Educação
Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Física
Sobre o Curso de Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Física
Ensinar Física é ir além de fórmulas e teorias; é despertar a curiosidade, quebrar barreiras e revelar a beleza do universo de forma compreensível e fascinante. A Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Física foi desenhada para educadores que não se contentam com o básico e buscam se tornar agentes de transformação. Este curso é a ferramenta definitiva para você dominar estratégias didáticas inovadoras, capazes de engajar alunos e converter conceitos complexos em conhecimento aplicável e estimulante, consolidando sua posição como uma verdadeira referência na área.
Este curso é um divisor de águas na sua trajetória profissional. Ao concluí-lo, você não terá apenas um certificado, mas um conjunto de competências altamente valorizadas que abrirão portas para novas oportunidades, melhores posições e maior reconhecimento no mercado educacional. Trata-se de um investimento estratégico no seu futuro, um passo decisivo para se destacar como um especialista em ensino de Física, capaz de inspirar e formar a próxima geração de mentes brilhantes. Assuma o protagonismo da sua carreira e transforme sua paixão por ensinar em um legado duradouro.
Para quem é este curso
Ideal para profissionais que buscam especialização de ponta, ascensão na carreira ou uma transição estratégica para novas áreas. Se você é ambicioso e deseja se destacar, este curso é o seu próximo passo.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Didática | 40h
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
Metodologia do Ensino da Física | 60h
O ensino de Física para o novo Ensino Médio. Os experimentos no Ensino de Física. Os processos da aprendizagem em Física. Produção de material pedagógico para o Ensino de Física na educação básica. Uso das Tecnologias Computacionais no Ensino de Física. Propostas curriculares de Física. A História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física.
Física - Energia, Movimento e Temperatura | 40h
A disciplina aborda três conceitos fundamentais da física: energia, movimento e temperatura. Inclui o estudo das leis da termodinâmica, conceitos de calor e trabalho, formas de energia e sua conservação, cinemática e dinâmica do movimento, e os efeitos da temperatura e calor nos materiais. A ênfase é dada à aplicação desses conceitos em fenômenos naturais e tecnológicos, proporcionando uma compreensão integrada dessas áreas fundamentais da física.
Física - Eletricidade, Ótica e Relatividade | 40h
Física: princípios fundamentais. Leis de Newton. Conceitos de energia e trabalho. Princípios básicos da eletricidade. Carga elétrica. Circuitos elétricos. Conceitos de potência e energia elétrica. Ótica: fenômenos magnéticos e eletromagnéticos. Estudo da luz. Reflexão, refração e formação de imagens. Teoria da relatividade: conceitos. Gravidade. Buracos negros. Cosmologia e a expansão do universo. Big Bang.
Metodologias Ativas | 60h
O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,
Ferramentas Digitais para a Sala de Aula | 60h
Ferramentas digitais: definição e importância. Tipos de ferramentas digitais. Avaliação, seleção e uso das ferramentas digitais em sala de aula. Ferramentas digitais: ensino e atividades de aprendizagem. Utilização de ferramentas digitais e as práticas educativas: desafios, criatividade e inovação no ambiente de aprendizagem. Ferramentas digitais facilitadoras da comunicação entre alunos e professores. Ferramentas digitais: personalização da aprendizagem, avaliação e feedback eficazes. Gamificação e o uso de ferramentas digitais para promover o engajamento de alunos. Acessibilidade e diversidade. Uso de ferramentas digitais: ética e responsabilidade. Uso das ferramentas digitais na educação híbrida e remota. Tecnologias educacionais e tendências futuras.
Ciência, Tecnologia e Sociedade | 40h
Ciência, tecnologia e sociedade: relações, evolução e avanços tecnológicos, desafios atuais. Tecnologia: impactos na sociedade, mercado de trabalho, revolução digital, automação, sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, privacidade e segurança. Ciência: saúde pública, epidemias e pandemias, agricultura, segurança alimentar, inclusão social, ética e pesquisa cientifica. Ciência e tecnologia na sociedade, tendências, tecnológicas emergentes, desafios globais: mudanças climáticas e saúde global, ciência colaborativa, uso responsável da tecnologia e sua regulamentação.
Tutoria em EAD | 40h
Conceito de Educação a Distância.História da EaD no mundo. História da EaD no Brasil. As leis de regulamentação da EaD no Brasil.Conceito e tipos de TICs em EaD.Ambiente virtual de aprendizagem (AVA).Plataformas e recursos em EaD. Pedagogia e fundamentação teórica em EaD.Equipe multidisciplinar em EaD. Processo de ensino-aprendizagem em EaD.Conceito de tutor e tutoria. O perfil, as competências e habilidades do tutor em EaD. O tutor, o estudante e o processo de avaliação em EaD.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Física
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 958,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90