Educação

Pós-graduação em Educação Infantil

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Dra. Marcia Tostes Costa Da Silva

Sobre o Curso de Pós-graduação em Educação Infantil

 

A base de todo o desenvolvimento humano é construída na primeira infância, e ser um educador nesta fase é a missão de moldar o futuro. Para exercer essa responsabilidade com maestria, é essencial dominar as práticas mais avançadas e as teorias que realmente transformam o ambiente de aprendizagem. A Pós-graduação em Educação Infantil foi desenhada exatamente para isso: capacitar você a se tornar um especialista de vanguarda, capaz de criar experiências pedagógicas ricas e impactantes que farão a diferença na vida de cada criança. Prepare-se para não apenas ensinar, mas para liderar a próxima geração de pensadores criativos e cidadãos conscientes.

 

Concluir esta pós-graduação é abrir as portas para um novo patamar em sua carreira. Você estará qualificado para assumir posições de liderança, coordenação pedagógica ou se tornar a referência máxima em sua instituição de ensino. Este não é apenas um curso; é um investimento estratégico no seu futuro, o passaporte para melhores oportunidades, maior reconhecimento e um impacto duradouro na educação. Dê o passo decisivo para se tornar o profissional que a Educação Infantil precisa e que você sempre sonhou ser. Sua jornada de transformação começa aqui.

 

Para quem é este curso

 

Esta pós-graduação foi desenhada para você, pedagogo(a), professor(a) e coordenador(a) pedagógico(a) que atua ou deseja atuar com a primeira infância. Se você busca ir além do convencional, sente a necessidade de atualizar suas práticas diante das novas diretrizes e quer transformar sua sala de aula em um ambiente de aprendizado potente, lúdico e inclusivo, aqui é o seu lugar. É para o profissional que deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e se tornar um especialista capaz de fazer a diferença real na vida das crianças.

 

O curso também acolhe profissionais graduados em áreas afins, como Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Letras, que buscam uma especialização sólida para realizar uma transição de carreira segura para a Educação Infantil. Se o seu objetivo é se qualificar para novas oportunidades, assumir cargos de gestão ou simplesmente refinar sua atuação com as ferramentas mais atuais e sensíveis da área, você encontrará aqui o caminho para se destacar.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Psicologia do Desenvolvimento | 40h

Origem da psicologia moderna. Escolas psicológicas. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Noções de neuropsicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Transtornos mentais e o desenvolvimento da aprendizagem. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem | 40h

Estudo do desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com o aprendizado. Bases neurobiológicas do desenvolvimento motor e cognitivo. Marcos do desenvolvimento infantil. Influências ambientais, sociais e biológicas no desenvolvimento. Alterações neuropsicomotoras e seus impactos na aprendizagem. Avaliação e intervenções para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Integração entre saúde, educação e família no contexto do neurodesenvolvimento.

Base Nacional Comum Curricular - BNCC | 40h

Base Nacional Comum Curricular: preceitos legais, fundamentos pedagógicos e caracterização dos diferentes ciclos da Educação Básica. Conteúdos curriculares para os ciclos da Educação Básica. Expectativas de qualidade para o sistema de educação de todo o país.

Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil | 60h

Histórico da Educação Infantil. Políticas públicas e a legislação da Educação Infantil no Brasil. Implicações pedagógicas no desenvolvimento cognitivo das crianças. Planejamento na Educação Infantil. BNCC. Organização do ambiente da Educação Infantil. Estratégias metodológicas adequadas para o ensino na Educação Infantil.

Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita | 40h

Processo de aquisição da linguagem. Fonologia e morfologia. Sintaxe, semântica e pragmática. Distúrbios de linguagem oral. Produção e interpretação textual. Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Elementos para interpretação textual. Distúrbios da linguagem escrita.

Psicomotricidade | 40h

Fundamentação teórica sobre a história da psicomotricidade. Elementos de base da psicomotricidade, desenvolvimento e avaliação psicomotora. Teoria e prática da Educação. Reeducação, Clínica e Terapia psicomotoras. Influência da neurologia e da psicanálise na psicomotricidade e suas atuações grupais e individuais. Abordagens pluridimensionais da psicomotricidade na gerontomotricidade e na educação Especial. A afetividade na prática psicomotora.

Educação Inclusiva | 40h

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

Neurociências e as Práticas Pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação | 40h

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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Pós-graduação em Educação Infantil

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Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

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Pix à vista

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