Gestão

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

Sobre a Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios

A Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios do CENES – Centro de Estudos de Especialização e Extensão, tem como objetivo, oferecer uma visão das oportunidades e técnicas de gestão para melhores resultados para a empresa e para os negócios, numa perspectiva empreendedora.

 

A intenção desta Pós-graduação é desenvolver competências para entender e avaliar as contribuições de cada área (marketing, Recursos Humanos, finanças e serviços terceirizados) na gestão estratégica dos Negócios e aumentar a competência e habilidade dos Gestores de dialogar com colegas e gestores de todas as áreas do Negócio.

 

Ser um profissional competente nessa área implica em assumir posições estratégicas na administração da empresa e estar apto para o processo de tomada de decisões e ter inciativa diante do Mercado competitivo e gerir ambientes de mudança.

 

Para ingressar no curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Estratégia Empresarial

Os principais conceitos de estratégia, como ela pode ser utilizada nas organizações, sua importância para a sustentabilidade das empresas a longo prazo e seus efeitos. A estratégia, o processo decisório e a aplicação e execução da gestão estratégica como estado permanente. O conceito de ambiente externo: ameaças e oportunidades e o ambiente interno: forças e fraqueza. A estratégia alinhada ao negócio da companhia: como as empresas se posicionam com relação aos preços, à diferenciação e à vantagem competitiva. Os modelos de estratégias aplicadas pelas empresas, quais são as razões de fusões e aquisições, parcerias estratégicas, join ventures, procura de novos mercados e internacionalização. O conceito da Governança Corporativa, o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e como ocorre o seu envolvimento com as principais partes interessadas.

 

2. Finanças Corporativas

O papel da Administração Financeira na gestão das instituições: definições, suas funções, estrutura do mercado financeiro e instituições financeiras. Introdução às demonstrações financeiras (obrigatórias e projetadas) e sua importância na gestão de empresas. Quais são as fontes de financiamento existentes, bem como os efeitos do financiamento. O planejamento financeiro: os investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais. Técnicas para entender a variação do valor do dinheiro, são chamadas de valor futuro e valor presente. Globalização tecnológica; financeira; produtiva; comercial; Fundamentos do comércio internacional; Taxa de câmbio; políticas externas.

 

3. Gestão de Pessoas

A conexão dos comportamentos, do desempenho dos colaboradores no dia a dia e a compreensão da importância do feedback e sua relevância na gestão de pessoas. Conceito e mapeamento de competência, de acordo com o perfil organizacional, de modo a analisá-las através de avaliações periódicas. Bases históricas, Conceito básico, objetivos e importância. Conexão entre a Gestão de Pessoas, com o Coach, a Formação de Equipes de Trabalhos e Líderes, como fatores competitividade organizacional. Contribuição estratégica do direcionamento de carreiras na organização, coach, mentoring, e gestão estratégica de pessoas e cargo. Processos organizacionais: Tipos e classificações. Mudanças tecnológicas organizacionais: downsinzing, qualidade total, reengenharia, teletrabalho (Home office).

 

4. Gestão de Marketing

A definição de marketing: o marketing holístico, composto mercadológico, produtos, serviços e experiências. Marketing e suas mudanças no tempo: a aplicação e as ferramentas de marketing, o mix de Marketing (4Ps) e a pesquisa de mercado. Segmentação de Mercado e demográfica, a pesquisa geográfica e psicográfica e o consumidor comportamental. A conceituação e o ferramental para o posicionamento de produtos e marcas e a aplicação desses conhecimentos em práticas profissionais. Propaganda, Publicidade, Merchandising, a venda pessoal e as relações públicas. Apresentação da estrutura do plano de marketing que passa por fases como: introdução; análise macroambiental; análise microambiental; análise interna; análise SWOT; objetivos e metas de marketing; estratégias do composto mercadológico; planos de ação; orçamento e cronograma e avaliação e controle (ou projeção de vendas e lucros).

 

5 .Empreendedorismo e Novos Negócios

Identificar o potencial de uma ideia, transformando-a em oportunidade. Diferenciar o empreendedorismo de oportunidade do empreendedorismo de necessidade. Identificação de novos negócios, viabilidade de novas oportunidades e elaboração de modelos de negócios e a distinção de modelos de negócios físico e virtual. O Plano de Negócios uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Definição do comportamento empreendedor, as competências de um empreendedor, os tipos de estilos de negociação e os meios de inovação em mercados altamente competitivos. Características do intraempreendedor, aspectos que potencializam ou limitam sua função; Gestão empreendedora da inovação. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação.

 

6. O Planejamento e Gestão de Projetos

O conceito de gerenciamento de projetos: as características comuns, o ciclo de vida de um projeto e os principais fatores de atenção para fracasso e sucesso de um projeto. O ciclo de vida de um projeto e como realizar a gestão da integração. Apresentação de modo prático e teórico, como ocorre a avalição e as diversas variáveis que interferem para que se obtenha êxito. As ferramentas utilizadas para a gestão de projetos: PMBOK, WBS, Rede Pert/Com, Mind Map. Fatores que influenciam o desenvolvimento de projetos (recursos, informações, pessoas, organização, processo, política, estratégia e gestão), e estratégias para diminuir os impactos. Os fatores que podem levar ao sucesso ou ao fracasso na gestão de projetos. A influência no dia a dia das organizações e como decidir frente a cada um deles.

 

7. Gestão Estratégica de Custos

A caracterização e os critérios de classificação de todos os custos que compõem a elaboração do produto, mercadoria ou serviço, com base em exemplos práticos que facilitarão o seu entendimento. As diferenças entre custos, despesas e investimentos e a avaliação e a aplicação destes gastos em tipos distintos de organização. Conceitos básicos sobre Gestão de Custos: diretos e indiretos, fixos, variáveis e invariáveis. Sistemas e princípios de custeio: variável, absorção integral, absorção ideal e absorção (vantagens e desvantagens). Aspectos conceituais e históricos da contabilidade de custos. Conceito de Custo bruto (preço de aquisição), custo líquido, custo médio, bem como de preço de venda, margem, margem de contribuição. Por fim, definição das despesas operacionais que não compõem custos.

 

8. Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados

O conceito de logística: o objetivo da estratégia logística e como desenvolver estratégias de sucesso. Implicações logísticas e fatores externos que afetam a logística, a logística reversa e a importância e utilização da logística reversa. A logística integrada e como ela beneficia a empresa como um todo. A forma como a administração de materiais e a gestão de armazenagem interferem nos demais procedimentos da empresa. Como gerir uma cadeia de suprimentos e os desafios e obstáculos encontrados em sua implantação: infraestrutura, escassez de pessoas, baixo entendimento para implantação, sistemas tecnológicos e legislação. A definição e dificuldades da gestão de estoques. Objetivos, políticas de estoque, funções e classificação de estoques e os fatores que afetam a gestão de estoque. Demanda dependente e demanda independente e os indicadores de desempenho e acurácia de estoque. Logística, custo e finanças: os custos de armazenagem, custos de processamento de encomendas, custos de transporte e, como gerir esses custos. A movimentação de capital dentro da empresa; como calcular e classificar custos, despesas e investimentos por meio de um controle financeiro. O conceito de Supply Chain, constituído por vários integrantes que atuam em diferentes etapas durante o processo, como fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidoras, varejistas e, por fim, os consumidores

 

9. Gestão da Produção

Conceitos de sistemas de administração da produção, compreendendo a sua importância estratégica. Quais os sistemas produtivos e sua correta utilização na Gestão da Produção de uma empresa. Diferenças entre as atividades de planejamento e controle da produção, a sua importância estratégica nas organizações. Sobre a lógica do PCP, além de sua operacionalidade nas organizações e suas principais características nas empresas. Apresenta os conceitos envolvidos na previsão de estoques. Conceitos de armazenagem de materiais e sua aplicabilidade na gestão de estoque.

 

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