Gestão

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços

Sobre a Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços

A Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios do CENES – Centro de Estudos de Especialização e Extensão, tem como objetivo, oferecer uma visão das oportunidades e técnicas de gestão para melhores resultados para a empresa e para os negócios, numa perspectiva empreendedora.

 

A intenção desta Pós-graduação é desenvolver competências para entender e avaliar as contribuições de cada área (marketing, Recursos Humanos, finanças e serviços terceirizados) na gestão estratégica dos Negócios e aumentar a competência e habilidade dos Gestores de dialogar com colegas e gestores de todas as áreas do Negócio.

 

Ser um profissional competente nessa área implica em assumir posições estratégicas na administração da empresa e estar apto para o processo de tomada de decisões e ter inciativa diante do Mercado competitivo e gerir ambientes de mudança.

 

Para ingressar no curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Estratégia Empresarial

Os principais conceitos de estratégia, como ela pode ser utilizada nas organizações, sua importância para a sustentabilidade das empresas a longo prazo e seus efeitos. A estratégia, o processo decisório e a aplicação e execução da gestão estratégica como estado permanente. O conceito de ambiente externo: ameaças e oportunidades e o ambiente interno: forças e fraqueza. A estratégia alinhada ao negócio da companhia: como as empresas se posicionam com relação aos preços, à diferenciação e à vantagem competitiva. Os modelos de estratégias aplicadas pelas empresas, quais são as razões de fusões e aquisições, parcerias estratégicas, join ventures, procura de novos mercados e internacionalização. O conceito da Governança Corporativa, o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e como ocorre o seu envolvimento com as principais partes interessadas.

 

2. Finanças Corporativas

O papel da Administração Financeira na gestão das instituições: definições, suas funções, estrutura do mercado financeiro e instituições financeiras. Introdução às demonstrações financeiras (obrigatórias e projetadas) e sua importância na gestão de empresas. Quais são as fontes de financiamento existentes, bem como os efeitos do financiamento. O planejamento financeiro: os investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais. Técnicas para entender a variação do valor do dinheiro, são chamadas de valor futuro e valor presente. Globalização tecnológica; financeira; produtiva; comercial; Fundamentos do comércio internacional; Taxa de câmbio; políticas externas.

 

3. Gestão de Pessoas

 

A conexão dos comportamentos, do desempenho dos colaboradores no dia a dia e a compreensão da importância do feedback e sua relevância na gestão de pessoas. Conceito e mapeamento de competência, de acordo com o perfil organizacional, de modo a analisá-las através de avaliações periódicas. Bases históricas, Conceito básico, objetivos e importância. Conexão entre a Gestão de Pessoas, com o Coach, a Formação de Equipes de Trabalhos e Líderes, como fatores competitividade organizacional. Contribuição estratégica do direcionamento de carreiras na organização, coach, mentoring, e gestão estratégica de pessoas e cargo. Processos organizacionais: Tipos e classificações. Mudanças tecnológicas organizacionais: downsinzing, qualidade total, reengenharia, teletrabalho (Home office). 

 

4. Gestáo de Marketing

A definição de marketing: o marketing holístico, composto mercadológico, produtos, serviços e experiências. Marketing e suas mudanças no tempo: a aplicação e as ferramentas de marketing, o mix de Marketing (4Ps) e a pesquisa de mercado. Segmentação de Mercado e demográfica, a pesquisa geográfica e psicográfica e o consumidor comportamental. A conceituação e o ferramental para o posicionamento de produtos e marcas e a aplicação desses conhecimentos em práticas profissionais. Propaganda, Publicidade, Merchandising, a venda pessoal e as relações públicas. Apresentação da estrutura do plano de marketing que passa por fases como: introdução; análise macroambiental; análise microambiental; análise interna; análise SWOT; objetivos e metas de marketing; estratégias do composto mercadológico; planos de ação; orçamento e cronograma e avaliação e controle (ou projeção de vendas e lucros).

 

5. Gestão de Operações em Serviços

A importância dos serviços para a economia da organização e de forma geral e os princípios básicos do processo de desenvolvimento e gerenciamento de serviços. Os conceitos básicos, terminologias, termos mais utilizados, definição geral do termo serviços e os diferentes processos de serviços. As diversas tecnologias da informação voltadas para o controle e a execução de serviços, utilizando as tecnologias de informação como ferramenta capaz de proporcionar inovações nos serviços. Projetar processos produtivos, em empresas de manufatura ou de serviços. Os 8 Ps do marketing e entenderá que esses elementos exercem grande influência no processo de serviços. Planejamento e controle de operações: técnicas e formas de planejar e controlar as operações que estiverem sob sua responsabilidade.

 

6. Qualidade em Serviços

O papel central dos serviços em uma economia. Conceitos de qualidade de serviços, a zona de tolerância e os fatores que impactam nas expectativas dos clientes, os riscos e preocupações nas operações de serviço e o processo de serviços os momentos da verdade. As dimensões da qualidade em serviços o conceito de lacunas (gaps) da qualidade e como medir a qualidade dos serviços por meio da escala SERVQUAL. O papel da tecnologia em serviços e como os sistemas de informação atuam na qualidade do serviço. A gestão de filas e de fluxos na qualidade do serviço: outras ferramentas para a gestão de serviço e o método Seis Sigma para serviço. A importância acerca da qualidade dos produtos para a competitividade da empresa, a afetação da qualidade por questões internas e a análise da relação entre custos e despesas com dispêndios efetuados para produzir um produto ou serviço e colocá-lo no mercado

 

7. Projetos de Negócios em Serviços

Modo prático e teórico, como ocorre a avaliação de viabilidade de um projeto e as diversas variáveis que interferem para que se obtenha êxito. Apresentação ao projeto empresarial, sua elaboração, seleção e avaliação. Análise do ambiente de marketing: a segmentação e o comportamento dos clientes, os estágios do processo decisório de compra e a análise da concorrência. Definições e entendimentos sobre planejamento e plano de marketing: as estratégias e ações de marketing. O Plano de Negócios uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Como analisar projetos empresariais na prática conforme o quadro de detalhamento das aplicações e fontes de investimentos, bem como a análise de receita e horizonte do projeto quanto a benefícios, custos, financiamentos, depreciação, demonstração de resultados, fluxo de caixa, avaliação do projeto e comparação e seleção de projetos.

 

8. Gestão de Custos em Serviços

Os principais fatores determinantes dos custos e como calcular e apurar os custos de uma determinada atividade. Aspectos introdutores dos fatores influenciadores da formação do preço de venda, bem como os objetivos pretendidos pela organização e a situação da demanda. Conceitos básicos sobre Gestão de Custos: diretos e indiretos, fixos, variáveis e invariáveis. As classificações dos custos, suas principais características e análise dos custos de acordo com a sua natureza. Introdução à teoria das restrições e seus gargalos e o reconhecimento do controle da gestão de custos dentro de uma visão integrada. O conceito de redução de custos, a análise, controle e reajuste de preços, as condições de compra, embalagem, condições de pagamento, negociação e a classificação de fornecedores.

 

9. Empreendedorismo e Novos Negócios

Identificar o potencial de uma ideia, transformando-a em oportunidade. Diferenciar o empreendedorismo de oportunidade do empreendedorismo de necessidade. Identificação de novos negócios, viabilidade de novas oportunidades e elaboração de modelos de negócios e a distinção de modelos de negócios físico e virtual. O Plano de Negócios uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Definição do comportamento empreendedor, as competências de um empreendedor, os tipos de estilos de negociação e os meios de inovação em mercados altamente competitivos. Características do intraempreendedor, aspectos que potencializam ou limitam sua função; Gestão empreendedora da inovação. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 383,04

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 478,80