação. Corpo, sentido e significado. O que é saúde? Corpo, saúde e práticas alternativas.

 

4. SUS - Sistema Único de Saúde | 40H

Saúde como direito no Brasil. A construção do sistema único de saúde (SUS), bases legais e constitucionais. Os princípios e diretrizes do SUS. Princípios finalísticos: um ideal a ser alcançado. Princípios estratégicos do SUS. Os princípios e diretrizes do SUS. Princípios finalísticos do SUS. Princípios estratégicos do SUS. As legislações estruturantes da gestão do SUS. Gestão e planejamento do SUS. A instituição das regiões de saúde. Diretrizes gerais. As redes de atenção à saúde na região. O acesso universal às ações e aos serviços de saúde. Financiamento do SUS. Orçamento Público no Brasil. Promoção da saúde começa em casa. Investimento em tratamento. A política nacional de humanização da saúde. Principais conceitos de humanização em saúde. Objetivo e função da política de humanização em saúde.

 

5.Epidemiologia em Saúde Pública | 40H

Conceitos epidemiológicos e seus objetos de estudo. Conceitos fundamentais sobre epidemiologia. Determinação histórico-social do processo saúde-doença. Análise de saúde da população com base nos seus determinantes. Ações para evitar o curso de doenças. Delineamentos epidemiológicos. Epidemiologia analítica. Epidemiologia experimental. Indicadores epidemiológicos. Atividades da vigilância epidemiológica. Investigação de casos. Avaliação do sistema de vigilância epidemiológica. Importância da vigilância epidemiológica para a saúde populacional. O aparelhamento da vigilância epidemiológica. Vigilância epidemiológica e as competências dos entes federativos. Prevenção é o melhor remédio? Promoção da saúde começa em casa.

 

6. Gestão de Pessoas no Setor Público | 40H

Relações de trabalho no setor público: os princípios das relações de trabalho, o setor de Recursos Humanos no setor público e a administração de materiais e logística no setor público. Relação entre: ética e moral, no âmbito organizacional, ética e racionalidade, e ética e gestão pública. Apresentação da estrutura da administração pública, como os conceitos de governabilidade, governança e elementos que a constituem. Entidades políticas e administrativas e responsabilidade social e princípios constitucionais da administração pública. Obrigações, deveres e os direitos do administrador e funcionário público por meio do estudo do código de ética e das regras deontológicas. Compreensão da gestão de pessoas constitui uma base estratégica para a empresa e a função estratégica da gestão de pessoas para a consecução dos objetivos da organização, para que as empresas modernas se mantenham competitivas, proporcionando uma visão sistêmica desse funcionamento. A conexão dos comportamentos, do desempenho dos colaboradores no dia a dia e a compreensão da importância do feedback e sua relevância na gestão de pessoas

 

7. Ética e Bioética em Serviços de Saúde | 40H

Abordagem Conceitual. Formação e Trajetória da Ética. Tipologia e Conduta Ética. Introdução a bioética. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. A complexidade da bioética. Princípios éticos básicos na bioética. Relações interpessoais e bioética. Ser humano nas organizações. Ética e profissão. Valores, responsabilidades e deveres individuais e coletivos nas organizações. Ética Empresarial. Ética e racionalidade. Ética e gestão pública.

 

8. Psicologia da Saúde | 40H

A história da psicologia na saúde. Psicologia na promoção da saúde. Os vários olhares da psicologia sobre a doença. Grupos terapêuticos nas diferentes áreas da saúde. Existe uma fórmula para realizar um grupo terapêutico no contexto da saúde? Grupo terapêutico interdisciplinar: uma parceria possível. Psicólogo da Saúde no Serviço Público e Visita Domiciliar. A Clínica Ampliada. Estratégia Saúde da Família. O que a prática ensina? Resiliência e psicologia da saúde. Possibilidades de atuação: por onde começar. Sou o psicólogo desta equipe, muito prazer. Os diferentes profissionais que atuam na área da saúde. Os desafios do trabalho multidisciplinar.

 

9. Sistemas de Informação Gerencial | 40H

Aspectos históricos da TI nas organizações. Períodos históricos. Avanço das tecnologias nas organizações. Tecnologia e conhecimento. O conhecimento. A natureza do conhecimento. Tecnologia. O sistema de informação nas empresas. A tecnologia no âmbito empresarial. Comportamento empresarial. A visão do futuro. Teoria geral dos sistemas e evolução. Conceito genérico de sistemas. As premissas básicas dos sistemas. Os sistemas existem dentro dos sistemas. Os sistemas são abertos. Tecnologias associadas aos sistemas de informação. Inteligência artificial e sistemas especialistas. Inteligência artificial. Sistemas especialistas. Inteligência artificial aplicada a sistemas especialistas. Inteligência artificial. Inteligência artificial (IA) versus programas tradicionais. Business Intelligence. A tomada de decisão nas organizações. Sistemas de informações. Qualidade das informações. Sistemas de informação organizacionais.

 

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