Educação
Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista
Sobre a Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista
A Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista se fundamenta na formação de profissionais capacitados para uma prática pedagógica inovadora e eficaz, voltada à organização da educação especial inclusiva. As instituições de ensino, sejam elas da educação infantil, ensino fundamental, médio, públicas ou privadas, necessitam, com urgência, de profissionais que dominem os contextos educacionais inclusivos e estejam preparados para enfrentar os desafios contemporâneos. O curso visa, portanto, preparar esses profissionais para a escolarização de alunos com Transtorno do Espectro Autista e outras necessidades educacionais especiais, promovendo uma educação de qualidade para todos.
Esta pós-graduação do Cenes propõe um diálogo enriquecedor entre os diversos saberes necessários para a compreensão da pessoa com deficiência, principalmente aquelas no espectro autista, e sua efetiva inclusão como protagonista do processo educacional. É essencial que os educadores estejam preparados para discutir e implementar a inclusão, criando um ambiente acolhedor e desenvolvendo estratégias que garantam a permanência e o sucesso de todos os estudantes no ambiente escolar.
Nesse contexto, o objetivo do curso de Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista é capacitar o profissional para elaborar, implementar e avaliar propostas educacionais que sejam fundamentadas nos conceitos, princípios e valores de uma escola inclusiva, que verdadeiramente atenda a todos.
Para quem é este curso
O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas à atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Fundamentos Educação Especial | 60H
A disciplina visa oferecer uma visão abrangente sobre a Educação Especial, destacando sua evolução histórica, princípios e práticas pedagógicas, com foco no atendimento às necessidades educacionais especiais de indivíduos com deficiência. Aborda os seguintes temas: conceito da excepcionalidade; análise da educação especial abrangência dos aspectos da classificação dos alunos; abrangência das estratégias educacionais; abrangência dos aspectos legais..
2. Educação Especial, inclusão escolar e adaptações curriculares | 60H
Esta disciplina busca fornecer uma base sólida sobre os fundamentos da educação especial, os princípios da inclusão escolar e as estratégias para realizar adaptações curriculares eficazes, abordando temas como o conceito de educação especial e educação inclusiva; currículo, inclusão; projeto político pedagógico e práticas curriculares inclusivas.
3. Transtorno do Espectro Autista | 60H
Esta disciplina visa oferecer aos educadores e profissionais da área da educação um conhecimento aprofundado sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando as melhores práticas para promover uma educação inclusiva de qualidade e capacitando os participantes a desenvolverem estratégias pedagógicas eficazes, utilizar tecnologias assistivas e criar ambientes escolares acessíveis para alunos com TEA.
4. TEA: Transtorno do Espectro Autista, contextualização e inclusão | 60H
Esta disciplina visa proporcionar aos participantes um entendimento abrangente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfatizando a importância da inclusão efetiva de indivíduos com TEA no contexto escolar. Para isso, aborda temas como escola inclusiva; inclusão escolar e tecnologia; acessibilidade, possibilidades e desafios na inclusão escolar.
5. Legislação e Políticas para Educação Inclusiva e Especial | 40H
Esta disciplina visa proporcionar aos alunos conhecimento aprofundado sobre a legislação e políticas de apoio relevantes para a atuação do psicopedagogo, com foco especial na educação especial e inclusiva e no atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem.
6. Psicomotricidade na Educação inclusiva | 60H
Esta disciplina visa proporcionar aos estudantes uma compreensão abrangente da psicomotricidade e sua aplicação prática na educação especial, com foco na promoção da inclusão e no desenvolvimento integral de indivíduos com deficiências, e capacitar educadores e profissionais da saúde para utilizar estratégias psicomotoras no apoio ao desenvolvimento cognitivo, emocional e motor de pessoas com deficiência.
7. Distúrbio da aprendizagem | 40H
Esta disciplina visa proporcionar aos participantes um entendimento abrangente sobre os diferentes distúrbios da aprendizagem, incluindo suas causas, diagnósticos e estratégias de intervenção. Para isso, aborda os seguintes temas: conceituação e classificação das dificuldades de aprendizagem; fatores associados às dificuldades de aprendizagem: contexto social, fatores intraescolares, relação professor aluno, fatores pessoais; delimitações entre transtornos do desenvolvimento, comportamento e dificuldades de aprendizagem.
Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
de R$ 958,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 287,04
de R$ 958,80 por R$ 358,80