Educação

Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Sobre a Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

 

A pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa formar profissionais com experiência na compreensão das dificuldades de aprendizagem no contexto da instituição, desenvolvendo assim um especialista com visão crítica dos temas e questões de aprendizagem, e dotado de comportamentos e ações, psicológicas e psicopedagógicas que possam reduzir situações de risco psicológico para crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizagem.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional | 60

Com esta disciplina você vai aprender a multidisciplinaridade dos diferentes enfoques da Clínica Psicopedagógica e irá reconhecer uma visão teórica e prática das abordagens Psicopedagógicas..

 

2. A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica | 60

Compreender a Psicopedagogia como área de conhecimentos dos processos de aprendizagem, à partir das principais teorias Psicopedagógicas e ser capaz de trabalhar adequadamente com diagnostico e prognóstico infantil. Propiciar ao aluno uma oportunidade de atuação prática de atendimento psicopedagógico escolar, sob supervisão do professor, permitindo uma articulação da teoria e da prática. Sedimentar a avaliação psicopedagógica institucional construída no decorrer da formação. Apropriar-se dos instrumentos de avaliação e refletir sobre como tais instrumentos podem auxiliar a intervenção. Possibilitar um apoio ao aluno em relação aos aspectos pessoais mobilizados pela experiência de atuação institucional.

 

3. Ciências Neurológicas | 40

Bases estruturais do sistema nervoso; os neurônios; Especialização e função dos hemisférios; A plasticidade cerebral/neural e a memória. Conceitos de fisiologia, subsidiando o entendimento das bases neurológicas do comportamento, emoção e cognição.

 

4. Teoria e Prática da Psicopedagogia Clínica | 60

Com esta disciplina você vai aprender a multidisciplinaridade dos diferentes enfoques da Clínica Psicopedagógica e irá reconhecer uma visão teórica e prática das abordagens Psicopedagógicas.

 

5. Teorias e Práticas da Educação Infantil | 40

Conhecimento da história e das concepções de Educação Infantil, as políticas públicas para a educação da infância. As perspectivas de uma pedagogia da infância. Análise contextual e caracterização dos processos organizativos das instituições de educação infantil, os elementos tempo e espaço pedagógicos. Compreensão das estruturas curriculares e as organizações didático-metodológicas da educação infantil. Implicações da ação pedagógica nas interações entre docentes, crianças e comunidade.

 

6. Desenvolvimento Psicomotor | 40

Padrões de movimento. A relação entre psicomotricidade e desenvolvimento motor. Psicomotricidade e movimento: as relações entre cognição. Afetividade e socialização. A psicomotricidade na história. Psicomotricidade: conceitos e significados. Objetivos da psicomotricidade. As áreas da psicomotricidade. As habilidades conceituais. Habilidades psicomotoras e processo de alfabetização. Psicomotricidade e movimento: fatores que interferem no desenvolvimento motor. Elementos constituintes da psicomotricidade. Esquema corporal. A organização do corpo no espaço. Dominância lateral. Equilíbrio.

 

7. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40

Teorias da motivação. Teoria do condicionamento. Teoria cognitiva. Teoria humanista. Teoria psicanalítica. Teorias da aprendizagem. Teoria do condicionamento clássico. Teoria do condicionamento operante. Teoria da aprendizagem por ensaio e erro. Teoria da aprendizagem cognitiva. Teoria da aprendizagem fenomenológica. Teoria da aprendizagem da Gestalt.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 383,04

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 478,80