Educação
Pós-Graduação em Psicologia da Educação
Sobre o Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Educação
Em um mundo onde os modelos educacionais são constantemente desafiados, compreender a mente humana no processo de aprendizagem não é mais um diferencial, mas uma necessidade fundamental. A Pós-graduação em Psicologia da Educação é a resposta essencial para profissionais que buscam ir além do convencional. Aqui, você dominará as ferramentas para decifrar os mecanismos cognitivos e emocionais que regem o aprendizado, capacitando-se para criar ambientes educacionais verdadeiramente eficazes e transformadores, que impactam vidas de forma profunda e duradoura.
Esta pós-graduação é mais do que uma certificação; é um passaporte para o próximo nível da sua carreira. Ao concluí-la, você não será apenas um profissional qualificado, mas uma autoridade capaz de diagnosticar, intervir e inovar em qualquer cenário educacional. Encare este curso como o investimento estratégico que irá posicioná-lo como um profissional de vanguarda, abrindo portas para novas oportunidades, cargos de liderança e maior reconhecimento. Este é o momento de se tornar o especialista que a educação do futuro exige. Dê o passo decisivo para construir uma carreira de impacto.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para você, profissional graduado em Psicologia, Pedagogia, licenciaturas e áreas correlatas, que sente no dia a dia a necessidade de ir além das práticas tradicionais para compreender as complexidades do desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos. Se o seu objetivo é transformar a teoria em ação, criando ambientes de aprendizagem mais inclusivos, motivadores e eficazes, ou se busca uma especialização sólida para atuar de forma mais estratégica em instituições de ensino, você encontrou o caminho certo.
É também a escolha ideal para profissionais que desejam uma transição de carreira segura para a área da psicologia educacional ou para aqueles que buscam uma atualização robusta para se destacarem no mercado. Fonoaudiólogos, psicopedagogos e gestores educacionais que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre os fatores psicológicos que influenciam a educação encontrarão aqui um diferencial decisivo para sua prática profissional.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Psicologia da Aprendizagem | 40h
Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Psicologia do Desenvolvimento | 40h
Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Processos Cognitivos e Aprendizagem | 40h
Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.
Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem | 40h
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico | 40h
Conceito e Histórico de Avaliação Psicológica. Ética e Legislação em Avaliação Psicológica. Elaboração de documentos em Avaliação Psicológica. Formação e Pesquisa em Avaliação Psicológica. Uso de Testes em Psicologia. Tipos de testes psicológicos. Construção de Instrumentos em Avaliação Psicológica. Validade, precisão, normatização e padronização de testes. Avaliação Psicológica na infância e adolescência. Avaliação Psicológica em Adultos. Avaliação Psicológica em Idosos. Avaliação Psicológica em grupos. Avaliação Psicológica no trânsito. Avaliação psicológica forense. Avaliação psicológica em contextos de saúde. Avaliação Psicológica no contexto escolar.
Psicologia da Educação | 40h
Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.
A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais | 40h
Estudo do panorama histórico da infância e da educação infantil, com ênfase na perspectiva de Buenaventura (1998) e nas transformações socioculturais ao longo dos séculos. Análise das principais concepções de criança, desenvolvimento e aprendizagem, com base em teóricos como Jean Piaget e Lev Vygotsky. Reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita, abordando os diferentes níveis conceituais da escrita, consciência fonológica, alfabetização e letramento. Discussão acerca do currículo e dos documentos oficiais (DCNEI, BNCC e PNA) que norteiam as práticas pedagógicas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Alfabetização e Letramento | 40h
O conceito de Alfabetização. A prática alfabetizadora e os processos de apropriação da língua escrita. Métodos de alfabetização. Novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e da escrita: a psicogênese da língua escrita. Estratégias de leitura. Letramento. A linguagem lúdica da criança em relação a sua classe social.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-Graduação em Psicologia da Educação
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 958,80
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em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
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