Educação

Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Sobre a Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

 

A pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa formar profissionais com experiência na compreensão das dificuldades de aprendizagem no contexto da instituição, desenvolvendo assim um especialista com visão crítica dos temas e questões de aprendizagem, e dotado de comportamentos e ações, psicológicas e psicopedagógicas que possam reduzir situações de risco psicológico para crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de aprendizagem.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional | 60

A disciplina de Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional aborda conceitos, bases históricas e fundamentos teóricos da psicopedagogia, bem como sua aplicação na escola. Os tópicos abordados incluem desafios escolares, intervenção em dificuldades de aprendizagem, uso de abordagens de Piaget e Vygotsky, grupos operativos e psicodrama educacional, indisciplina e distúrbios de conduta, construção do currículo, avaliação, escola inclusiva e relação com a família.

 

2. A Intervenção e Avaliação Psicopedagógica | 60

Compreender a Psicopedagogia como área de conhecimentos dos processos de aprendizagem, à partir das principais teorias Psicopedagógicas e ser capaz de trabalhar adequadamente com diagnostico e prognóstico infantil. Propiciar ao aluno uma oportunidade de atuação prática de atendimento psicopedagógico escolar, sob supervisão do professor, permitindo uma articulação da teoria e da prática. Sedimentar a avaliação psicopedagógica institucional construída no decorrer da formação. Apropriar-se dos instrumentos de avaliação e refletir sobre como tais instrumentos podem auxiliar a intervenção. Possibilitar um apoio ao aluno em relação aos aspectos pessoais mobilizados pela experiência de atuação institucional.

 

3. Ciências Neurológicas | 40

A disciplina abrange diversos tópicos relacionados ao cérebro e ao sistema nervoso. Explora-se o desenvolvimento cerebral com base em estudos recentes, identificando tanto avanços quanto lacunas na pesquisa. São abordadas as regiões cerebrais e suas funções, incluindo áreas sensitivas e motoras primárias, além das áreas de associação secundárias e terciárias. A disciplina explora como a neurociência pode beneficiar o aprendizado, com foco em emoção, motivação, atenção e
socialização. A percepção de aprendizagem é analisada, tanto em contextos familiares quanto escolares, considerando as dinâmicas entre alunos e professores.

 

4. Teoria e Prática da Psicopedagogia Clínica | 60

A disciplina aborda o histórico da área da Psicopedagogia, o papel do psicopedagogo, leis e códigos pertinentes, processo de ensino-aprendizagem, diagnóstico psicopedagógico, avaliação de crianças e adolescentes, recursos e ambiente de trabalho do profissional.

 

5. Teorias e Práticas da Educação Infantil | 40

A disciplina abrange concepções de infância e instituições de atendimento, explorando o surgimento da infância e da educação infantil, tanto globalmente quanto no contexto brasileiro. É também compreendida a história e a legislação da educação infantil no Brasil, incluindo os marcos legais relevantes. Além disso, a disciplina oferece uma análise das principais contribuições teóricometodológicas para a prática pedagógica na educação infantil, abordando figuras notáveis como
Rousseau, Pestallozzi, Fröebel, Montessori, Vygotsky, Piaget e outros.

 

6. Desenvolvimento Psicomotor | 40

A disciplina contempla tópicos essenciais sobre o papel do movimento no desenvolvimento humano, explorando a construção da imagem do corpo, padrões de movimento, relação entre psicomotricidade e desenvolvimento motor, além de abordar estratégias pedagógicas e avaliação psicomotora. O curso busca compreender a evolução psicomotora da infância à fase escolar, analisando a importância do movimento na aprendizagem e identificando transtornos psicomotores. O objetivo é fornecer uma compreensão completa do desenvolvimento psicomotor e suas implicações educacionais.

 

7. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40

A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem explora os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano através de diversas abordagens teóricas. O conteúdo abrange características da aprendizagem, sua relação com a maturação, a influência da motivação, e teorias como behaviorismo, cognitivismo, humanismo e psicanálise. Também é abordada a transferência da aprendizagem, tanto positiva quanto negativa, e teorias relacionadas. O objetivo é oferecer uma compreensão aprofundada desses processos.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40

Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40

Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.

 

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Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional

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