Gestão

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas

Sobre a Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas

Desenvolver talentos e aprimorar o potencial das equipes de trabalho é um dos grandes desafios dos líderes. Para isso é necessário competência e motivação!

 

A Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas do CENES – Centro de Estudos de Especialização e Extensão, você encontrará inspiração e conteúdo para se transformar num agente de liderança inovador, comprometido com o crescimento do Negócios e com o desenvolvimento das pessoas na sua organização.

 

A Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas é ideal para quem deseja se aperfeiçoar na formação, na liderança de times engajados e inovadores. Ela te proporcionará experiências únicas.

 

Para ingressar você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Estratégia Empresarial

Os principais conceitos de estratégia, como ela pode ser utilizada nas organizações, sua importância para a sustentabilidade das empresas a longo prazo e seus efeitos. A estratégia, o processo decisório e a aplicação e execução da gestão estratégica como estado permanente. O conceito de ambiente externo: ameaças e oportunidades e o ambiente interno: forças e fraqueza. A estratégia alinhada ao negócio da companhia: como as empresas se posicionam com relação aos preços, à diferenciação e à vantagem competitiva. Os modelos de estratégias aplicadas pelas empresas, quais são as razões de fusões e aquisições, parcerias estratégicas, join ventures, procura de novos mercados e internacionalização. O conceito da Governança Corporativa, o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e como ocorre o seu envolvimento com as principais partes interessadas.

 

2. Gestão Estratégica de pessoas

Conceito, atribuições, objetivos e papel da Gestão de Pessoas. A disciplina enfoca as abordagens contemporâneas na Gestão Estratégica de Pessoas, tais como: Modelo de Gestão por Competências, Competências Organizacionais e Individuais como um modelo integrado de gestão de pessoas, que são fundamentais para o exercício da liderança e integração de gestão de pessoas e de negócios, de forma a manter vantagem competitiva sustentável no contexto contemporâneo. Processo de conhecimento e desenvolvimento Organizacional. A realidade da gestão estratégica de pessoas na atualidade. Conceitos de qualidade de vida e a importância do desenvolvimento de programas e práticas de qualidade de vida no trabalho, pensando as organizações contemporâneas. Os talentos na empresa, como investir e avaliação de Potencial X Desempenho. Dificuldades básicas da Gestão de Pessoas e os processos da Administração de pessoas na formulação das políticas de pessoal da organização.

 

3. Coaching e Mentoring

Tipos de coaching e Mentoring: formação, orientação e desenvolvimento. Diferenças entre emprego, carreira, coaching e mentoring. Introdução aos temas Recrutamento e Seleção. Definição de liderança e seu papel no desenvolvimento de competências individuais e estratégicas (coaching e mentoring). apresentação das teorias sobre liderança e abordagens sobre Coaching, mentoring e counseling. Contribuição estratégica do direcionamento de carreiras na organização, coach, mentoring, e gestão estratégica de pessoas e cargo. 5W2H como método de tomada de decisão, processo de feedback, empowerment, inteligência emocional, diversidade cultural, Coaching e Mentoring.

 

4. Equipes de alto desempenho

Conceitos básicos de motivação, a importância dos programas de reconhecimento e valorização dos funcionários na empresa. Conceito de desenvolvimento de pessoas, descrevendo os principais tipos de programas de desenvolvimento e diferenciando treinamento de desenvolvimento de pessoas. Aspectos relevantes sobre liderança, conceito de equipes de alto desempenho, decorrentes da eficiente aplicação dos programas de Tecnologia e Desenvolvimento (T&D). Práticas de aprendizagem, Treinamento como processo, Desenvolvimento organizacional e Avaliação de desempenho. O Sistema de Trabalho de Alto Desempenho - STAD, como garantir uma implementação bem sucedida, as perspectivas para arquitetura do futuro e as organizações em rede.

 

5. Gestão por competência

Conceito de competência, como ocorre a gestão por competência, conceitos básicos sobre grupos nas organizações e a tomada de decisão em grupo. Modelos de Gestão por Competência e Resultados. Ferramentas de Gestão de Pessoal, criatividade e inovação. Articulação entre estratégia organizacional, cultura e gestão por competências. Estrutura e etapas do modelo de gestão por competências. Relação entre a competência e a performance. Processo de avaliação de desempenho com foco em competências. Regras básicas para construir uma avaliação de desempenho. Conceitos, Objetivos e a Base do Modelo de Gestão por Competências e a importância do Mapeamento das Competências Organizacionais e Individuais além da avaliação de desempenho por competências.

 

6. Remuneração estratégica Cargos e Carreiras

A evolução dos sistemas de remuneração ao longo da história. Etapas, elementos e modelos de um sistema de remuneração estratégica. Modelos de remuneração variável mais praticados pelas empresas. Contexto atual de RH e o profissional de remuneração. Conceitos gerais de função, cargos, salários, remuneração e carreira. Mecanismos para equidade interna, dentro das possibilidades econômicas das empresas. Acordos, aspectos jurídicos e negociações sindicais e a influência na remuneração. Passos necessários para implantar um plano de cargos, salários e carreira, política de remuneração e estrutura salarial.

 

7. Liderança e Motivação

Principais teorias sobre liderança. Estilo centralizado, liberal, democrático e situacional. Tipos de atitudes questão essenciais para um bom líder. Teorias iniciais e teorias contemporâneas sobre liderança. Abordagens sobre Coaching, mentoring e counseling. Aspectos relevantes sobre liderança, conceito de equipes de alto desempenho, decorrentes da eficiente aplicação dos programas de Tecnologia e Desenvolvimento (T&D). Estilos de liderança e as perspectivas dos comportamento da liderança: contingenciais e transformacionais e liderança implícita. A relação entre a liderança e a cultura organizacional, e características e tipos de líderes. As implicações de dirigir uma organização, reconhecendo as fontes de poder e influência, no contexto de trabalho em equipe e na motivação de pessoas.

 

8. Comportamento Humano e gestão de Conflitos

Compreensão da organização e o comportamento humano dentro das estruturas organizacionais. Compreensão dos fatores de formação do comportamento humano nas organizações e nas instituições e das inter-relações das variáveis internas e externas que constituem o comportamento organizacional. Aborda definições sobre o comportamento organizacional e conhecer alguns dos principais estudiosos dessa área do conhecimento. Oposição potencial ou incompatibilidade, cognição e personalização, intenções, comportamento, e consequências. O perfil do mediador de conflitos, estilos para lidar com os conflitos e as técnicas para administração e negociação de conflitos. Gestão da diversidade e os conflitos nas organizações e o papel do gestor em sua resolução. Processo de inclusão como ferramenta estratégica empresarial, humanização do ambiente de trabalho, diversidade como ferramenta criativa nas equipes

 

9. Cultura e Clima Organizacionais

Tipos de organização e tipos de cultura, perspectivas crítica e interpretativa da cultura organizacional. Compreensão acerca da origem e entender como é a influência da cultura brasileira nas organizações. Os elementos vinculados à cultura da organização na qual se trabalha, em seus diversos níveis e a influência do ambiente e da cultura organizacional sobre o comportamento dos colaboradores. A Inteligência Cultural: a cultura, a cultura organizacional, a diversidade cultural nas organizações e como desenvolver a Inteligência Cultural. Analise e compreensão do clima organizacional, das competências e identificar os motivos que levam o indivíduo a cooperar dentro da organização. Apresentação da Cultura e clima organizacional e tipos de organizações, Tipos de lideranças e o papel do gestor; auxilia na compreensão do papel do RH e dos colaboradores nas organizações e analisa do estresse e ergonomia no trabalho e Metodologias para realizar diagnósticos em QVT.

 

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