Educação

Pós-graduação em Psicopedagogia e Supervisão Escolar

Sobre a Pós-graduação em Psicopedagogia e Supervisão Escolar

 

A pós-graduação em Psicopedagogia e Supervisão Escolar é uma oportunidade para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades no campo da educação, com foco na área de psicopedagogia e de supervisão escolar. A Psicopedagogia busca entender e intervir nas dificuldades de aprendizagem, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Trabalha de forma multidisciplinar para identificar causas e desenvolver estratégias para ajudar os alunos a superarem essas barreiras, promovendo seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Por outro lado, a Supervisão Escolar destaca-se na gestão e melhoria do ensino. O supervisor busca oferecer suporte aos professores para aprimorar suas práticas, fortalecer o ambiente escolar e envolver os alunos. Envolve análise do processo educativo, colaboração entre os profissionais e busca por soluções para toda a comunidade escolar.

 

A Pós-Graduação em Psicopedagogia e Supervisão Escolar é um curso fundamental para profissionais que buscam aprimorar sua atuação no contexto educacional. O curso oferece a oportunidade de aprofundar o conhecimento nessas áreas, desenvolvendo habilidades específicas, tais como avaliação psicopedagógica, intervenção em dificuldades de aprendizagem e gestão educacional. Os profissionais qualificados nessas áreas podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, o desenvolvimento dos alunos e o fortalecimento do ambiente escolar.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas à atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso. Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Transtornos Globais de Desenvolvimento

Esta disciplina compreende diversos aspectos relacionados ao TGD, incluindo o Transtorno Desintegrativo da Infância, os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, os paradigmas da Educação Especial, o surgimento e antecedentes na psiquiatria, e suas repercussões na inclusão escolar. Também são abordados aspectos como tipos de intervenções, teoria da mente, formação e aprendizagem da criança com TGD, estratégias para facilitar o processo de aprendizagem, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e marcos legais pertinentes à integração escolar. Considera-se ainda reflexões sobre a educação inclusiva, tendo em conta as peculiaridades dos alunos com TGD.

 

2. Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional

A disciplina de Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional aborda conceitos, bases históricas e fundamentos teóricos da psicopedagogia, bem como sua aplicação na escola. Os tópicos abordados incluem desafios escolares, intervenção em dificuldades de aprendizagem, uso de abordagens de Piaget e Vygotsky, grupos operativos e psicodrama educacional, indisciplina e distúrbios de conduta, construção do currículo, avaliação, escola inclusiva e relação com a família.

 

3.A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica

Compreender a Psicopedagogia como área de conhecimentos dos processos de aprendizagem, a partir das principais teorias Psicopedagógicas e ser capaz de trabalhar adequadamente com diagnostico e prognóstico infantil. Propiciar ao aluno uma oportunidade de atuação prática de atendimento psicopedagógico escolar, sob supervisão do professor, permitindo uma articulação da teoria e da prática. Sedimentar a avaliação psicopedagógica institucional construída no decorrer da formação. Apropriar-se dos instrumentos de avaliação e refletir sobre como tais instrumentos podem auxiliar a intervenção. Possibilitar um apoio ao aluno em relação aos aspectos pessoais mobilizados pela experiência de atuação institucional.

 

4. Práticas Pedagógicas do Supervisor Escolar

A disciplina de Práticas Pedagógicas do Supervisor Escolar oferece uma visão abrangente das responsabilidades e habilidades necessárias para uma atuação eficaz na gestão escolar. Explorando temas como o papel do supervisor, técnicas de supervisão, organização institucional, planejamento educacional, avaliação e ética profissional, os estudantes são preparados para desenvolver competências essenciais para promover o sucesso acadêmico e o bem-estar dos alunos, bem como a qualidade do ambiente escolar.

 

5.Fundamentos da Supervisão e Orientação

A disciplina de Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar oferece uma abordagem histórica e conceitual dessas práticas, desde a pré-história até os dias atuais, com foco nos contextos da idade média, moderna e nos contrastes encontrados no Brasil. Explorando os conceitos e a importância da supervisão, bem como o surgimento e evolução da orientação educacional, os estudantes são capacitados para compreender as relações entre teoria e prática, as tendências pedagógicas e as áreas de atuação do orientador. Além disso, são abordadas as atribuições históricas e atuais da inspeção escolar, proporcionando uma visão ampla e crítica dessas práticas na gestão educacional.

 

6. Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar

A disciplina de Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar oferece uma análise do papel do coordenador pedagógico e da gestão escolar, abordando aspectos históricos, teóricos e práticos. Desde a trajetória histórica da coordenação pedagógica no Brasil até a perspectiva do pensamento complexo na sua atuação, são explorados temas como o projeto político pedagógico, formação contínua de professores e as múltiplas implicações da prática do coordenador pedagógico.

 

7. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem explora os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano através de diversas abordagens teóricas. O conteúdo abrange características da aprendizagem, sua relação com a maturação, a influência da motivação, e teorias como behaviorismo, cognitivismo, humanismo e psicanálise. Também é abordada a transferência da aprendizagem, tanto positiva quanto negativa, e teorias relacionadas. O objetivo é oferecer uma compreensão aprofundada desses processos.

 

8. Docência no Ensino Superior

Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.

 

9. Metodologia do Trabalho Científico

Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.

 

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