Educação

Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Geografia

Sobre a Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Geografia

 

A metodologia do ensino de Geografia envolve a utilização de diversas estratégias e recursos didáticos, tais como aulas expositivas, debates, leitura e análise de mapas, utilização de tecnologias, trabalhos em grupo, entre outras. É importante que o ensino esteja alinhado com os objetivos de aprendizagem da disciplina, seja contextualizado e estimule o pensamento crítico e a reflexão sobre questões geográficas relevantes. Além disso, é fundamental que o professor tenha uma formação sólida e atualizada na área e que busque constantemente aprimorar suas práticas pedagógicas.

 

A pós-graduação em Metodologia do Ensino de Geografia foi criada com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de ensino dos profissionais educadores para o atendimento de crianças e adolescentes em idade escolar do Ensino Fundamental I e II, bem como do Ensino Médio. Dessa forma, considerando uma formação ampla e multidisciplinar, e atendendo às exigências legais e pedagógicas atuais, o profissional vai ampliar suas técnicas de ensino, bem como seus conhecimentos acerca da docência em geografia, contribuindo, assim, para o melhor aprendizado dos alunos em fase escolar. O especialista nesta área terá sabedoria e competência suficientes para construir o conhecimento dos alunos acerca desses assuntos.

 

O curso é destinado a professores, graduados em Geografia, Pedagogia e áreas correlatas. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Didática e Prática do Ensino da Geografia | 60H

Teoria e Elementos para a Prática de Ensino. A Geografia na Construção da Cidadania. A Contribuição das Cidades. A Evolução do Ensino de Geografia no Brasil. O Ensino de Geografia no Brasil. Pedagogia Tecnicista. A Cartografia e a Geografia.

 

2. Geografia do Brasil | 40H

O espaço que ocupamos: aspectos gerais. Relevo. Clima. Vegetação. Formações florestais. Formações herbáceas. Hidrografia.

 

3. Geografia das Populações | 40H

Crescimento populacional. Fases do aumento populacional. Causas do rápido aumento da população mundial. Consequências do aumento populacional. Medidas a tomar para conter tal aumento. Fatores de queda. Paisagem e espaço. Paisagem natural e artificial. Território. Região. Lugar. Fronteiras. Habitantes. O estado.

 

4. Climatologia | 40H

Divisões da Atmosfera. Variação média da temperatura em cada camada atmosférica. Inversão Térmica. Forças e Equilíbrios. Elementos do Clima. Zonas Climáticas. Tipos de Clima.

 

5. Cartografia e Novas Tecnologias | 40H

Fundamentos teóricos da cartografia; Representação e comunicação cartográfica; Produtos cartográficos e as novas tecnologias aplicadas a cartografia no ensino de Geografia.

 

6. Fundamentos da Geopolítica | 60H

Conceitos da Geografia Política; A organização do espaço mundial; os conflitos étnico-nacionalistas e separatistas (conflito árabe-israelense, conflito no Cáucaso, conflito nos Bálcãs, conflitos africanos, a questão basca, a questão curda, a questão da palestina, o fundamentalismo islâmico, etc); Os desafios mundiais no século XXI; O Brasil no contexto geopolítico mundial.

 

7. Tecnologias e o Ensino de Geografia | 60H

Os caminhos trilhados pela ciência geográfica. A geografia como ciência humana. A história da geografia no brasil. Atividade 1: mapear o eu . Atividade 2: o banho de papel. Atividade 3: lavando o corpo hemisferizado: o equador corporal. Atividade 4: lavando o corpo hemisferizado: meridiano corporal e a lateralidade. Atividade 5: quem é o vizinho? Atividade 6: disco voador.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Geografia

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 383,04

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 478,80