Educação

Pós-graduação em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas

Sobre a Pós-graduação em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas

 

A Pós-graduação em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas tem como objetivo desenvolver as capacidades e habilidades para a atuação dos alunos nas áreas de supervisão escolar, orientação educacional, inspeção, gestão e administração escolar.

 

O curso contempla disciplinas que visam proporcionar ao aluno o aprendizado através de conteúdos totalmente focados na área de formação.

 

No curso, o aluno conhecerá, através da matriz curricular com enfoque multiprofissional, disciplinas de várias áreas de formação nos campos de gestão escolar, políticas públicas educacionais, Direito e de práticas pedagógicas.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Supervisão e Orientação escolar | 40H

Atribuições legais quanto à supervisão educacional no Brasil. Concepções sobre a supervisão educacional. Perfil do supervisor educacional. Papéis e funções do supervisor educacional. Práticas e técnicas da supervisão educacional. O supervisor educacional e a formação de professores. O supervisor educacional e os parceiros de trabalho. O estudo na prática supervisora. Mecanismos que auxiliam o trabalho do supervisor educacional. O orientador escolar: agente de mudanças. Profissionais abertos para a educação do futuro. O orientador: gestor, líder, dirigente, organizador e criador.

 

2. Politicas publicas educacionais | 40H

O Papel nas Políticas Educacionais. No Brasil: O Percurso Legal das Políticas Educacionais. Educação Infantil na LDB. Ensino Fundamental na LDBEN. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Dos Princípios e Fins da Educação Nacional. Do Direito à Educação e do Dever de Educar. Da Organização da Educação Nacional. A Avaliação do Rendimento na LDB. SAEB E PROVA BRASIL.

 

3. Práticas Pedagógicas do Inspetor Escolar | 60H

Breve enquadramento histórico da Inspeção escolar. O controle da educação - no Estado Novo. Após a Revolução de Abril de 1974. O debate sobre a Inspeção escolar na imprensa pedagógica. A Inspeção escolar no contexto da “Educação Nacional”.

 

4. Práticas Pedagógicas de Administração Escolar | 60H

É uma organização social constituída pela sociedade para cultivar e transmitir valores sociais elevados e contribuir para a formação dos seus alunos .A qualidade do ambiente escolar como um todo determina a qualidade do processo pedagógico da sala de aula e esta é determinada por uma série de cuidados, dentro os quais, como destaca a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

5. Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar | 60H

Identidade e Saberes. Movimento de Construção Coletiva. O Paradigma da Complexidade. Função Social da Escola. Organização do Trabalho Pedagógico. Formação Continuada do Professor. As Múltiplas Implicações da Prática do Coordenador Pedagógico. Planejamento.

 

6. Gestão e Planejamento escolar | 40H

A trajetória histórica e questões básicas do planejamento. A experiência do planejamento educacional no Brasil e as reformas atuais e políticas educacionais envolvendo o processo de planejamento em seus diferentes enfoques. A ação do planejamento do sistema. A ação do planejamento na organização escolar e sua estruturação prática.

 

7. Direito educacional e administrativo | 40H

O Direito como instrumento de realização da Política Educacional. O ensino superior nas Constituições brasileiras: direito à educação como direito fundamental. O ensino superior na legislação: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96). O ensino superior na visão do Poder Judiciário: ações afirmativas e política de inclusão educacional.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

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Pós-graduação

Pós-graduação em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas

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