Educação
Pós-graduação em Educação Inclusiva
Sobre o Curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva
Em um mundo que celebra a diversidade, a Educação Inclusiva não é mais uma opção, mas um pilar fundamental para a construção de uma sociedade justa e equitativa. A Pós-graduação em Educação Inclusiva foi desenhada para ir além da teoria, capacitando você a ser o agente de transformação que o ambiente escolar necessita. Aqui, você desenvolverá as competências essenciais para criar espaços de aprendizagem verdadeiramente acolhedores e se tornará um especialista capaz de potencializar o desenvolvimento de cada aluno, respeitando suas individualidades.
Ao concluir esta especialização, você não receberá apenas um diploma, mas sim um passaporte para um novo patamar em sua carreira. Estará qualificado para assumir posições de liderança, desenvolver projetos inovadores e se tornar uma referência em Educação Inclusiva, um campo em constante expansão e valorização no mercado de trabalho. Este curso é o investimento estratégico que transformará sua paixão por educar em uma carreira de impacto e sucesso. Dê o próximo passo e esteja preparado para liderar o futuro da educação.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para você, profissional da educação – professor, pedagogo, coordenador ou gestor escolar – que sente o desafio diário de criar um ambiente de aprendizagem verdadeiramente inclusivo. Se você busca ir além da teoria e precisa de estratégias práticas para adaptar currículos, avaliar de forma justa e atender às necessidades individuais de cada aluno, aqui encontrará o caminho para transformar sua sala de aula ou escola em um espaço de acolhimento e desenvolvimento para todos, com segurança e competência.
A especialização também é ideal para psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais graduados que atuam ou desejam atuar no contexto educacional. Seja para uma transição de carreira, para aprofundar seus conhecimentos ou para se tornar um especialista de referência na área, este curso oferece a base sólida e as ferramentas aplicáveis para você se destacar e promover uma educação que respeita e valoriza a diversidade como potência.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Fundamentos da Educação | 60h
O papel da Pedagogia e o papel do Pedagogo. O objetivo das ciências da educação. O problema da unidade, especificidade e autonomia das ciências da educação. A educação como ponto de partida e de chegada dos estudos e da reflexão dos cientistas. A contribuição das ciências para a explicação e compreensão da educação. Análise da pedagogia, concepções e tendências.
Educação Inclusiva | 80h
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
Psicopedagogia | 60h
Psicopedagogia; evolução conceitual e histórica; objeto da psicopedagogia; em que atua o psicopedagogo; Aspectos teórico e metodológicos da psicopedagogia; ética do psicopedagogo; prática psicopedagógica e suas modalidades
Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem | 60h
Estudo do desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com o aprendizado. Bases neurobiológicas do desenvolvimento motor e cognitivo. Marcos do desenvolvimento infantil. Influências ambientais, sociais e biológicas no desenvolvimento. Alterações neuropsicomotoras e seus impactos na aprendizagem. Avaliação e intervenções para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Integração entre saúde, educação e família no contexto do neurodesenvolvimento.
Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem | 60h
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
TEA - Transtorno do Espectro Autista | 60h
Proporcionar uma compreensão ampla e integrada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando seu histórico, etiologia, características diagnósticas, funcionamento cognitivo e neuroanatômico, além de discutir a inclusão social e os marcos legislativos relacionados ao tema.
Tecnologias Assistivas | 60h
Tecnologias assistivas: fundamentos e inclusão. Desenvolvimento, tipos de ferramentas, bases legais. Comunicação e acessibilidade, interação com as pessoas. Tecnologias para surdos e deficientes auditivos, cegos e deficientes visuais. Ferramentas de geração de voz. Dispositivos de apoio à locomoção. Tecnologias para autonomia de pessoas com modalidades reduzidas, adaptação domiciliar. Controle e automação residencial, Veículos e transportes adaptados, Inovações e Perspectivas em Tecnologias Assistivas, Acessibilidade e design universal, Desafios e barreiras na adoção de tecnologias assistivas, capacitação em tecnologias assistivas.
Políticas Públicas e Educação | 60h
Natureza política da educação. Relações entre realidade educacional, Estado, ideologia, legislação e políticas públicas. Concepções de estado: liberal, intervencionista e neoliberal. Políticas educacionais configuradas no Estado brasileiro em seu desdobramento histórico- social. Cidadania global, consumo e política educacional. Processo nacional de elaboração de políticas públicas no bojo da mundialização da política e internacionalização da economia. Mudanças das relações entre Educação e Estado: políticas públicas para os diferentes níveis de ensino.
Neuropsicopedagogia Clínica | 80h
Fundamentos da neuropsicopedagogia. Epistemologia genética. Funções neuropsicológicas cognitivas: cognição e aprendizagem. Neurofisiologia - como o cérebro aprende e bases de plasticidade cerebral. Neurociência e comportamento humano. Neurociência - emoções; atenção; memória; inteligência. Neurociência - linguagem (leitura e escrita). Neurociência - habilidades matemáticas. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Educação especial inclusiva. Neuropsicofarmacologia. Avaliação e intervenção neuropsicopedagógica nas dificuldades e transtornos.
Docência no Ensino Superior | 60h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Educação Inclusiva
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
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Investimento
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