Saúde

Pós-graduação em Saúde e Segurança no Trabalho

Sobre a Pós-graduação em Saúde e Segurança no Trabalho

 

De acordo com um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pouco mais de cinco mil trabalhadores morrem diariamente ao redor do mundo em acidentes de trabalho. Ou seja, a cada cinco minutos, 20 trabalhadores perdem as suas vidas. Logo, ter um processo de segurança e saúde do trabalho implantado nas organizações, não só se faz necessário, como é primordial para a segurança dos trabalhadores. Outro ponto fundamental para adoção de uma gestão de saúde e segurança no trabalho é o cumprimento da legislação vigente. Afinal, há uma série de normas importantes adotadas para garantir maior proteção dos trabalhadores e, consequentemente, da empresa.

 

O curso de pós-graduação em Saúde e Segurança no Trabalho foi criado para munir profissionais da área de gestão com habilidades e ferramentas acerca da prevenção e cuidados com o a segurança dos funcionários dentro de uma empresa, seja ela de qual for o segmento, dessa forma, se especializar nessa área vai fomentar e suprir a demanda do mercado por esses profissionais, e útil para quem quer direcionar a carreira nessa área.

 

O objetivo do curso é preparar você, que atua ou pretende atuar na área de gestão, seja em empresas públicas ou privadas, a assumir postos de trabalho, gerenciar processos e aplicar técnicas de segurança do trabalho, com habilidades e conhecimento em Segurança e saúde e higiene ocupacional, prevenção e combate à sinistros, ergonomia e medicina do trabalho, além de temas diversos relacionados à saúde dos trabalhadores.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Psicologia Organizacional e Relações Humanas | 40H

Diferentes modelagens de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e realiza a análise do alcance e impacto dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e reconhecimento da QVT como um projeto institucional nas organizações: o capital humano. O trabalho e as pessoas; personalidade e emoções; diferenças individuais, valores, percepção, motivação e necessidade, grupo social e trabalho em equipe; liderança; competência interpessoal; feedback, comunicação interpessoal; transtornos mentais no trabalho, tópicos emergentes em Psicologia Organizacional, inclusão e diversidade étnico-racial. Teoria e prática nos campos da Psicologia do Trabalho e do Comportamento Organizacional nos níveis individual, grupal, organizacional e contextual/ambiental. Instrumentos e técnicas para diagnóstico e intervenção junto às organizações. Percepção e inteligência; comportamento organizacional. O trabalho e as pessoas; personalidade e emoções; diferenças individuais, valores, percepção, motivação e necessidade, grupo social e trabalho em equipe; liderança; competência interpessoal; feedback, comunicação interpessoal; transtornos mentais no trabalho, tópicos emergentes em Psicologia Organizacional, inclusão e diversidade étnico-racial. O trabalho e as pessoas; personalidade e emoções; diferenças individuais, valores, percepção, motivação e necessidade, grupo social e trabalho em equipe; liderança; competência interpessoal; feedback, comunicação interpessoal; transtornos mentais no trabalho, tópicos emergentes em Psicologia Organizacional, inclusão e diversidade étnico-racial.

 

2. Gestão de processos nas organizações | 40H

Gestão por Processos nas organizações. Técnicas e as ferramentas empregadas para o levantamento de informações. Técnicas de Modelagem de Mapeamento dos processos: BPMN (Business Process Modeling Notation), IDEF (Integrated Definition), EPC (Event-Driven Process Chain). Identificação de técnicas de Modelagem de Processos de Negócios: Método de Análise e Melhoria de Processos (MAMP), GEPRO – Etapa de Redesenho de Processos, Modelo WV – Processo dos Sete Passos, DOMP – Documentação, Organização e Melhoria de Processos. Técnicas de análise, Modelagem de Processos de Negócios e medidas de desempenho. Indicadores de gestão: importância, objetivos estratégicos e resultados a longo prazo; Objetivos da avaliação de desempenho; medidas de desempenho: consistência, confiabilidade, validade e relevância.

 

3. História da Saúde | 40H

História da saúde. Políticas públicas em saúde no Brasil. História da assistência à saúde no Brasil. Brasil Colônia e Império (1500 – 1889). República Velha – Primeira República (1889 – 1934). Era Vargas e Estado Novo – Segunda e Terceira Repúblicas (1934 – 1945). República Populista – Quarta República (1946 - 1964). Ditadura Militar - Quinta República (1964 – 1988). Nova República – Sexta República (1988 – atual). História da reforma sanitária. Ambientação – Momento Político-social. Movimentos sociais envolvidos. Movimento dos Médicos Residentes. Criação do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde. Participação das Universidades. Objetivos e propostas defendidos. Política Pública e construção do SUS. Princípios do SUS. Organização do SUS e seus níveis de atuação. Corpo, sentido e significado. O que é saúde? Corpo, saúde e práticas alternativas.

 

4. Aspectos da Saúde no Trabalho | 40H

Conceitos gerais sobre higiene e segurança do trabalho (HST) e seus objetivos. Higiene do Trabalho Importância da higiene e segurança do trabalho (HST) para as organizações. Primeiros socorros no ambiente de trabalho. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT). Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI). A organização e seus vários ambientes. Definição e contexto histórico da Ergonomia.

 

5.Introdução a Segurança do Trabalho | 40H

O Surgimento da Segurança e Saúde do Trabalho no Âmbito Mundial. A Revolução Industrial e os Impactos na Segurança e Saúde no Trabalho. O Surgimento da Segurança e Saúde do Trabalho no Brasil. Segurança do Trabalho e suas Áreas. Prevenção de Acidentes. Tipos e Características de Acidente de Trabalho. Prevenção a Incêndios. Causas do Acidente de Trabalho e os Atos e Condições Inseguras. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Responsabilidade Jurídica Civil e Criminal de Empresários, Prepostos e Gestores. Responsabilidade sobre Acidentes e Incidentes de Trabalho. Documentos legais referentes à Segurança do Trabalho. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).

 

6. Segurança do Trabalho e Prevenção de Acidentes | 40H

Terminologia e conceitos em Segurança do Trabalho. Relação entre segurança, higiene, produtividade e lucratividade. Riscos psicossociais. O processo de gerenciamento dos riscos. Planejamento das respostas aos riscos. Gerenciamento dos riscos psicossociais. O ambiente das tarefas. Ambiente interno. Segurança, Medicina e Higiene do Trabalho (SMHT) como política organizacional. Ações que podem minimizar a ocorrência de acidentes: ajustando a teoria e prática. A comunicação como aliada da prevenção. A utilização de equipamentos de proteção. Fundamentos do comportamento organizacional. Comprometimento organizacional. Reciprocidade e justiça.

 

7. Normas Regulamentadoras em Segurança do Trabalho | 40H

A base legal da saúde e segurança do trabalho: normas regulamentadoras 1, 4, 5, 6. Saúde ocupacional: NR 7, 15 e 16. Saúde ocupacional: NR 17 e 32. Visão geral das Normas - NRs 1 a 36.

 

8. Saúde Mental no Trabalho | 40H

O trabalho e seus efeitos na produção de saúde e sofrimento psíquico. O trabalho e a satisfação. Psicologia organizacional e Qualidade de vida no trabalho. Emoções e o ambiente de trabalho. Necessidades humanas e o trabalho. Segurança do trabalho e o papel do Psicólogo.

 

9. QVT qualidade de vida no trabalho | 40H

Organização e os fatores que afetam a saúde mental dos colaboradores, e a definição de transtorno mental. Conceitos de qualidade de vida e a importância do desenvolvimento de programas e práticas de qualidade de vida no trabalho, pensando as organizações contemporâneas. Apresentação da Cultura e clima organizacional e seus tipos de organizações, apresenta os tipos de lideranças e o papel do gestor; auxilia na compreensão do papel do RH e dos colaboradores nas organizações e analisa do estresse e ergonomia no trabalho e Metodologias para realizar diagnósticos em QVT. Estresse, Burnout, Depressão. Identificação das diferentes modelagens de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e realiza a análise do alcance e impacto dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e reconhecimento da QVT como um projeto institucional nas organizações: o capital humano. Práticas utilizadas pelos psicólogos organizacionais para promover saúde e melhorar a qualidade de vida no trabalho.

 

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