Gestão
Pós-Graduação em Gestão da Qualidade
Sobre a Pós-Graduação em Gestão da Qualidade
A Pós-graduação em Gestão da Qualidade do CENES – Centro de Estudos de Especialização e Extensão, oferece aos participantes o desenvolvimento de práticas e ferramentas da gestão da qualidade e por processos de melhoria de sistemas. Espera-se a formação de um profissional qualificado, que saiba entender normas e processos de certificação, auditorias e ferramentas de qualidade, e que auxilie as organizações a implementar um sistema de gestão de qualidade, e que possa certificar e manter essas práticas no cotidiano.
Para ingressar na Pós-graduação em Gestão da Qualidade, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Gestão da Qualidade
Os principais conceitos sobre qualidade: a evolução do conceito de qualidade. Conceito de desempenho, medição de desempenho e Indicadores de desempenho em qualidade. Os conceitos estruturantes da gestão da qualidade total. Os critérios e modelos de gestão estratégica da qualidade por meio da análise de seus indicadores. Conceitos de qualidade de serviços, a zona de tolerância e os fatores que impactam nas expectativas dos clientes, os riscos e preocupações nas operações de serviço e o processo de serviços os momentos da verdade.
2. Ferramentas de Qualidade
As principais ferramentas da qualidade, detalhando as características, aplicações e exemplos. Outras ferramentas e as ferramentas gerenciais da qualidade e as relações entre cada ferramenta. Análise dos processos de gestão de resultados das ferramentas da qualidade. As técnicas gerenciais voltadas à gestão da qualidade: produtos e serviços. Os critérios de excelência para serviço: processos de melhoria de produtividade e qualidade, as ferramentas de qualidade para análise de solução de problemas e os programas de melhoria da qualidade organizacional. O método MASP aplicado aos negócios: o controle da qualidade total e o ciclo PDCA.
3. Certificação Série Iso 9000 - Gestão da Qualidade
O que são programas de qualidade, e algumas das principais certificações: TQM, o Seis Sigma (6σ), a ISO 9000, ISO 9001. Apresentação sobre ferramentas da qualidade de software, bem como as Folhas de verificação, Diagrama de Pareto, Histograma; Normas de qualidade de software: Família ISO 9000. O sistema ISO 9000 e a ligação entre Qualidade, Custos e Rentabilidade e o Programa da Qualidade Total e o significado de uma empresa competitiva. Os princípios e requisitos do sistema de gestão da qualidade ISO 9000 e suas séries, 9001:2015. Os princípios e requisitos do sistema de gestão da qualidade ISO 9000 e suas séries, 9001:2015. Apresentação da A ISO 9000: detalhamentos, implantação na empresa, aquisição, as normas; O processo de avaliação
4. Gestão de Qualidade ambiental e socioambiental
Conceituação e a evolução da Gestão ambiental e social. A relação entre a qualidade e a gestão socioambiental nas organizações. A importância da gestão socioambiental na região de atuação do negócio. Apresenta os conceitos da Análise ambiental organizacional. Dentre as novas atividades organizacionais existe a logística de pós-consumo como uma proposta de solução para a questão ambiental. Liderança, a lógica de planejamento estratégico (inclui propósito, missão, visão e valores), a gestão de indicadores e métricas que podem impactar na remuneração de executivos.
5. Qualidade, RH e Comunicação no Gerenciamento de Projetos
Planejando o gerenciamento dos recursos humanos e como funciona a mobilização da equipe do projeto. Os novos desafios da gestão de recursos humanos, a qualificação dos recursos humanos da organização e os planos de desenvolvimento e treinamento. Os diversos aspectos que influenciam no gerenciamento dos recursos humanos em um projeto e os processos de escolha da equipe do projeto. Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Estratégia organizacional e valor de negócio; Elementos de um projeto bem-sucedido; Gerenciamento de projetos: Os três domínios; estrutura de um portfólio; O Guia PMBOK®. Objetivos da consultoria interna de RH, processo de implantação nas organizações, levando em consideração canais de comunicação interna, políticas, rotinas, agentes envolvidos, orçamento e resultados esperados. O que atrai e mantém as pessoas nas empresas. A comunicação como ferramenta da liderança.
6. Planejamento e Gestão da Qualidade
Processo de diagnóstico e planejamento da mudança organizacional. Abordagens, dimensões e aplicações da Gestão da Qualidade. As técnicas gerenciais voltadas à gestão da qualidade: as consequências da aplicação das ferramentas da qualidade e o que deve ser feito a partir dos resultados obtidos com o uso de tais ferramentas. Estratégias competitivas para a prática do empreendedorismo e as ferramentas de planejamento estratégico: Estratégias de marketing, análise SWOT, pesquisa de mercado e outros aspectos fundamentais para o empreendedorismo. Auditoria na Gestão da Qualidade: conceitos fundamentais, tipos e o processo de planejamento de uma auditoria interna. Auditoria na Gestão da Qualidade: os diferentes níveis de gestão de qualidade, e os sistemas, processos e produtos.
7. Estratégia Empresarial
Os principais conceitos de estratégia, como ela pode ser utilizada nas organizações, sua importância para a sustentabilidade das empresas a longo prazo e seus efeitos. A estratégia, o processo decisório e a aplicação e execução da gestão estratégica como estado permanente. O conceito de ambiente externo: ameaças e oportunidades e o ambiente interno: forças e fraqueza. A estratégia alinhada ao negócio da companhia: como as empresas se posicionam com relação aos preços, à diferenciação e à vantagem competitiva. Os modelos de estratégias aplicadas pelas empresas, quais são as razões de fusões e aquisições, parcerias estratégicas, join ventures, procura de novos mercados e internacionalização. O conceito da Governança Corporativa, o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e como ocorre o seu envolvimento com as principais partes interessadas.
8. Cultura e Clima Organizacional
Tipos de organização e tipos de cultura, perspectivas crítica e interpretativa da cultura organizacional. Compreensão acerca da origem e entender como é a influência da cultura brasileira nas organizações. Os elementos vinculados à cultura da organização na qual se trabalha, em seus diversos níveis e a influência do ambiente e da cultura organizacional sobre o comportamento dos colaboradores. A Inteligência Cultural: a cultura, a cultura organizacional, a diversidade cultural nas organizações e como desenvolver a Inteligência Cultural. Análise e compreensão do clima organizacional, das competências e identificar os motivos que levam o indivíduo a cooperar dentro da organização. Apresentação da Cultura e clima organizacional e tipos de organizações, Tipos de lideranças e o papel do gestor; auxilia na compreensão do papel do RH e dos colaboradores nas organizações e analisa do estresse e ergonomia no trabalho e Metodologias para realizar diagnósticos em QVT.
9. Gestão da Liderança para qualidade
Conceitos de liderança e características do líder. Teorias iniciais e teorias contemporâneas sobre liderança. Abordagens sobre Coaching, mentoring e counseling. Aspectos relevantes sobre liderança, conceito de equipes de alto desempenho, decorrentes da eficiente aplicação dos programas de Tecnologia e Desenvolvimento (T&D). Estilos de liderança e as perspectivas dos comportamento da liderança: contingenciais e transformacionais e liderança implícita. Compreensão da execução do processo de liderança nas organizações. Criação de equipes eficazes e liderança Situacional.
Pós-Graduação em Gestão da Qualidade
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
de R$ 958,80
por R$ 238,80
em até 12x sem juros de R$ 19,90
Investimento
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