Educação
Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional
Sobre o Curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional
Em um mundo onde os desafios de aprendizagem se tornam cada vez mais complexos, a Neuropsicopedagogia Institucional surge como a chave para decifrar e transformar realidades educacionais. A Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional foi meticulosamente desenhada para ser mais do que um curso: é a sua jornada para se tornar um agente de mudança. Aqui, você irá dominar as ferramentas para diagnosticar, intervir e potencializar o desenvolvimento cognitivo em ambientes coletivos, capacitando-se para criar espaços de aprendizagem verdadeiramente inclusivos e eficazes.
Ao concluir esta especialização, você não receberá apenas um certificado. Você estará apto a liderar projetos, implementar estratégias de intervenção que geram resultados visíveis e a se posicionar como um profissional de vanguarda, disputado pelo mercado. Este é o investimento definitivo no seu avanço de carreira, o passo que separa profissionais comuns de especialistas de referência. Prepare-se para abrir novas portas, assumir posições de maior responsabilidade e, acima de tudo, fazer uma diferença real e duradoura na vida das pessoas. O seu futuro como especialista começa aqui.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para profissionais graduados da Educação e da Saúde, como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais, que sentem a necessidade de ir além das abordagens tradicionais para compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma mais profunda e eficaz. Se você busca ferramentas baseadas na neurociência para criar ambientes de aprendizagem verdadeiramente inclusivos e potentes, e deseja atuar de forma estratégica em escolas, ONGs, empresas e outras instituições, esta especialização é o seu próximo passo.
É também ideal para você que já atua na área clínica e busca expandir seu impacto, migrando para uma atuação institucional, ou para gestores e coordenadores pedagógicos que desejam fundamentar suas decisões em evidências científicas para otimizar processos e promover o desenvolvimento integral de todos. Em resumo, é para o profissional que não se contenta com o superficial e quer se tornar um agente de transformação no processo de ensino-aprendizagem em escala coletiva.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Psicologia da Educação | 40h
Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.
Neurociências e as Práticas Pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação | 60h
Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.
Educação Inclusiva | 40h
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
Psicopedagogia | 40h
Psicopedagogia; evolução conceitual e histórica; objeto da psicopedagogia; em que atua o psicopedagogo; Aspectos teórico e metodológicos da psicopedagogia; ética do psicopedagogo; prática psicopedagógica e suas modalidades
Processos Cognitivos e Aprendizagem | 40h
Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.
Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil | 40h
Histórico da Educação Infantil. Políticas públicas e a legislação da Educação Infantil no Brasil. Implicações pedagógicas no desenvolvimento cognitivo das crianças. Planejamento na Educação Infantil. BNCC. Organização do ambiente da Educação Infantil. Estratégias metodológicas adequadas para o ensino na Educação Infantil.
Competências para Transformar a Educação | 40h
Competências para transformação educacional: fundamentos e importância. Competências essenciais para educadores. Desenvolvimento de competências socioemocionais. Avaliação de competências educacionais. Tecnologia e inovação na educação. Tecnologia como ferramenta de transformação. Design de aprendizado inovador. Ramificação e aprendizado baseado em jogos. Desafios éticos e tecnológicos na educação. Educação inclusiva e diversidade. Inclusão como princípio transformador. Adaptando o currículo para diversidade. Valorizando a diversidade cultural e étnica. Inclusão de alunos com necessidades especiais. Educação para o futuro e habilidades do século XXI. Aprendizado ao longo da vida. Preparação para carreiras do futuro. Planejamentos para a transformação Educacional.
Antropologia da Educação | 40h
Antropologia da educação: significados, objetivos e relevância. Teorias antropológicas aplicadas a educação. Métodos de pesquisa em antropologia da educação. Cultura, sociedade e educação. Processos educacionais e identidades, socialização, Gênero, Etnia e Educação, equidade e a inclusão, diversidade cultural, educação intercultural: conceitos, importância diversidade cultural na educação. Políticas educacionais : equidade e igualdade, desenvolvimento sustentável, educação do futuro: transformações sociais, tecnológicas e culturais.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 958,80
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em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
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