Educação

Pós-graduação Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia

Sobre a Pós-graduação Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia

 

O ensino de Filosofia e Sociologia capacita os alunos a compreender criticamente o mundo, promovendo o pensamento ético, reflexivo e crítico. Enquanto a Filosofia estimula a reflexão sobre as estruturas sociais e políticas, a Sociologia oferece uma compreensão aprofundada das relações sociais e das desigualdades. Ambas as disciplinas contribuem para formar cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia foi criada com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de ensino de profissionais educadores. Considerando uma formação ampla e multidisciplinar, e atendendo às exigências legais e pedagógicas atuais, este curso oferece ao profissional a oportunidade de ampliar suas técnicas de ensino e seus conhecimentos acerca da docência em Filosofia e Sociologia, contribuindo, assim, para o melhor aprendizado dos alunos.

 

O curso é destinado a professores, graduados em Filosofia, Sociologia, Pedagogia e áreas correlatas. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Teorias da motivação. Teoria do condicionamento. Teoria cognitiva. Teoria humanista. Teoria psicanalítica. Teorias da aprendizagem. Teoria do condicionamento clássico. Teoria do condicionamento operante. Teoria da aprendizagem por ensaio e erro. Teoria da aprendizagem cognitiva. Teoria da aprendizagem fenomenológica. Teoria da aprendizagem da Gestalt.

 

2. História da Filosofia

Estudo do desenvolvimento do pensamento filosófico grego desde suas origens: dos pré-socráticos a Platão. Natureza da filosofia. Filosofia e saberes. Problemas filosóficos. Questões filosóficas, principais questões e das soluções propostas pela filosofia em vigor no período entre o século XVIII: o empirismo, o racionalismo e o ceticismo.

 

3. Tópicos de Filosofia

Apresentação sintética das principais concepções do humano na História da Filosofia ocidental. Pretende-se, através da exposição do pensamento antropológico dos mais importantes autores e da leitura de extratos de suas obras, perpassar os mais significativos momentos éticos e estéticos das figurações do humano.

 

4. Temas e Teorias da Filosofia

Filosofia e Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. O homem e suas relações com o mundo. A articulação das reflexões filosóficas com os avanços científicos nas áreas que são objeto de estudo. A explicitação dos pressupostos dos atos de educar, ensinar e apreender em relação às situações de transformação cultural da sociedade. A Práxis educativa contemporânea.

 

5. Ética e Filosofia

Filosofia: origem, história e evolução. Períodos filosóficos (antigo, medieval, moderno e contemporâneo), características e principais pensadores. O conhecimento. Estruturas e posições da razão. Teoria dos valores. Metafísica dos objetos e da pessoa humana. Problemas filosóficos: conhecimento, moral, ética e liberdade. Conceito de ética. Relação da ética com outras ciências. A ética e a vida.

 

6. Temas e Teorias da Sociologia

Discussão dos principais autores, conceitos e questões que constituíram o campo sociológico: a construção do campo da sociologia; a imaginação sociológica para a compreensão da sociedade; a utilidade da sociologia nos diversos campos das Ciências Humanas; a sociologia e a sociedade; conceitos básicos e os aspectos históricos presentes nas obras dos principais autores; os teóricos do contrato social e as primeiras concepções de social, August Comte, Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.

 

7. Sociologia Brasileira

O desenvolvimento institucional a partir da década de 30; A produção do conhecimento científico sobre a realidade brasileira; O estudo de trabalhos que exemplificam a produção das gerações mais recentes. Discussão sobre a busca de uma identidade nacional e de construção do Brasil moderno, concomitante ao surgimento e recrudescimento de regionalismos e de novas identidades étnico-raciais.

 

8. Docência no Ensino Superior

Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.

 

9. Metodologia do Trabalho Científico

Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.

 

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Pós-graduação Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia

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