Educação

Pós-Graduação em Informática na Educação

Sobre a Pós-graduação em Informática na Educação

 

O curso de Pós-graduação em Informática na Educação, elenca um rol de disciplinas que visam desenvolver nos alunos a contextualização e evolução das mídias na educação, trabalhando o conteúdo com pleno foco na educação e linguagens multimídia e o seu potencial pedagógico. Neste ponto, entram em cenas as TICs, abreviação para Tecnologias da Informação e da Comunicação, amplamente difundidas e aplicadas frente as novas práticas pedagógicas.

 

Durante sua rota de aprendizagem, o curso irá explanar conteúdos relacionados aos equipamentos informáticos e a forma como são explorados, bem como sua aplicação na prática pedagógica, como projetor multimídia inteligente, lousa interativa, computadores e tablets, kits de robótica, dentre outros.

 

Por fim, ferramentas de colaboração na educação contemporânea como portais de conteúdo educacional, blogs, wikis, redes sociais temáticas, dentre outras, ganham destaque no processo de aprendizagem, seguido pelo estudo dos ambientes virtuais de aprendizagem, além da análise e construção de objetos de aprendizagem.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Práticas de Informática na Educação | 60H

Contextualização: Evolução das Mídias na Educação. Educação e linguagens multimídia. Potencial pedagógico das TICs (indo além da novidade tecnológica). As TICs e as novas práticas pedagógicas. Equipamentos: Explorando o potencial pedagógico dos equipamentos: Projetor Multimídia Inteligente, Lousa Interativa, Computadores e Tablets, Kits de Robótica, outros. Ferramentas: A colaboração na educação contemporânea. Portais de Conteúdo Educacional. Ferramentas de Colaboração (Blog, Wiki, Redes Sociais Temáticas, outras), Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Análise e construção de Objetos de Aprendizagem.

 

2. Recursos Digitais: Softwares Educacionais | 40H

Ambiente virtual de aprendizagem; Políticas de uso; Link para arquivos; criação de pastas; criação de páginas; navegação na plataforma Moodle; Papéis; Configurações básicas de cursos; Recursos Usuários e Participantes; Noções sobre atividades avaliativas e não avaliativas; Atividades assíncronas; utilização de fóruns de discussão; Tarefas de envio de arquivos; Tarefas online; Tarefas off-line; Banco de questões e questionários; Notas; Organização do Tempo na EAD.

 

3. Comunicação e Informática na EAD | 40H

As novas tecnologias da comunicação e informação e suas aplicações na educação, buscando identificar a relação comunicação e educação na sociedade contemporânea. Relações entre mídia, cultura e subjetividade; A influência da TV nos processos escolares; a utilização da mídia como instrumento didático-pedagógico.

 

4. Ambientes e Comunidades Virtuais de Aprendizagem | 60H

Caracterização dos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem; Acoplamentos tecnológicos; Comunidades virtuais de aprendizagem; Abordagens metodológicas nos ambientes; ferramentas e recursos dos ambientes virtuais. Nesta disciplina, o foco teórico estrutura-se a partir dos diferentes espaços virtuais como possibilidades de tornarem-se Ambientes e Comunidades de Ensino-Aprendizagem, explorando implementações existentes e suas peculiaridades acerca da metodologia, funcionalidades, ferramentas e possibilidades de trabalho em rede, nos diferentes espaços profissionais.

 

5. Inovação em Tecnologias Educacionais | 40H

Informática na Educação visa a promover a formação de talentos e recursos humanos para atuação nas escolas públicas e privadas, nos diversos níveis de ensino, com conhecimentos e práticas necessárias para a compreensão e aplicação da informática na educação.

 

6. Ambientes Virtuais de Aprendizagem | 60H

A info-tecnologia no século XXI, especialmente a Web, adquiriu um potencial interativo extraordinário, permitindo a criação de novos espaços sociais e contextos educacionais. As interfaces que essas tecnologias apresentam são interfaces de linguagem e interatividade que estabelecem diálogo conosco e nos conectam nas redes de troca de informações, que a despeito de tempo e espaço circulam pelo planeta no ciberespaço. Conhecer e dominar minimamente essas interfaces e dispositivos midiáticos, reconhecer o seu potencial interativo e pedagógico para o ensino a distância, apoio ao ensino presencial e a promoção da aprendizagem colaborativa serão as temáticas trabalhadas na disciplina.

 

7. Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação | 40H

Análise dos conceitos e ferramentas da tecnologia da informação e comunicação no contexto do ensino de física. Aspectos gerais da tecnologia da informação e comunicação. A função educacional dos produtos da tecnologia da informação e comunicação. Uso de softwares como produtos didáticos pedagógicos da tecnologia da informação e comunicação no contexto do ensino de física. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Recursos áudio visuais e da web no contexto educacional.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

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Pós-Graduação em Informática na Educação

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