Educação
Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Química
Sobre a Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Química
Ensinar Química é uma tarefa que vai além de transmitir fórmulas e conceitos, é despertar nos estudantes a curiosidade e a compreensão sobre os fenômenos que regem o mundo ao nosso redor. Em uma sociedade cada vez mais orientada pelo conhecimento científico, o ensino de Química desempenha um papel crucial na formação de cidadãos críticos e conscientes. Fazer uma pós-graduação em Metodologia de Ensino de Química é, portanto, um diferencial competitivo para profissionais que desejam se especializar nesta importante área da educação.
O curso de pós-graduação em Metodologia de Ensino de Química vai preparar você para atuar de forma eficiente no ensino, adquirindo competências e conhecimentos como a aplicação de estratégias didáticas inovadoras, o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares e o uso de fundamentos da neuroeducação para melhorar a aprendizagem. Além disso, o curso fomenta a reflexão sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e amplia a visão do docente para abordar a química de maneira integrada com outros campos do conhecimento.
Para quem é este curso
O curso é destinado a graduados em Química, Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia e demais Licenciaturas, bem como a profissionais que atuam na educação básica e superior, como professores, coordenadores e gestores. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
Matriz Curricular
1. Química Orgânica | 40h
Estrutura e ligação em moléculas orgânicas; Hidrocarbonetos insaturados: Alcenos, alcinos e aromáticos; Reações orgânicas: Ácidos e bases; Alcanos; Compostos orgânicos oxigenados e nitrogenados.
2. Fundamentos da Química Inorgânica | 40h
Propriedades da Matéria, Mecânica Quântica, Classificação periódica dos elementos, Combinações químicas, Estrutura atômica, Reações inorgânicas, Equações químicas, Soluções, Funções Inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos.
3. Didática e a Formação Docente | 40h
A didática e a sua contextualização histórica; Didática: Uma prática organizada; A Importância da Didática na Formação do Professor; Critérios que o professor deve considerar na escolha dos materiais e; Metodologias Ativas: O Papel do Professor.
4. Neurociências e Neuroeducação | 40h
Neurociência; Neuroeducação; O Cérebro e Aprendizagem.
5. O Ensino de Ciências Naturais | 60h
Aspectos Históricos do Ensino de Ciências; Metodologia de ensino para Ciências; Tendências Atuais em Ensino de Ciências da Natureza; A Formação do Professor de Ciências Naturais; Elementos da didática e habilidades para o ensino de ciências.
6. Ensino de Química na Educação Básica | 60h
Ensino de Química e o Processo Ensino-aprendizagem; Reformas Curriculares de Química; Ensino de Química: O que se tem na Prática.
7. Os Pcn's e o Ensino de Química | 60h
Contextualização no Ensino de Química; Interdisciplinaridade e o Ensino de Química; Metodologias Ativas e Práticas Experimentais; Formação Crítica e Reflexiva; A Utilização de Tecnologias no Ensino de Química.
8. Para além da Química | 40h
Fundamentos de Química; A Estrutura da Matéria; Segurança Química; Ligações Químicas; Ligação Covalente; Ligação Metálica; Reações Orgânicas: Ácidos e Bases; Mecanismo reacional; Ruptura e formação de ligações; Tipos de reações orgânicas; Fatores que afetam a disponibilidade eletrônica; Compostos Orgânicos Oxigenados e Nitrogenados.
9. Docência no Ensino Superior | 40h
Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.
Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Química
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
de R$ 958,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 322,92
de R$ 958,80 por R$ 358,80