Educação

Pós-Graduação em Libras - Língua Brasileira de Sinais

Sobre a Pós-graduação em Libras - Língua Brasileira de Sinais

 

 

Libras, ou Língua Brasileira de Sinais, é uma língua gestual utilizada por milhares de pessoas surdas e com deficiência auditiva no Brasil. Como uma língua visual-espacial completa e complexa, Libras possui sua própria gramática e estrutura linguística. Por meio de gestos, expressões faciais e corporais, os usuários de Libras podem se comunicar de forma efetiva, transmitindo ideias, emoções e informações.

 

 

O curso de pós-graduação em Libras é uma especialização voltada para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos na área da Língua Brasileira de Sinais. A Libras é reconhecida como a língua utilizada pela comunidade surda no Brasil e é fundamental para promover a inclusão e a comunicação efetiva com pessoas surdas. O objetivo principal do curso de pós-graduação em Libras é capacitar os participantes a se tornarem especialistas na língua, desenvolvendo habilidades avançadas na produção e interpretação de sinais, bem como no entendimento da gramática e da estrutura linguística da Libras. Além disso, o curso proporciona uma compreensão aprofundada da cultura surda e dos aspectos sociais relacionados à comunidade surda. Durante o curso, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre a Libras, estudando aspectos como fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Também são abordados temas relacionados à educação bilíngue, legislação e políticas de inclusão, bem como estratégias pedagógicas para o ensino da Libras. A pós-graduação em Libras também proporciona a vivência de práticas profissionais, como a interpretação em diferentes contextos, como em sala de aula, eventos e reuniões, visando desenvolver as habilidades necessárias para atuar como intérprete de Libras.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Metodologia do Ensino de Libras

Desenvolvimento das habilidades necessárias para a aquisição de LIBRAS – a lógica da modalidade visual e gestual da comunidade Surda. Conteúdos gerais para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e da Cultura Surda.

 

2. Fonologia e Morfologia das Línguas de Sinais

Organização fonológica das línguas de sinais; Estudo sobre a fonologia de LIBRAS; Pares mínimos de LIBRAS; Configuração de mão (CM);Movimento (M);Locação (L);Orientação da mão (Or); Expressões não-manuais (ENM);Línguas de sinais e línguas orais; Fonologia de dependência; A sequencialidade das línguas de sinais; Restrições nas formações de sinais; Morfologia das línguas de sinais; O léxico da LIBRAS; Processos de formação de palavras; Derivação; Flexão.

 

3. Escrita de Língua de Sinais Brasileira

O sinalário da Língua Brasileira de Sinais. A escrita de sinais: aprendizado do sistema de escrita; A leitura e a escrita da língua de sinais. O alfabetismo na escrita da língua de sinais. Atividades didático-pedagógicos para o ensino e escrita de sinais.

 

4.Deficiência Auditiva e Libras

Reflexão da realidade e da história na educação de Surdos e da Surdez no Brasil. Conhecimento acerca da língua de sinais como língua natural da comunidade Surda. Identificar os fundamentos legais na e da educação de surdos. Fazer análise crítica acerca da responsabilidade e do papel da Educação de Surdos na realidade sócio-cultural-identidária brasileira. Estimular a reflexão na discussão das relações existentes entre educação de Surdos, cultura, identidade e língua de sinais brasileira.

 

5.Práticas de Ensino em Deficiência Auditiva

Apresentar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspectiva da educação inclusiva e da educação bilíngue, priorizando o desenvolvimento dos alunos e o processo de aprendizagem. Exemplificar práticas pedagógicas para o ensino do Deficiente auditivo na escola. As disciplinas escolares e a relação do processo de ensino e aprendizagem entre o surdo e o ouvinte.i

 

6.Políticas Públicas de inclusão

Objetiva alcançar a compreensão sobre o conceito de inclusão e exclusão social. Estimula discussão e a reflexão quanto à exclusão de pessoas com deficiências. Busca promover a compreensão dos valores institucionais pautados no desenvolvimento das potencialidades e da emancipação das pessoas com deficiência. Promove a habilidade dos alunos no sentido de compreender a realidade social e cultural nos processos de exclusão e inclusão social das pessoas com deficiências. Apresenta as políticas públicas de acessibilidade, promoção, inclusão social. Busca identificar processos de Exclusão Social nos vários setores que compõe o cotidiano da vida em sociedade.

 

7. Diversidade, Inclusão e Novas Tecnologias para Libras

Introdução; Reflexões sobre o cotidiano escolar e a inclusão; Modelo de educação inclusiva – a escola integradora e o currículo; A formação docente e o respeito à diversidade – foco na educação infantil; Capacitação, qualificação e sensibilização de professores; Atendimento aos pais; Tendências educacionais de inclusão de pessoas surdas; Oralista; Comunicação total; Bilinguismo; Críticas reflexivas acerca do bimodalismo; Atendimento Educacional Especializado – momentos didático-pedagógicos e o intérprete de libras; AEE em LIBRAS na escola comum.

 

8. Docência no Ensino Superior

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

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