Educação

Pós-graduação em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Dr. Agnaldo Aparecido Geremias

Sobre o Curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia

 

A educação inclusiva e a neuropsicopedagogia são pilares fundamentais para a construção de um sistema educacional mais justo e eficaz. Nesse contexto, a Pós-graduação em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia surge como uma resposta à crescente demanda por profissionais capacitados para atender às necessidades diversas dos alunos. Ao investir neste curso, você estará não apenas aprimorando suas habilidades, mas também transformando a vida de inúmeras crianças e jovens, garantindo a eles o direito a uma educação plena e significativa. Prepare-se para se tornar um agente de mudança e construir uma carreira gratificante e repleta de propósito.

 

Ao concluir a Pós-graduação em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia, você estará pronto para assumir posições de destaque no mercado de trabalho, atuando em escolas, clínicas, instituições de ensino superior e organizações do terceiro setor. Este investimento em sua formação é um passo fundamental para o avanço da sua carreira, abrindo portas para novas oportunidades e desafios. Invista em seu futuro e construa uma trajetória profissional marcada pela excelência, inovação e impacto social. Junte-se a nós e faça a diferença na educação!

 

Para quem é este curso

 

Este curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia é ideal para você, profissional da educação (pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e demais áreas afins) que busca aprimorar sua prática e se tornar um agente transformador na vida de estudantes com necessidades educacionais especiais. Se você se depara com os desafios da inclusão em sala de aula, deseja aprofundar seus conhecimentos em neuropsicopedagogia e desenvolver estratégias de ensino mais eficazes e individualizadas, esta pós-graduação é o seu caminho para a excelência profissional. Amplie suas habilidades para atuar em escolas, clínicas, instituições e consultórios, construindo uma carreira sólida e impactante na área da educação inclusiva.

 

Esta especialização é perfeita tanto para quem já atua na área e busca atualização, quanto para aqueles que desejam uma transição de carreira ou aprofundamento em neuropsicopedagogia. O curso oferece as ferramentas necessárias para você se destacar e contribuir para uma educação verdadeiramente inclusiva.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Psicologia da Educação | 40h

Estudo das principais teorias e abordagens da Psicologia da Educação, enfatizando a evolução histórica do campo e as concepções de desenvolvimento e aprendizagem propostas por autores como Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner. Análise de processos psicológicos fundamentais (inteligência, criatividade, memória) e sua implicação na aprendizagem. Reflexão sobre violência e fracasso escolar, relações com as desigualdades sociais e econômicas, bem como as concepções de inclusão no contexto escolar brasileiro. Discussão sobre a formação de professores, crítica às visões tradicionais da Psicologia Educacional e tendências contemporâneas (incluindo TDICs). Exame dos desafios e perspectivas futuras, visando articular teoria e prática na compreensão dos fenômenos educacionais.

Educação Inclusiva | 60h

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

Psicopedagogia | 40h

Psicopedagogia; evolução conceitual e histórica; objeto da psicopedagogia; em que atua o psicopedagogo; Aspectos teórico e metodológicos da psicopedagogia; ética do psicopedagogo; prática psicopedagógica e suas modalidades

Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem | 40h

Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.

Avaliação da Aprendizagem | 40h

Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.

TEA - Transtorno do Espectro Autista | 40h

Proporcionar uma compreensão ampla e integrada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando seu histórico, etiologia, características diagnósticas, funcionamento cognitivo e neuroanatômico, além de discutir a inclusão social e os marcos legislativos relacionados ao tema.

Neurociências e as Práticas Pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação | 60h

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.

Neuropsicopedagogia Clínica | 60h

Fundamentos da neuropsicopedagogia. Epistemologia genética. Funções neuropsicológicas cognitivas: cognição e aprendizagem. Neurofisiologia - como o cérebro aprende e bases de plasticidade cerebral. Neurociência e comportamento humano. Neurociência - emoções; atenção; memória; inteligência. Neurociência - linguagem (leitura e escrita). Neurociência - habilidades matemáticas. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Educação especial inclusiva. Neuropsicofarmacologia. Avaliação e intervenção neuropsicopedagógica nas dificuldades e transtornos.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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Pós-graduação em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia

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100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

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Investimento

Cartão de crédito

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Boleto parcelado

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