Gestão

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

Sobre a Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

A Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios do CENES – Centro de Estudos de Especialização e Extensão, tem como objetivo, oferecer uma visão das oportunidades e técnicas de gestão para melhores resultados para a empresa e para os negócios, numa perspectiva empreendedora.

 

A intenção desta Pós-graduação é desenvolver competências para entender e avaliar as contribuições de cada área (marketing, Recursos Humanos, finanças e serviços terceirizados) na gestão estratégica dos Negócios e aumentar a competência e habilidade dos Gestores de dialogar com colegas e gestores de todas as áreas do Negócio.

 

Ser um profissional competente nessa área implica em assumir posições estratégicas na administração da empresa e estar apto para o processo de tomada de decisões e ter inciativa diante do Mercado competitivo e gerir ambientes de mudança.

 

Para ingressar no curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Estratégia Empresarial

Os principais conceitos de estratégia, como ela pode ser utilizada nas organizações, sua importância para a sustentabilidade das empresas a longo prazo e seus efeitos. A estratégia, o processo decisório e a aplicação e execução da gestão estratégica como estado permanente. O conceito de ambiente externo: ameaças e oportunidades e o ambiente interno: forças e fraqueza. A estratégia alinhada ao negócio da companhia: como as empresas se posicionam com relação aos preços, à diferenciação e à vantagem competitiva. Os modelos de estratégias aplicadas pelas empresas, quais são as razões de fusões e aquisições, parcerias estratégicas, join ventures, procura de novos mercados e internacionalização. O conceito da Governança Corporativa, o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e como ocorre o seu envolvimento com as principais partes interessadas.

 

2. Finanças Corporativas

O papel da Administração Financeira na gestão das instituições: definições, suas funções, estrutura do mercado financeiro e instituições financeiras. Introdução às demonstrações financeiras (obrigatórias e projetadas) e sua importância na gestão de empresas. Quais são as fontes de financiamento existentes, bem como os efeitos do financiamento. O planejamento financeiro: os investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais. Técnicas para entender a variação do valor do dinheiro, são chamadas de valor futuro e valor presente. Globalização tecnológica; financeira; produtiva; comercial; Fundamentos do comércio internacional; Taxa de câmbio; políticas externas.

 

3. Gestão de Pessoas

A conexão dos comportamentos, do desempenho dos colaboradores no dia a dia e a compreensão da importância do feedback e sua relevância na gestão de pessoas. Conceito e mapeamento de competência, de acordo com o perfil organizacional, de modo a analisá-las através de avaliações periódicas. Bases históricas, Conceito básico, objetivos e importância. Conexão entre a Gestão de Pessoas, com o Coach, a Formação de Equipes de Trabalhos e Líderes, como fatores competitividade organizacional. Contribuição estratégica do direcionamento de carreiras na organização, coach, mentoring, e gestão estratégica de pessoas e cargo. Processos organizacionais: Tipos e classificações. Mudanças tecnológicas organizacionais: downsinzing, qualidade total, reengenharia, teletrabalho (Home office).

 

4. Gestão de Marketing

A definição de marketing: o marketing holístico, composto mercadológico, produtos, serviços e experiências. Marketing e suas mudanças no tempo: a aplicação e as ferramentas de marketing, o mix de Marketing (4Ps) e a pesquisa de mercado. Segmentação de Mercado e demográfica, a pesquisa geográfica e psicográfica e o consumidor comportamental. A conceituação e o ferramental para o posicionamento de produtos e marcas e a aplicação desses conhecimentos em práticas profissionais. Propaganda, Publicidade, Merchandising, a venda pessoal e as relações públicas. Apresentação da estrutura do plano de marketing que passa por fases como: introdução; análise macroambiental; análise microambiental; análise interna; análise SWOT; objetivos e metas de marketing; estratégias do composto mercadológico; planos de ação; orçamento e cronograma e avaliação e controle (ou projeção de vendas e lucros).

 

5 .Empreendedorismo e Novos Negócios

Identificar o potencial de uma ideia, transformando-a em oportunidade. Diferenciar o empreendedorismo de oportunidade do empreendedorismo de necessidade. Identificação de novos negócios, viabilidade de novas oportunidades e elaboração de modelos de negócios e a distinção de modelos de negócios físico e virtual. O Plano de Negócios uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Definição do comportamento empreendedor, as competências de um empreendedor, os tipos de estilos de negociação e os meios de inovação em mercados altamente competitivos. Características do intraempreendedor, aspectos que potencializam ou limitam sua função; Gestão empreendedora da inovação. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação.

 

6. O Planejamento e Gestão de Projetos

O conceito de gerenciamento de projetos: as características comuns, o ciclo de vida de um projeto e os principais fatores de atenção para fracasso e sucesso de um projeto. O ciclo de vida de um projeto e como realizar a gestão da integração. Apresentação de modo prático e teórico, como ocorre a avalição e as diversas variáveis que interferem para que se obtenha êxito. As ferramentas utilizadas para a gestão de projetos: PMBOK, WBS, Rede Pert/Com, Mind Map. Fatores que influenciam o desenvolvimento de projetos (recursos, informações, pessoas, organização, processo, política, estratégia e gestão), e estratégias para diminuir os impactos. Os fatores que podem levar ao sucesso ou ao fracasso na gestão de projetos. A influência no dia a dia das organizações e como decidir frente a cada um deles.

 

7. Gestão Estratégica de Custos

A caracterização e os critérios de classificação de todos os custos que compõem a elaboração do produto, mercadoria ou serviço, com base em exemplos práticos que facilitarão o seu entendimento. As diferenças entre custos, despesas e investimentos e a avaliação e a aplicação destes gastos em tipos distintos de organização. Conceitos básicos sobre Gestão de Custos: diretos e indiretos, fixos, variáveis e invariáveis. Sistemas e princípios de custeio: variável, absorção integral, absorção ideal e absorção (vantagens e desvantagens). Aspectos conceituais e históricos da contabilidade de custos. Conceito de Custo bruto (preço de aquisição), custo líquido, custo médio, bem como de preço de venda, margem, margem de contribuição. Por fim, definição das despesas operacionais que não compõem custos.

 

8. Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados

O conceito de logística: o objetivo da estratégia logística e como desenvolver estratégias de sucesso. Implicações logísticas e fatores externos que afetam a logística, a logística reversa e a importância e utilização da logística reversa. A logística integrada e como ela beneficia a empresa como um todo. A forma como a administração de materiais e a gestão de armazenagem interferem nos demais procedimentos da empresa. Como gerir uma cadeia de suprimentos e os desafios e obstáculos encontrados em sua implantação: infraestrutura, escassez de pessoas, baixo entendimento para implantação, sistemas tecnológicos e legislação. A definição e dificuldades da gestão de estoques. Objetivos, políticas de estoque, funções e classificação de estoques e os fatores que afetam a gestão de estoque. Demanda dependente e demanda independente e os indicadores de desempenho e acurácia de estoque. Logística, custo e finanças: os custos de armazenagem, custos de processamento de encomendas, custos de transporte e, como gerir esses custos. A movimentação de capital dentro da empresa; como calcular e classificar custos, despesas e investimentos por meio de um controle financeiro. O conceito de Supply Chain, constituído por vários integrantes que atuam em diferentes etapas durante o processo, como fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidoras, varejistas e, por fim, os consumidores

 

9. Gestão da Produção

Conceitos de sistemas de administração da produção, compreendendo a sua importância estratégica. Quais os sistemas produtivos e sua correta utilização na Gestão da Produção de uma empresa. Diferenças entre as atividades de planejamento e controle da produção, a sua importância estratégica nas organizações. Sobre a lógica do PCP, além de sua operacionalidade nas organizações e suas principais características nas empresas. Apresenta os conceitos envolvidos na previsão de estoques. Conceitos de armazenagem de materiais e sua aplicabilidade na gestão de estoque.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 238,80

em até 12x sem juros de R$ 19,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 238,80

em até 12x sem juros de R$ 19,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 238,80

em até 3x sem juros de R$ 79,60

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 214,92

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 238,80

Ficou alguma dúvida?

1. O certificado da pós-graduação online tem a mesma validade da pós-graduação presencial?

Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos Históricos Escolares que acompanham o Certificado.

2. O TCC - Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório?

O (TCC) não é um requisito obrigatório para a certificação da especialização, de acordo com o que determina o MEC na Resolução n° 1 de 06/04/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Apesar da não obrigatoriedade, a matriz curricular possibilita ao aluno a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma optativa e com ônus.

O aluno poderá adquirir o Módulo do TCC após decorrido, obrigatoriamente, 90 dias do início do curso. Portanto, que fique claro, é requisito pedagógico cursar 3 meses da Pós, antes da Produção Científica.

Dessa forma, ao efetuar a compra da disciplina optativa, você terá acesso aos requisitos e arquivos de Metodologia Científica, que darão o suporte para a produção do TCC. O TCC proposto é um Artigo Científico, de no mínimo 12 páginas.

Optando pelo TCC, o prazo mínimo para conclusão do curso é de 6 meses e para as Pós-Graduações PREMIUM o prazo mínimo passa a ser de 8 meses. O curso passa a ter 80 h/a mais na grade curricular.

3. Média para Aprovação

A média para aprovação é nota 7,0. As avaliações da Pós são realizadas ao final de cada Disciplina - são 10 questões objetivas com valor 10,0. Caso o aluno não atinja a média, pode realizar a prova substitutiva sem custo adicional. No caso de tirar nota 7,0 ou mais, o aluno é APROVADO na disciplina e não pode realizar nova prova. O gabarito pode ser acessado sempre que o aluno atingir a média.

4. Qual é a Carga Horária da Pós-graduação?

A carga horária é variável e está na descrição de cada curso. Mas, o tempo mínimo é de 360h.

5. Qual a Duração da Pós-Graduação?

Pós-Graduações:
Prazo mínimo: 4 meses

Prazo mínimo com TCC: 6 meses
Prazo máximo: 12 meses

6. Quais São os Documentos Necessários para Realizar a Matrícula?

Os documentos necessários são:

  1. 1) RG (carteira de identidade). Não é válido a CNH;
    2) CPF;
    3) Diploma de Graduação* (Frente e verso).
    4) Comprovante de Residência.

*O aluno precisa ter concluído sua graduação e estar de posse do Diploma ou certificado de conclusão (que precisa ser trocado pelo Diploma até o final da Pós). O não envio dos documentos solicitados impede a emissão do certificado de pós-graduação.

7. Documentos: qual o prazo de envio e como enviar os documentos?

O prazo para o envio dos documentos é de 30 dias. Os documentos devem ser anexados na área de aluno no link "envio de documentos", nos formatos .pdf, .jpeg ou  .png. Siga as orientações descritas no link.  O prazo de deferimento da secretaria acadêmica é de 10 dias úteis.

8. Qual o processo de solicitação do Certificado?

Ao concluir o curso, o aluno deve solicitar o seu certificado na sua área de aluno no Módulo: CERTIFICADO, que é liberado 120 dias após o início da Pós-Graduação. Neste momento a Secretaria avalia se todos os requisitos foram cumpridos e, estando de acordo, concede o deferimento via e-mail em até de cinco dias úteis. O prazo para envio dos documentos é de 30 dias a contar da data de solicitação do aluno, se atender aos requisitos. O CENES enviará o Certificado e o Histórico Escolar para o endereço do aluno como carta registrada e o prazo de entrega depende da região e do prazo estipulado pelos Correios, que varia de cidade para cidade. O aluno recebe uma notificação por e-mail com o código de rastreio quando o certificado é postado.

9. Como é o Suporte Pedagógico com os Tutores do CENES?

O curso conta com uma equipe especializada de tutores responsáveis pelo seu acompanhamento do decorrer das disciplinas.
O suporte pedagógico ofertado pelos tutores ocorre via e-mai: tutor@cenes.com.br
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. O Prazo de resposta é de 48h úteis.

10. Garantia CENES

O CENES oferece uma garantia de 7 (sete) dias, contados a partir da data da compra do curso.
Sendo assim, ao efetuar uma compra e se sentir insatisfeito com a mesma, você pode solicitar o cancelamento e reembolso, dentro do prazo de garantia citado acima, via e-mail secretaria@cenes.com.br . O prazo de resposta é de 48h úteis.
Após findar-se o prazo da garantia, não será possível o cancelamento da compra.

11. Como funciona a carga horária dos cursos?

O cálculo da carga horária leva em conta que uma aula equivale a três horas. Isto porque são de 30 a 40 minutos de conteúdo denso, sem interrupções, que carece de pausas para anotações e de repetições de alguns trechos, mais uma apostila para leitura ou atividades extras e exercícios de fixação que são realizados após o término da aula.

12. Quais as formas de pagamento?

Os cursos podem ser pagos por:
1) Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, ELO) em até 12x sem juros.
2) Boleto Bancário à vista (Pagável em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas).:
3) Pix
4) Boleto Parcelado (até 3x)

13. Qual é o Prazo Para Envio do Certificado?

Ao concluir o curso de Pós-Graduação Lato Sensu no CENES, você terá direito a um certificado que lhe atribuirá o título de Especialista. Este certificado será enviado juntamente com o Histórico Escolar para o endereço informado pelo aluno.
O prazo para o envio do certificado é de até 30 (trinta) dias após a conclusão e solicitação do certificado feita pelo aluno, conforme consta no Título “Qual o processo de solicitação do certificado?”.

14. Qual a metodologia do curso?

A Metodologia dessa Pós-Graduacao Lato Sensu CENES, é 100% EAD. O aluno estuda onde e quando quiser, através de conteúdos em PDF. O conteúdo pode ser baixado (download) e acessado pelo aluno a qualquer tempo, durante a duração do curso! O aluno conta com o apoio de uma equipe de professores tutores durante todo o processo de desenvolvimento do curso!

Após o final de cada disciplina, o aluno realiza uma avaliação no ambiente virtual, compondo a nota que será lançada no Hostorico Escolar, que acompanhará o Certificado após a conclusão do curso, atendendo a todos os critérios de aprovação estabelecidos pelo Cenes!

'