Educação

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Química

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Maria do Carmo da Silva

Sobre o Curso de Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Química

 

A Química é a ciência que move o mundo, mas seu ensino eficaz é a força que desperta as mentes que o transformarão. Se você busca ir além das fórmulas e reações, e deseja se tornar um educador capaz de construir pontes sólidas entre o conhecimento complexo e a aprendizagem significativa, a Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Química é o seu caminho definitivo. Este curso foi meticulosamente desenhado para equipá-lo com as ferramentas pedagógicas mais avançadas, capacitando-o a transformar suas aulas em experiências de aprendizado magnéticas e a se consolidar como uma referência de excelência e inovação em sua instituição.

 

Ao final desta especialização, você não terá apenas um certificado, mas um novo horizonte profissional. Estará preparado para liderar projetos pedagógicos, assumir cargos de coordenação e se destacar em qualquer processo seletivo, tornando-se um agente de mudança na educação científica. Encare este passo não como um custo, mas como o investimento mais estratégico na sua carreira. Assuma o protagonismo na sua jornada, eleve seu potencial e seja o catalisador da transformação que seus alunos e o futuro da ciência merecem.

 

Para quem é este curso

 

Este curso é para você, profissional graduado em Química ou áreas afins, que sente o desafio diário de tornar a Química uma disciplina vibrante e compreensível em sala de aula. Se você é um professor recém-formado em busca de segurança e ferramentas didáticas inovadoras, ou um educador experiente que deseja atualizar suas práticas pedagógicas e se reconectar com os alunos da nova geração, esta especialização foi desenhada para impulsionar sua carreira e transformar sua maneira de ensinar.

 

Também é ideal para bacharéis e profissionais de áreas correlatas (como Farmácia, Engenharia Química e Biologia) que atuam ou desejam migrar para a docência e buscam uma fundamentação metodológica robusta. Se o seu objetivo é aprofundar seus conhecimentos, obter progressão funcional ou simplesmente reacender sua paixão pelo ensino com abordagens investigativas e tecnológicas, aqui você encontrará o caminho para se tornar um professor de Química mais confiante, criativo e inspirador.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Didática | 40h

Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais

Psicologia da Aprendizagem | 40h

Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Química Geral e Inorgânica | 60h

Conceitos Fundamentais. Evolução dos modelos atômicos. Teoria Atômica. Estrutura eletrônica e periodicidade. Tabela periódica e as propriedades dos elementos químicos. Funções químicas inorgânicas: ácidos, bases, sais, óxidos, hidretos e carbetos. Ligações químicas. Reações químicas. Estequiometria. Soluções. Aparelhos e materiais de uso comum. Aulas práticas relacionadas aos conteúdos.

Química Orgânica | 40h

Química Orgânica: compostos de carbono e suas reações, estrutura, propriedades, síntese e reatividade de compostos orgânicos. Nomenclatura orgânica, estereoquímica, mecanismos de reação, e a química de grupos funcionais importantes. Alcanos, cicloalcanos, alcenos, alcinos e compostos aromáticos, álcoois, éteres e ésteres, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados, aminas e compostos nitrogenados, compostos polifuncionais. Técnicas de análise orgânica e métodos de síntese orgânica: formação de ligações carbono-carbono, práticas e industriais da química orgânica.

Química Experimental | 40h

Química Experimental: conceitos fundamentais da química através de experimentos. Técnicas de laboratório, segurança, manipulação de substâncias químicas, métodos de separação e purificação, reações químicas de ácido-base e oxirreducação, análise qualitativa e quantitativa, e síntese de compostos orgânicos e inorgânicos, catálise e cinética químicas e aplicações. Interpretação de dados experimentais e a elaboração de relatórios científicos.

Metodologias Ativas | 60h

O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,

Educação e Tecnologias | 40h

As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

Metodologia do Ensino da Química | 60h

Origem, evolução e relevância do Ensino de Química. Importância e Objetivos do Ensino de Química. Ambiente de sala de aula favorável à aprendizagem. Relação entre Ciência, tecnologias e Ensino de Química. Técnicas de ensino. Processo de ensino e aprendizagem da química. Aprendizagem ativa. Documentos curriculares. Planejamento. Avaliação. Métodos de ensino. Jogos. Recursos didáticos. Laboratório.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Química

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 958,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 287,04