Educação

Pós-Graduação em Inspeção e Supervisão Escolar

Sobre a Pós-graduação em Inspeção e Supervisão Escolar

O curso de Pós-Graduação em Inspeção e Supervisão Escolar busca formar profissionais comprometidos com a excelência da educação, visando o desenvolvimento integral dos alunos e o crescimento das instituições de ensino. Os alunos terão acesso a conteúdos que abrangem práticas pedagógicas, pedagogia no contexto digital, planejamento e avaliação escolar, gestão e coordenação escolar, entre outros.

 

Com uma grade curricular que contempla desde os fundamentos da supervisão, orientação e inspeção escolar ao planejamento e avaliação escolar, o curso prepara os profissionais para lidarem com os diferentes desafios contemporâneos do cenário educacional, promovendo um ambiente escolar inclusivo, democrático e eficaz, que estimule a aprendizagem significativa para todos os estudantes.

 

O público-alvo da pós-graduação em Inspeção e Supervisão Escolar na área de educação engloba a profissionais graduados em Pedagogia, Licenciaturas diversas, além de gestores educacionais e coordenadores pedagógicos. Também é indicado para profissionais de outras áreas que tenham interesse em adquirir conhecimento interdisciplinar sobre gestão escolar, como administradores, psicólogos, sociólogos e outros profissionais ligados à área de educação ou interessados em atuar nesse campo específico. Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar

A disciplina de Fundamentos da Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar aborda a evolução histórica dessas práticas desde a Pré-história até a contemporaneidade, destacando contrastes na supervisão e dados específicos do contexto brasileiro. Com enfoque nos conceitos e importância da supervisão, explora também o surgimento da orientação educacional e suas atuais atribuições, além das históricas e atuais atribuições do inspetor escolar.

 

2. Práticas Pedagógicas do Inspetor Escolar

A disciplina de Práticas Pedagógicas do Inspetor Escolar aborda o papel e trajetória histórica da inspeção escolar, desde sua estrutura até seu debate na imprensa pedagógica. Explora ainda as funções, controle do cotidiano escolar, autoridade do inspetor, relações com professores, formação e perfil, além da legislação pertinente”.

 

3. Práticas Pedagógicas do Supervisor Escolar

Compreende-se nesta disciplina os fundamentos e as técnicas essenciais para o exercício eficaz da supervisão educacional, incluindo a compreensão do papel do supervisor na instituição, a utilização de meios e técnicas de supervisão, a integração entre professores e escola, além da ética e responsabilidade na avaliação do desempenho docente.

 

4. Pedagogia Digital

Esta disciplina centra-se na integração da cultura digital no contexto educacional, explorando as competências digitais necessárias para a prática pedagógica, o uso de tecnologias educacionais e sua influência na transformação da aprendizagem, visando preparar os profissionais da educação para os desafios do século XXI.

 

5.Gestão Democrática na Escola

A disciplina de Gestão Democrática na Escola aborda a participação ativa dos diversos atores educacionais, incluindo professores e gestores, na tomada de decisões escolares. São analisadas as dimensões participativas da gestão escolar, os aspectos sociodemográficos dos envolvidos, a legislação educacional brasileira, os órgãos de participação como Conselho Escolar e Grêmio Estudantil, além de temas como avaliação da escola, poder, autoridade, e planejamento estratégico para promover uma gestão democrática e eficaz no contexto educacional.

 

6. Práticas de Coordenação Pedagógica

Esta disciplina abrange a construção da identidade profissional e dos saberes necessários para atuação como coordenador pedagógico, considerando a trajetória histórica da coordenação no Brasil e sua perspectiva dentro do pensamento complexo. Destaca também a importância do projeto político-pedagógico, da formação continuada dos professores e do acompanhamento pedagógico, visando ao desenvolvimento integral da escola e à promoção da aprendizagem dos alunos.

 

7. Planejamento e Avaliação Educacional

A disciplina de Planejamento e Avaliação Educacional oferece uma análise do sistema educacional e sua organização, incluindo um breve histórico da escola. Explora os componentes do planejamento de ensino, destacando a importância do plano de aula, e aborda os conceitos básicos da avaliação educativa, sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com a LDBN 9394/96. Abrange também a definição de problemas de avaliação e os fatores que podem dificultar a aprendizagem e a avaliação dos alunos.

 

8. Docência no Ensino Superior

Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.

 

9. Metodologia do Trabalho Científico

Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.

 

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Pós-Graduação em Inspeção e Supervisão Escolar

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