Gestão
Pós-graduação em Gestão Escolar
Sobre o Curso de Pós-graduação em Gestão Escolar
A gestão escolar eficaz é o coração pulsante de uma instituição de ensino bem-sucedida, o pilar que sustenta a inovação pedagógica e o desenvolvimento humano. No entanto, liderar no cenário educacional contemporâneo exige mais do que vocação; exige competência estratégica, visão de futuro e domínio de ferramentas gerenciais. A Pós-graduação em Gestão Escolar foi desenhada para ser a ponte definitiva entre sua paixão por educar e a excelência em administrar. Aqui, você será capacitado não apenas para gerir, mas para transformar realidades, desenvolvendo a habilidade de tomar decisões assertivas que impactam positivamente toda a comunidade escolar.
Este curso é mais do que uma especialização; é um investimento estratégico no seu futuro. Ao concluí-lo, você estará preparado para assumir as posições de liderança que o mercado educacional procura, destacando-se como um profissional completo, capaz de otimizar recursos, liderar equipes e implementar projetos pedagógicos de impacto. Deixe de ser um espectador das mudanças e torne-se o protagonista da inovação na educação. Dê o passo decisivo para o avanço da sua carreira e para a construção de um legado transformador. Sua jornada para se tornar um líder educacional de referência começa aqui.
Para quem é este curso
Este curso foi desenhado para diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino que buscam não apenas a excelência, mas também inovar na sua gestão. É ideal também para educadores, como professores e pedagogos, que sentem que é o momento de dar o próximo passo na carreira, assumindo posições de liderança e causando um impacto ainda maior na comunidade escolar.
Você se identifica com o desafio diário de equilibrar as demandas pedagógicas e administrativas? Busca ferramentas práticas para liderar equipes de forma inspiradora, engajar as famílias e implementar projetos inovadores que realmente façam a diferença? Seja para se especializar em sua função atual, atualizar suas competências frente às novas tecnologias ou realizar uma transição de carreira segura para um cargo de gestão, aqui você encontrará o conhecimento estratégico para transformar desafios em resultados.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Gestão Educacional | 60h
A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão - a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos.
Liderança e Gestão de Equipes | 40h
A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.
Práticas de Secretaria Escolar | 40h
Rotinas da secretaria escolar. Atribuições do secretário escolar. Perfil do secretário escolar. Vida legal dos estabelecimentos de ensino. Documentação geral. Noções sobre preenchimento de documentação. Noções sobre legislação escolar.
Gestão da Sala de Aula | 40h
Gestão de Sala de Aula: fundamentos, importância e objetivos. Teorias pedagógicas e gestão. Perfis de alunos e necessidades diversas. Ambiente físico da sala de aula. Estratégias Proativas e Preventivas. Estabelecimento de regras e rotinas. Técnicas de engajamento dos alunos. Comunicação eficaz e feedback positivo. Uso de tecnologia como ferramenta de gestão. Gestão de Comportamentos e Conflitos. Identificação de comportamentos disruptivos. Técnicas de intervenção e modulação comportamental. Mediação de conflitos entre alunos. Promoção de uma cultura de respeito e empatia. Avaliação e Melhoria contínua. Ferramentas de autoavaliação para professores. Feedback dos alunos sobre a gestão da sala de aula. Planejamento e ajuste de estratégias. Desenvolvimento profissional contínuo.
Organização e Legislação em Educação | 40h
LDB. Princípios e fins da educação nacional. Sistema escolar brasileiro. PNE. Objetivos, duração e organização da educação infantil. O ensino fundamental de 9 anos. O ensino médio. A educação especial. A evolução do currículo na educação. Os parâmetros curriculares nacionais. A formação dos profissionais de educação. Os recursos financeiros para a escola. A resolução 001/2012 e os direitos humanos na educação. Educação em direitos humanos A importância da educação em direitos humanos para a cidadania O marco legal das relações étnico-raciais na educação.
Políticas Públicas e Legislação Educacional | 40h
A disciplina abordará temas centrais relacionados às políticas públicas e à legislação educacional. Serão explorados conceitos fundamentais de políticas públicas no contexto da educação, estruturas legais que regem os sistemas educacionais, o papel das políticas educacionais no desenvolvimento social e a análise crítica de políticas educacionais implementadas. Técnicas para a formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais, juntamente com a legislação educacional vigente em diferentes contextos.
Avaliação da Educação Brasileira | 40h
Aspectos teórico-práticos, político-institucionais e pedagógicos de medida, avaliação e monitoramento da Educação Básica no contexto dos sistemas de ensino e das unidades escolares. A avaliação da Educação no Brasil: histórico, concepções e políticas para a Educação Básica e Superior. A centralidade dos resultados dos exames nacionais na condução das políticas públicas educacionais e as suas repercussões no interior das instituições educativas. Interfaces entre Avaliação, currículo, trabalho docente e gestão escolar.
Currículos e Projetos Pedagógicos | 40h
Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Gestão Escolar
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 958,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 287,04