Educação

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Maria do Carmo da Silva

Sobre o Curso de Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História

 

Ensinar História é muito mais do que narrar fatos; é a arte de formar cidadãos críticos, capazes de interpretar o presente e construir o futuro. A Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História é a sua ponte para se tornar um educador de vanguarda, que inspira e transforma. Aqui, você dominará as ferramentas pedagógicas mais inovadoras para criar aulas verdadeiramente impactantes e se destacar como uma autoridade na sua área, cativando alunos e promovendo um aprendizado profundo e duradouro.

 

Ao concluir esta especialização, você não terá apenas um certificado, mas sim um novo horizonte profissional. Este curso é o investimento estratégico que acelera seu avanço na carreira, abrindo portas para melhores oportunidades, maior reconhecimento e a realização de se tornar um educador que realmente faz a diferença. Dê o passo decisivo para se consolidar como um mestre no ensino de História e comece a construir seu legado na educação.

 

Para quem é este curso

 

Este curso é para você, professor(a) de História do Ensino Fundamental e Médio, que sente a necessidade de ir além da memorização de datas e fatos para transformar suas aulas em experiências de aprendizado vibrantes e críticas. Se você busca estratégias para engajar alunos da era digital, conectar o passado com os desafios do presente e se sentir mais seguro e criativo em sala de aula, esta especialização fornecerá as ferramentas e a inspiração que você procura. É ideal também para recém-licenciados em História que desejam iniciar a carreira com um profundo domínio das metodologias ativas e das novas tecnologias educacionais.

 

Também desenhamos esta pós-graduação para pedagogos, coordenadores pedagógicos e profissionais de áreas das Ciências Humanas que atuam ou desejam atuar no ensino de História. Seja para uma atualização que impulsione sua carreira e atenda às novas diretrizes curriculares, para uma especialização que o torne uma referência em sua instituição ou para uma transição de carreira sólida para a docência, aqui você encontrará o conhecimento prático e o aprofundamento teórico necessários para formar cidadãos conscientes e apaixonados pelo conhecimento histórico.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Teoria da História | 60h

A História e a Sociedade. Os conceitos históricos e a sua relação com a sociedade. O que é a História e o que são suas teorias. Quais os principais eventos históricos e quais seus impactos na sociedade. Quem foram os principais teóricos da história e suas principais correntes filosóficas. Qual a aplicabilidade do estudo da história no entendimento da sociedade contemporânea.

Historiografia | 40h

Estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos da historiografia, desde suas origens até os debates contemporâneos. Abordagem de diferentes paradigmas históricos, conceitos de objetividade e verdade, bem como das múltiplas correntes e escolas historiográficas (idealismo alemão, positivismo, materialismo histórico, Escola dos Annales, micro-história, história cultural, história ambiental, entre outras). Análise crítica do desenvolvimento da historiografia no Brasil, desde o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) até os debates atuais, destacando temas como história regional, história do tempo presente, escravidão, gênero e ambiental. Reflexão sobre as influências de Michel Foucault e das teorias linguísticas no estudo do passado, e sobre os usos políticos e sociais da história em diferentes contextos (século XIX, Guerra Fria, Golpe de 1964, etc.).

História Contemporânea | 40h

O Mundo Pós-Segunda Guerra Mundial: Acordos pós-guerra, Guerra Fria e descolonização – processos de independência das colônias africanas e asiáticas. Movimentos de Libertação Nacional - Descolonização na África – independência de países como Argélia, Angola e Quênia, e líderes como Nelson Mandela e Patrice Lumumba. Independência na Ásia e revolução cubana. A Guerra Fria e a Ordem Bipolar - Disputas na Europa e Ásia, corrida espacial e crise dos mísseis em Cuba. Globalização e Transformações Contemporâneas - Queda do Muro de Berlim, revolução tecnológica, terrorismo e desafios ambientais, mudanças climáticas, preservação ambiental e sustentabilidade.

Educação e Tecnologias | 40h

As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.

Avaliação da Aprendizagem | 40h

Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.

Didática | 40h

Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais

Metodologias Ativas | 60h

O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,

Metodologia do Ensino de História | 60h

Análise teórica e prática de propostas curriculares e didático-metodológicas para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. Os parâmetros curriculares nacionais e o ensino de história. O saber histórico: estruturação dos conteúdos, metodologia, recursos aplicáveis ao ensino, análise e uso de livros didáticos. Integração às outras atividades curriculares dos anos iniciais do ensino fundamental.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 958,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 287,04