Educação

Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Sergio De Oliveira Miguel

Sobre o Curso de Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática

 

Ensinar matemática é mais do que transmitir fórmulas; é inspirar o raciocínio lógico e construir o futuro. Em um cenário onde os métodos tradicionais já não são suficientes, a Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática surge como a resposta definitiva para educadores que desejam ir além. Este curso foi desenhado para capacitar você a dominar as mais eficazes estratégias pedagógicas, transformando sua sala de aula em um ambiente de descoberta e engajamento. Prepare-se para não apenas ensinar, mas para se tornar um verdadeiro agente de mudança na educação matemática.

 

Imagine o seu futuro profissional: um educador reconhecido, capaz de criar aulas de matemática que fascinam e que abre portas para novas oportunidades de carreira, melhores salários e posições de liderança. A Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática é mais do que um curso; é o investimento estratégico que posicionará você na vanguarda da educação. Dê o passo decisivo para se tornar o especialista que o mercado procura e que seus alunos merecem. Seu futuro de sucesso na educação começa aqui.

 

Para quem é este curso

 

Este curso é para você, educador licenciado em Matemática, Pedagogia ou áreas afins, que busca transformar suas aulas e superar o desafio de engajar alunos no universo dos números. Se você sente a necessidade de ir além do tradicional, atualizar suas práticas pedagógicas com metodologias ativas e tecnologias digitais, e tornar o aprendizado matemático uma experiência significativa e acessível para todos os perfis de estudantes, encontrou a especialização certa para impulsionar sua carreira e seu impacto em sala de aula.

 

É também ideal para profissionais graduados em Exatas que desejam fazer a transição para a docência com uma base didática sólida, ou para coordenadores pedagógicos que buscam ferramentas para orientar suas equipes com excelência. Seja para se destacar no mercado, se sentir mais seguro e criativo ao planejar suas aulas ou simplesmente reacender sua paixão por ensinar, esta pós-graduação foi desenhada para quem acredita que a matemática pode, sim, ser fascinante.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

História da Matemática | 40h

Gênese da matemática. A matemática no antigo Egito e na Mesopotâmia. Jônia banhada pelo mar Egeu e os pitagóricos. Euclides na cidade portuária do mediterrâneo Alexandria. Arquimedes na cidade de Siracusa na Itália. Trigonometria e a obtenção de valores de grandeza na Grécia. Matemáticas: Chinesa e Indiana. A matemática europeia na idade média. A matemática no período da renascença. Pierre de Fermat. Isaac Newton e Leibnitz. Johann Bernoulli e Euler. Estudiosos da matemática na Revolução Francesa. O tempo de Karl Friedrich Gauss e o francês Cauchy. A época heroica da geometria. Aritmetização da investigação.

Didática | 40h

Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais

Psicologia da Educação | 40h

Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.

Neuroeducação e Tecnologias Educacionais | 40h

Definição de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cidadania digital: a prática docente reflexiva. Surgimento da neuroeducação. Estilos de aprendizagem. Neuroeducação e as doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.

Modelagem Matemática | 40h

Introdução à Álgebra: Monômios e Polinômios. Equação do primeiro e segundo grau. Leitura e Interpretação de Gráficos. Função do primeiro e segundo grau. Elaboração e interpretação de gráficos lineares. Elaboração e interpretação de gráficos quadráticos. Introdução à Álgebra Vetorial. Matrizes e Determinantes. Razão, Proporção e Regra de Três. Sistemas de numeração. Álgebra Booleana. Princípio Fundamental da Contagem e Análise Combinatória.

Lógica Matemática | 40h

Noções de lógica matemática. Definição das proposições e seus tipos. Estudo das operações lógicas, dos conectivos. Tabela-verdade. Tautologias. Contradições. Contingências. Implicação. Equivalência. Álgebra das proposições. Redução dos números conectivos. Formas normais. Princípio da dualidade. Definição dos argumentos válidos. Regras de inferência. Técnicas de validação. Definição de sentenças abertas e operações lógicas. Quantificadores e quantificação de sentenças abertas.

Metodologia do Ensino de Matemática | 60h

A construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do raciocínio lógico: aspectos epistemológicos, históricos e tendências atuais de ensino. Objetivos do ensino da Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Os conteúdos curriculares da Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: ênfase na discussão de conceitos básicos e na abordagem metodológica concernentes a números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma. Estudo e análise das relações: matemática e raciocínio, matemática e comunicação, matemática e suas conexões com o cotidiano e outras áreas do conhecimento.

Educação de Jovens e Adultos | 40h

Pensamento político pedagógico ao longo da história. Prática docente na EJA. Interdisciplinaridade e interculturalidade na EJA. Letramento digital na EJA. Métodos de ensino na EJA. PROEJA. Programa EJATEC.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 958,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 287,04