Educação

Pós-graduação em Neuropsicopedagogia

Sobre a Pós-graduação em Neuropsicopedagogia

 

A Pós-graduação em Neuropsicopedagogia é uma jornada de aprendizado avançado que se concentra no estudo das interações entre neurociência e educação, visando aprimorar a compreensão sobre como o cérebro aprende. Este curso é projetado para promover a identificação, o diagnóstico, a reabilitação e a prevenção de dificuldades e distúrbios de aprendizagem, proporcionando uma visão abrangente sobre os desafios e as soluções na educação especializada.

 

O principal objetivo desta pós-graduação é preparar profissionais para atuarem efetivamente com indivíduos que enfrentam transtornos e dificuldades de aprendizagem. O curso oferece formação especializada para realizar avaliações detalhadas, planejar e implementar intervenções eficazes, e fornecer orientações e acompanhamento contínuos. Essa capacitação inclui a preparação para um diálogo produtivo e contínuo com famílias, escolas e outros profissionais, buscando melhorar significativamente a qualidade dos processos educacionais e o desenvolvimento dos alunos.

 

Concluir a Pós-graduação em Neuropsicopedagogia significa estar preparado para compreender os desafios do processo de aprendizagem e intervir de forma eficaz e baseada em evidências científicas. Este curso representa uma oportunidade valiosa para aqueles que buscam se especializar no atendimento educacional especializado, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficiente, e expandindo as possibilidades de atuação no campo educacional.

 

Para quem é este curso

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Neurociências e Neuroeducação | 60H

Esta disciplina visa proporcionar uma compreensão integrada das neurociências e sua aplicação na educação, abrangendo desde os fundamentos do sistema nervoso humano até estratégias de ensino inovadoras fundamentadas em conhecimentos neurocientíficos. Serão explorados os princípios da neuroeducação como uma ciência multidisciplinar, examinando como as descobertas sobre o cérebro podem influenciar métodos pedagógicos e a formação de educadores.

 

2. Cognição e aprendizagem | 40H

Este curso investiga os mecanismos cognitivos que fundamentam o ensino e a aprendizagem, destacando a importância da neuroplasticidade, memória, raciocínio e linguagem. Haverá um foco particular em técnicas de aprendizado eficientes para indivíduos com e sem deficiências, examinando desafios de aprendizagem e distúrbios associados. Por meio de atividades práticas, os estudantes aprenderão a implementar os conceitos de neuroplasticidade para melhorar a aprendizagem e o processo de alfabetização.

 

3. Motricidade e Neurociência | 60H

Controle Encefálico do Movimento; Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura; Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos; Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas A Importância da Respiração na Aprendizagem; Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração e funções; Contração do Músculo Esquelético e Transmissão Neuromuscular nas ações voluntárias do corpo; A Importância da Respiração na Aprendizagem; Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração; Ritmos do Encéfalo e as Síndromes motoras; Ciclo do Sono. Vigília, Ritmos Circadianos e Cronobiologia; Movimentos Expressivos (Percepção e Comportamento).

 

4. Distúrbios Neuropsicológicos | 40H

A análise dos distúrbios neuropsicológicos se aprofunda nas causas, identificação e manejo de problemas que influenciam habilidades de fala, entendimento e percepção espacial, e investiga as consequências de danos cerebrais e mudanças no desenvolvimento do cérebro. Além disso, discute-se os alicerces neuroquímicos dessas condições, abrangendo as agnosias e as alterações neuroquímicas associadas.

 

5.A Neurologia do desenvolvimento Infantil | 40H

Esta disciplina foca na neurologia do desenvolvimento na primeira infância, um estágio essencial do crescimento humano. O conteúdo inclui o estudo do desenvolvimento humano, fatores influenciadores, e progresso cognitivo e social infantil. Serão examinados a inteligência emocional e os efeitos de condições como deficiência auditiva e paralisia cerebral. Com uma perspectiva multidisciplinar, os alunos desenvolverão um entendimento aprofundado das bases neurológicas do desenvolvimento infantil e estratégias para suportar crianças com necessidades especiais.

 

6. Distúrbios Neurológicos | 40H

Transtornos do movimento, síndromes e doenças correlatas. Alterações da sensibilidade geral e distúrbios autonômicos e patologias correlacionadas. Crises epilépticas e epilepsias. Alterações da consciência, escalas e patologias correlacionadas. Queixas da fala e da linguagem. Perda de memória, síndromes e doenças correlatas, infecções no Sistema Nervoso Central.

 

7. Avaliação e Intervenção Neuropsicopedagógicas | 60H

O estudo detalhado sobre avaliação e intervenção neuropsicopedagógica, focando no diagnóstico e tratamento de dificuldades de aprendizagem e distúrbios cognitivos. Aborda-se o uso de técnicas específicas para avaliar e melhorar funções como memória e atenção, por meio de uma abordagem neuropsicopedagógica. Destaca-se a importância da avaliação neuropsicológica no diagnóstico. Os estudantes aprenderão a integrar conceitos neuropsicológicos e pedagógicos para desenvolver programas de intervenção que aprimorem o desempenho cognitivo e acadêmico de pessoas com necessidades especiais.

 

8. Psicopedagogia I | 40H

Esta disciplina busca fornecer uma visão abrangente sobre as origens, evolução e o campo de atuação da Psicopedagogia, destacando suas contribuições para a compreensão e intervenção nos processos de aprendizagem, bem como explorar as divisões clínica e institucional da Psicopedagogia, com ênfase especial na atuação hospitalar e educacional.

 

9. Psicopedagogia II | 40H

A disciplina busca fornecer uma compreensão da psicopedagogia institucional no contexto escolar e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como explorar as diversas influências teóricas e metodológicas na Psicopedagogia, assim como o uso de testes psicopedagógicos e de atenção para avaliar aptidão e raciocínio, e desenvolver competências para a aplicação de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente.

 

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