Gestão

Pós-graduação em Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Sobre a Pós-graduação em Liderança e Desenvolvimento de Equipes

 

A Pós-graduação em Liderança e Desenvolvimento de Equipes tem o objetivo de desenvolver novas lideranças para empresas e capacitar líderes, com uma visão estratégica sobre a Formação de equipes de alta performance, aprimorando e desenvolvendo seu potencial e seus talentos, para bons resultados.

 

Nem sempre o gestor tem habilidades de liderança e precisa desenvolvê-la para ter equipes eficazes, competentes e satisfeitas, e, esse curso vai prepará-lo para lidar com os novos desafios do ambiente empresarial. A proposta é fazer refletir sobre sua carreira e sobre as relações humanas dentro da organização e sobre a complexidade organizacional.

 

Para ingressar na Pós-graduação em Liderança e Desenvolvimento de Equipes, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Estratégia Empresarial

Os principais conceitos de estratégia, como ela pode ser utilizada nas organizações, sua importância para a sustentabilidade das empresas a longo prazo e seus efeitos. A estratégia, o processo decisório e a aplicação e execução da gestão estratégica como estado permanente. O conceito de ambiente externo: ameaças e oportunidades e o ambiente interno: forças e fraqueza. A estratégia alinhada ao negócio da companhia: como as empresas se posicionam com relação aos preços, à diferenciação e à vantagem competitiva. Os modelos de estratégias aplicadas pelas empresas, quais são as razões de fusões e aquisições, parcerias estratégicas, join ventures, procura de novos mercados e internacionalização. O conceito da Governança Corporativa, o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e como ocorre o seu envolvimento com as principais partes interessadas.

 

2. Planejamento e Desenvolvimento Organizacional

Os desenvolvimentos sobre a ênfase humana na ciência da administração por meio da aplicação da teoria comportamental e do desenvolvimento organizacional, conhecendo os seus principais conceitos, suas características e seus representantes. A origem e conceitos de Desenvolvimento Organizacional (DO): O processo de mudança nas organizações por meio da abordagem do desenvolvimento organizacional e seus principais conceitos. Os objetivos do desenvolvimento organizacional e os pressupostos do desenvolvimento organizacional. Influências da escola de relações humanas no desenvolvimento organizacional. A liderança, o conceito, o papel e as teorias sobre liderança. Modelos de desenvolvimento organizacional, o modelo do Managerial Grid ou Grade Gerencial e o modelo de Lawrence e Lorsch. As técnicas de intervenção utilizadas no desenvolvimento organizacional. As técnicas de intervenção para indivíduos e os T-Groups e laboratórios de sensitividade.

 

3. Liderança de Alta Performance

Teorias iniciais e teorias contemporâneas sobre liderança. Abordagens sobre Coaching, mentoring e counseling. Principais teorias sobre liderança. Estilo centralizado, liberal, democrático e situacional. Tipos de atitudes que são essenciais para um bom líder. Estilos de liderança e as perspectivas dos comportamentos da liderança: contingenciais e transformacionais e liderança implícita. O trabalho em equipe, características comuns em equipes de alta performance, competências de gerenciamento e entrega. As implicações de dirigir uma organização, reconhecendo as fontes de poder e influência, no contexto de trabalho em equipe e na motivação de pessoas. Sobre os novos modelos de gestão de pessoas com foco para a performance profissional no ambiente corporativo, baseando-se em competências.

 

4.Gestão de Equipes de Alto Desempenho

Compreensão da gestão de pessoas constitui uma base estratégica para a empresa e a função estratégica da gestão de pessoas para a consecução dos objetivos da organização, para que as empresas modernas se mantenham competitivas, proporcionando uma visão sistêmica desse funcionamento. Conceitos básicos de motivação, a importância dos programas de reconhecimento e valorização dos funcionários na empresa. Conceito de desenvolvimento de pessoas, descrevendo os principais tipos de programas de desenvolvimento e diferenciando treinamento de desenvolvimento de pessoas. Aspectos relevantes sobre liderança, conceito de equipes de alto desempenho, decorrentes da eficiente aplicação dos programas de Tecnologia e Desenvolvimento (T&D). A necessidade competitiva das organizações em atrair, selecionar e reter colaboradores de alto desempenho e a identificação dos potenciais talentos como estratégia para construir o employer branding. O Sistema de Trabalho de Alto Desempenho - STAD, como garantir uma implementação bem sucedida, as perspectivas para arquitetura do futuro e as organizações em rede.

 

5. Capital Intelectual e Gestão por Competência

O papel da gestão de pessoas na gestão do capital intelectual organizacional. O capital intelectual organizacional na gestão do conhecimento. conceito de competência, como ocorre a gestão por competência, conceitos básicos sobre grupos nas organizações e a tomada de decisão em grupo. Articulação entre estratégia organizacional, cultura e gestão por competências. Estrutura e etapas do modelo de gestão por competências. Processo de avaliação de desempenho com foco em competências. Regras básicas para construir uma avaliação de desempenho. Conceitos, Objetivos e a Base do Modelo de Gestão por Competências e a importância do Mapeamento das Competências Organizacionais e Individuais além da avaliação de desempenho por competências.

 

6. Empreendedorismo e Novos Negócios

Identificar o potencial de uma ideia, transformando-a em oportunidade. Diferenciar o empreendedorismo de oportunidade do empreendedorismo de necessidade. Identificação de novos negócios, viabilidade de novas oportunidades e elaboração de modelos de negócios e a distinção de modelos de negócios físico e virtual. O Plano de Negócios uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Definição do comportamento empreendedor, as competências de um empreendedor, os tipos de estilos de negociação e os meios de inovação em mercados altamente competitivos. Características do intraempreendedor, aspectos que potencializam ou limitam sua função; Gestão empreendedora da inovação. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação.

 

7. Criatividade e Inovação

Conceito de inovação e criatividade: a diferença e a união entre inovação e criatividade e a identificação de novas oportunidades. A liderança para a mudança, inovação e gestão para mudança. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação. O processo de inovação: o avanço das tecnologias, especialmente das tecnologias de informação e comunicação e as diversas mudanças na sociedade. Ferramentas voltadas a inovação, as teorias e os modelos do processo de inovação e de sua gestão nas organizações. Cultura de inovação, liderança e equipes; Contexto da cultura inovadora; Inovação e mudança; Transição para uma cultura de inovação.

 

8. Comportamento Humano nas Organizações

Compreensão da organização e o comportamento humano dentro das estruturas organizacionais. Compreensão dos fatores de formação do comportamento humano nas organizações e nas instituições e das inter-relações das variáveis internas e externas que constituem o comportamento organizacional. Aborda definições sobre o comportamento organizacional e conhecer alguns dos principais estudiosos dessa área do conhecimento. Ética como elemento basilar do comportamento humano das organizações. Compreensão dos conceitos do comportamento humano aliado às teorias; gestão da diversidade e os conflitos nas organizações e o papel do gestor em sua resolução. processo de inclusão como ferramenta estratégica empresarial, humanização do ambiente de trabalho, diversidade como ferramenta criativa nas equipes.

 

 

9. Cultura e Clima Organizacionais

Tipos de organização e tipos de cultura, perspectivas crítica e interpretativa da cultura organizacional. Compreensão acerca da origem e entender como é a influência da cultura brasileira nas organizações. Os elementos vinculados à cultura da organização na qual se trabalha, em seus diversos níveis e a influência do ambiente e da cultura organizacional sobre o comportamento dos colaboradores. A Inteligência Cultural: a cultura, a cultura organizacional, a diversidade cultural nas organizações e como desenvolver a Inteligência Cultural. Analise e compreensão do clima organizacional, das competências e identificar os motivos que levam o indivíduo a cooperar dentro da organização. Apresentação da Cultura e clima organizacional e tipos de organizações, Tipos de lideranças e o papel do gestor; auxilia na compreensão do papel do RH e dos colaboradores nas organizações e analisa do estresse e ergonomia no trabalho e Metodologias para realizar diagnósticos em QVT.

 

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