Educação
Pós-graduação em Formação Pedagógica Docente
Sobre o Curso de Pós-graduação em Formação Pedagógica Docente
A educação é a força que molda o futuro e, no centro dessa transformação, está o educador. Para que o ensino cumpra seu papel na construção de uma sociedade mais justa, é fundamental que o profissional da educação esteja devidamente habilitado e preparado para os desafios da prática docente. A atuação do educador exige mais do que vocação: exige domínio técnico, competência pedagógica e sensibilidade para conduzir processos de aprendizagem significativos.
A formação de professores é uma atividade essencial para o fortalecimento da educação e para o desenvolvimento humano e social. O exercício da docência deve ser conduzido com excelência, responsabilidade, atualização didática e compromisso com a aprendizagem, garantindo que a sala de aula seja, de fato, um espaço de transformação e construção do saber.
O educador formado por esta pós-graduação estará preparado para liderar processos educacionais com excelência, assumindo o protagonismo na construção de ambientes de aprendizagem mais eficazes. Ao investir em sua qualificação, o profissional amplia seu capital intelectual e fortalece sua trajetória como referência na área. Trata-se de um curso que acelera a carreira e abre novas possibilidades no campo da docência.
Para quem é este curso
O curso é destinada a graduados em diversos campos do conhecimento que desejam ingressar na carreira docente, como licenciados em Ciências, Matemática, História, Geografia, Letras, Artes, entre outros. O curso também é estendido a profissionais de outras áreas que desejam adquirir um conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Psicologia da Educação | 40h
Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.
Didática | 40h
Conceitualização e características da didática. Grandes educadores e a didática. Educação: definições e processos. Educação como forma de dominação. Tendências pedagógicas na educação. Conteúdos operacionais da didática. Componentes do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e pluridisciplinaridade. Principais teorias da aprendizagem no ensino. Sala de aula: espaço de construção do conhecimento. Conteúdos escolares e de aprendizagem. Seleção e organização dos conteúdos. Técnicas de ensino-aprendizagem. Avaliação. Planejamento educacional: tipos de planos. Projetos educacionais
Avaliação da Aprendizagem | 40h
Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.
Currículos e Projetos Pedagógicos | 40h
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
Planejamento e Trabalho Pedagógico | 40h
A disciplina "Planejamento e Trabalho Pedagógico" explora os principais conceitos, métodos e técnicas essenciais para o planejamento e execução eficaz do trabalho pedagógico. Serão abordados temas como fundamentos do planejamento educacional, elaboração de planos de ensino, metodologias de ensino e aprendizagem, avaliação educacional, desenvolvimento de projetos pedagógicos, gestão da sala de aula e práticas inclusivas, bem como a integração de tecnologias no processo educativo.
Educação Inclusiva | 40h
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
Metodologias Ativas | 40h
O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,
Educação e Tecnologias | 40h
As tecnologias de informação e comunicação e a educação. A influência da TV nos processos escolares. As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea. Os aplicativos no ensino. A metodologia ativa. A neuroeducação.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Formação Pedagógica Docente
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 958,80
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Investimento
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