Educação

Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História

Sobre a Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História

 

A pós-graduação em Metodologia do Ensino de História foi criada com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de ensino dos profissionais educadores para o atendimento de crianças e adolescentes em idade escolar do Ensino Fundamental I e II. Dessa forma, considerando uma formação ampla e multidisciplinar, e atendendo às exigências legais e pedagógicas atuais, o profissional vai ampliar suas técnicas de ensino e avaliação, bem como seus conhecimentos acerca da docência em história, contribuindo, assim, para o melhor aprendizado dos alunos em fase escolar. O especialista nesta área terá sabedoria e competência suficientes para construir o conhecimento dos alunos sobre este assunto, além de ser estimulado a usar sua criatividade para as práticas pedagógicas pertinentes e para os métodos de avaliação.

 

O curso é destinado a professores, graduados em História, Pedagogia e áreas correlatas. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Metodologia do Ensino de História | 60H

Concepções e temas recorrentes no ensino de história na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O papel dessa disciplina no currículo escolar. Diagnóstico e crítica da atual realidade do ensino e das pesquisas na área de História. Experiências e propostas metodológicas em discussão. Incorporação de diferentes fontes e linguagens no ensino de história.

 

2. Memória e História Oral | 60H

Desde seu aparecimento, a função da História é fornecer à sociedade uma explicação de suas origens. Do grego, historie, significa procurar, investigar. Nessa busca, a essência da História como transformação (e seu processo formativo), bem como sua dimensão de análise, como o tempo e o espaço, integraram a palavra História em sua polissemia. Nessa polissemia, a História é, quer uma série de acontecimentos, quer a narração dessa série de acontecimentos.

 

3. História Política do Brasil Republicano | 40H

A República Velha é dividida pelos historiadores em dois períodos. O primeiro período, chamado de "República da Espada", foi dominado pelos setores mobilizados do Exército apoiados pelos republicanos, e vai da Proclamação da República do Brasil, em 15 de novembro de 1889, até a posse do primeiro presidente civil, Prudente de Moraes. A República da Espada teve viés mais centralizador do poder, em especial por temores da volta da Monarquia, bem como para evitar uma possível divisão do Brasil.

 

4. Tópicos Especiais da História | 40H

Metodologias ativas no ensino de história: conceito, fundamentos e práticas. A história ensinada nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio: objetivos, conteúdos e competências. Os primeiros grupos humanos e o currículo de história: perspectivas teóricas e metodológicas. Antiguidade no ensino de história: a invenção do mundo Clássico oriental e ocidental. África, oriente médio e américas: três faces da antiguidade no Ensino de história. A Europa no centro do mundo: a civilização greco-romana ensinada. Métodos e técnicas pedagógicas para o ensino de história da antiguidade. Análise crítica dos recursos didáticos utilizados na prática docente. Abordagem de temas transversais e interdisciplinares no ensino de história da antiguidade. Reflexões sobre o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem.

 

5. História Contemporânea | 40H

No início de 1945, a derrota da Alemanha nazista e o desfecho da Segunda Guerra Mundial já pareciam realidades mais que iminentes. A cidade, antiga estação balnear do Império russo, acabou ficando mundialmente famosa pela conferência que ali ocorreu em fevereiro de 1945.

 

6. História do Brasil Colônia | 40H

O Brasil Colônia, na História do Brasil, é a época que compreende o período de 1530 a 1822.

 

7. História e Ensino de Arte no Brasil | 60H

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

Histórico do ensino de Arte no Brasil e perspectivas. Teoria e prática em Arte nas escolas brasileiras. A arte como conhecimento. Arte e questões sociais da atualidade: os temas transversais. Objetivos gerais do ensino de Arte. Conteúdos de Arte no ensino fundamental. Aprender e ensinar Arte nos terceiro e quarto ciclos. As linguagens artísticas. Dança: objetivos gerais. Conteúdos de Dança. Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos. Critérios de avaliação em Dança. Conteúdos de Músico.

 

9. Metodologia do Trabalho Científico | 40H

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

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Pós-graduação em Metodologia de Ensino de História

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