Educação

Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Maria do Carmo da Silva

Sobre o Curso

 

 

A compreensão de como o cérebro aprende tornou-se uma exigência fundamental para profissionais da educação, da psicologia e da liderança pedagógica. Em um cenário cada vez mais orientado pela informação e pelo conhecimento, é essencial adotar práticas educativas embasadas em evidências científicas, que respondam de forma eficaz às demandas da aprendizagem contemporânea.

 

A atuação educacional, hoje, deve ser pautada pela integração entre ciência e prática, com foco na criação de ambientes que favoreçam a atenção, a memória e a motivação dos alunos. Ao substituir suposições por estratégias comprovadas, o profissional torna-se agente ativo na promoção de uma aprendizagem mais significativa e no desenvolvimento pleno dos estudantes.

 

A Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem tem como objetivo capacitar profissionais para aplicar os fundamentos da neurociência ao contexto pedagógico, promovendo o uso consciente de ferramentas que otimizam os processos cognitivos e socioemocionais envolvidos na aprendizagem. Destina-se a pessoas que buscam aperfeiçoamento técnico-científico, ascensão profissional e protagonismo em contextos escolares e institucionais.

 

O especialista em neurociência aplicada à educação deve ser capaz de liderar projetos inovadores, propor soluções para desafios complexos de aprendizagem e contribuir de forma qualificada para a transformação educacional. Desse modo, estará preparado para se tornar uma referência em sua área de atuação, alinhando seu trabalho aos avanços da ciência e às exigências do presente e do futuro da educação.

 

 

Para quem é este curso

 

Esta pós-graduação foi desenhada para profissionais graduados que estão na linha de frente da educação e do desenvolvimento humano, como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e gestores educacionais. Se você busca ir além dos métodos tradicionais para compreender as bases neurais da aprendizagem, solucionar desafios como TDAH e dislexia, e criar estratégias de ensino verdadeiramente eficazes e inclusivas.

 

É também a escolha ideal para quem busca uma especialização de alto impacto para alavancar a carreira, realizar uma transição para a consultoria educacional ou para profissionais de Recursos Humanos e Treinamento & Desenvolvimento decididos a criar programas de capacitação baseados em como o cérebro realmente aprende. Se o seu objetivo é transformar sua atuação profissional com conhecimento de ponta e aplicável, fundamentando suas intervenções em evidências, você encontrou o seu lugar.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Ciências Neurológicas e Neurociência Cognitiva | 60h

Esta disciplina tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada das ciências neurológicas e das neurociências cognitivas, abordando os fundamentos do sistema nervoso, a classificação estrutural e funcional das células nervosas, o sistema sensorial e motor, as funções cognitivas superiores e os mecanismos de plasticidade cerebral.

Processos Cognitivos e Aprendizagem | 40h

Linguagem e cognição. Aspectos psicossociais e cognitivos. Atenção, percepção e memória. Processo escolar de ensino-aprendizagem. Abordagens comportamentalistas e cognitivistas. Teoria da aprendizagem Gestalt. Teoria da aprendizagem representativa, cognitiva e social. Processos, objetivos e domínios da aprendizagem.

Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem | 60h

Estudo do desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com o aprendizado. Bases neurobiológicas do desenvolvimento motor e cognitivo. Marcos do desenvolvimento infantil. Influências ambientais, sociais e biológicas no desenvolvimento. Alterações neuropsicomotoras e seus impactos na aprendizagem. Avaliação e intervenções para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Integração entre saúde, educação e família no contexto do neurodesenvolvimento.

Psicologia da Aprendizagem | 40h

Origem da psicologia moderna. Evolução histórica da psicologia da educação. Noções de psicopedagogia. Fatores que influenciam no desenvolvimento do psiquismo. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Neurociências e as Práticas Pedagógicas: jogos, brincadeiras e didática aplicadas a neuroeducação | 60h

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, o desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. Brincar com papeis de faz-de-conta. A imitação no processo de aprendizagem.

Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem | 40h

Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.

Metodologias Ativas | 40h

O que são Metodologias Ativas. A Educação 4.0 e o Mundo VUCA. Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL. Aprendizagem baseada em projetos – ABP. Ensino Adaptativo. Aprendizagem Baseada em Games e Gamificação. A Escola do Século XXI. A Sala de Aula Invertida. Design Thinking,

Educação Inclusiva | 40h

Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

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Pós-graduação em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem

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Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

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Boleto parcelado

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