Educação

Pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira

Sobre a Pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira

 

A África, matriz ancestral de grande parte da população brasileira, tem sua história marcada por uma rica diversidade de civilizações, impérios e culturas, que influenciaram profundamente a formação da identidade brasileira. Da mesma forma, sua cultura, expressa através da música, dança, religião, culinária e tradições, está intrinsecamente entrelaçada na tapeçaria cultural do Brasil. A compreensão e valorização da história e cultura africana são essenciais para uma visão mais completa e inclusiva da identidade nacional brasileira, promovendo o respeito à diversidade étnico-cultural e o combate ao racismo e à discriminação.

 

O curso de Pós-Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira contribui para a subsistência de importantes valores, como a promoção da igualdade racial, na desconstrução de estereótipos e na valorização da diversidade cultural do Brasil. Ao oferecer um conhecimento acadêmico específico nessa área, o curso favorece o reconhecimento e a valorização da história e das contribuições dos afrodescendentes para a formação da sociedade brasileira.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, História, Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

O curso é destinado a quem tiver interesse na área e deseje adquirir conhecimentos acerca dos assuntos apresentados objetos do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Ensino, Pesquisa e Realidade Histórica | 40H

A disciplina de Ensino, Pesquisa e Realidade Histórica aborda a construção da identidade nacional brasileira através do estudo da situação nas colônias, formação da nação, economia, sociedade e identidade cultural, analisando os diversos aspectos que influenciaram a configuração histórica e social do Brasil.

 

2. Cultura e Religiosidade Afro-brasileira | 60H

Com a edição da Lei 10.639/2003 o Curso de Letras ficou incumbido de preparar pessoal qualificado para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, tornada

 

3. História Política do Brasil Republicano | 40H

A disciplina de História Política do Brasil Republicano percorre desde a expansão portuguesa até os desdobramentos políticos do século XX, incluindo períodos como o Brasil Colônia, Império, Implantação da República, República Oligárquica, Revolução de 1930, Estado Novo, Constituição de 1946, Governos Vargas, Juscelino Kubitschek e os eventos que culminaram na posse de João Goulart.

 

4. Tópicos Especiais da História Brasileira | 60H

História contemporânea: formação das sociedades industriais na Europa de fins do séc. XVIII até meados do séc. XIX. A Revolução Industrial e as transformações político-econômicas dela decorrentes. Revolução Francesa. A contrarrevolução. Revoluções liberais de 1830 e 1848. A política das nacionalidades. As democracias Liberais. As transformações no ato de viajar – a perspectiva de uma história do turismo. A organização da sociedade industrial europeia na passagem do século XIX para o XX: desdobramentos político-econômicos. Imperialismo. A I Guerra e a crise da sociedade liberal. A Revolução Russa. Totalitarismo. A II Guerra e a reorganização do capitalismo sob hegemonia norte-americana. A Guerra-Fria. Produção em massa. Estados do Bem-Estar Social. Crise econômico- política, neoliberalismo e globalização

 

5. História Contemporânea | 40H

No início de 1945, a derrota da Alemanha nazista e o desfecho da Segunda Guerra Mundial já pareciam realidades mais que iminentes. A cidade, antiga estação balnear do Império russo, acabou ficando mundialmente famosa pela conferência que ali ocorreu em fevereiro de 1945.

 

6. História da África e dos Africanos: da Divisão Colonial aos Dias Atuais | 60H

Introdução geral a história da África. O que é África, representações, África contemporânea. Tendências, problemáticas e temáticas atuais da historiografia africana. História, historiografia e estudos africanos, mitos, críticas e abordagens diversas. Contribuições da história da África para a História: a questão das fontes orais e das fontes escritas, a perspectiva da história política, outras formas de se construir história. Fontes visuais e pré-história. Arte africana das pinturas rupestres. As primeiras formações estatais e outras civilizações africanas. Dinâmicas sociais múltiplas entre séculos VII-XV. Debates e tabus historiográficos em torno dos tráficos negreiros. As dinâmicas de longa duração XV-XVIII. Imperialismo e colonialismo europeus

 

7. História e Ensino de Arte no Brasil | 40H

Histórico do ensino de Arte no Brasil e perspectivas. Teoria e prática em Arte nas escolas brasileiras. A arte como conhecimento. Arte e questões sociais da atualidade: os temas transversais. Objetivos gerais do ensino de Arte. Conteúdos de Arte no ensino fundamental. Aprender e ensinar Arte nos terceiro e quarto ciclos. As linguagens artísticas. Dança: objetivos gerais. Conteúdos de Dança. Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos. Critérios de avaliação em Dança. Conteúdos de Músico.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.

 

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Pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira

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