Educação
Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Biologia
Sobre o Curso de Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Biologia
Ensinar Biologia vai muito além de transmitir conceitos; é a arte de despertar a curiosidade, conectar o aluno com a complexidade da vida e formar cidadãos conscientes. A Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Biologia foi desenhada para o educador que não se contenta com o básico e busca ir além. Este curso é a ponte definitiva entre o seu conhecimento técnico e a capacidade de transformar sua sala de aula em um laboratório de descobertas, capacitando você a se tornar uma verdadeira referência em práticas pedagógicas inovadoras e eficazes.
Ao concluir esta especialização, você não receberá apenas um certificado, mas sim um novo horizonte de oportunidades. Estará preparado para assumir novos desafios, pleitear melhores posições e salários no mercado de trabalho e liderar projetos pedagógicos de alto impacto em escolas, editoras ou sistemas de ensino. Este não é um custo, é o investimento estratégico que separa os bons professores dos educadores inesquecíveis. Dê o passo decisivo para acelerar sua carreira e redefinir o futuro do ensino de Biologia. Sua jornada rumo à excelência começa aqui.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para você, professor de Biologia ou Ciências, que atua no Ensino Fundamental e Médio e busca ir além do tradicional para despertar a paixão pela vida em seus alunos. Se você sente a necessidade de atualizar suas práticas pedagógicas, transformar aulas expositivas em experiências de aprendizagem ativas e engajadoras, e dominar novas tecnologias e abordagens para temas complexos, esta especialização é o seu próximo passo para se tornar um educador de referência.
É também ideal para recém-formados em Ciências Biológicas que desejam iniciar a carreira docente com um diferencial competitivo, e para bacharéis que pretendem fazer a transição para a sala de aula com segurança e excelência. Aqui, você encontrará o aprofundamento metodológico necessário para construir uma carreira sólida e impactante, conectando seu conhecimento técnico à arte de ensinar.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Metodologia do Ensino da Biologia | 60h
Fundamentos básicos da biologia. Conhecimento biológico. História da biologia. Ensino da biologia no Brasil. Prática pedagógica. Introdução aos métodos de ensino. Metodologias de ensino-aprendizagem. Metodologia e planejamento de ações didáticas. Elaboração do planejamento e avaliação do ensino. Implementação de projetos interdisciplinares. Recursos de ensino. Regulamentações oficiais de ensino. Aspectos da conservação de ensino. Implementação e desenvolvimento da avaliação. Regimento do ensino da biologia, Aspectos éticos.
Biologia Celular | 40h
Níveis de organização da estrutura biológica. Noções básicas de microscopia. Organização geral das células procarióticas e eucarióticas. Organização estrutural e funcional das células eucarióticas animais. Ciclo celular. Sinalização celular. Membranas biológicas. Transporte através de membranas. Estrutura, composição química e funções das organelas celulares.
Bioquímica Humana | 40h
Química de Aminoácidos e Peptídeos. Proteínas. Enzimas. Vitaminas. Lipídios. Carboidratos. Metabolismo Orgânico – Visão Geral. Metabolismo dos Lipídios. Metabolismo dos Carboidratos. Ciclo do Ácido Cítrico (Ciclo de Krebs). Cadeia Transportadora de Elétrons. Fosforilação Oxidativa. Metabolismo de Aminoácidos.
Genética Humana | 40h
Aspectos genéticos do ciclo celular. Bases genéticas da hereditariedade. Estrutura e função dos genes. Mutação. Citogenética clínica: princípios gerais e anomalias autossômicas e sexuais. Padrões de herança monogênica. Imunogenética. Erros inatos do metabolismo. Genética de populações.
Ecologia e Limnologia | 40h
Ecologia. Ecossistema. Ecologia e limnologia. Ciclos biogeoquímicos. Propriedades da água. Química aquática. Ambientes lóticos e lênticos. Impactos antrópicos. Tratamento de efluentes.
Didática | 60h
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
Avaliação da Aprendizagem | 40h
Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.
Educação e Tecnologias | 60h
As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Biologia
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 958,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 287,04