Educação
Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
Sobre a Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
O curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica visa formar profissionais qualificados e comprometidos com a melhoria da qualidade da educação, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para o sucesso das instituições de ensino. Este curso prepara os profissionais para atuar com eficácia frente aos diversos desafios contemporâneos existentes no meio educacional, promovendo um ambiente escolar inclusivo, democrático e eficaz, que proporcione aprendizagem significativa para todos os estudantes. Ao longo do curso os alunos têm a oportunidade de desenvolver a capacidade de liderança e tomada de decisão. A gestão escolar e a coordenação pedagógica demandam habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos e planejamento estratégico, que também são desenvolvidas e aprimoradas durante a formação.
O curso é destinado a profissionais graduados em Pedagogia, Licenciaturas diversas, além de gestores educacionais e coordenadores pedagógicos. Também é indicado para profissionais de outras áreas que tenham interesse em adquirir conhecimento interdisciplinar sobre gestão escolar, como administradores, psicólogos, sociólogos e outros profissionais ligados à área de educação ou interessados em atuar nesse campo específico.
Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Gestão Democrática na Escola
A disciplina de Gestão Democrática na Escola aborda a participação ativa dos diversos atores educacionais, incluindo professores e gestores, na tomada de decisões escolares. São analisadas as dimensões participativas da gestão escolar, os aspectos sociodemográficos dos envolvidos, a legislação educacional brasileira, os órgãos de participação como Conselho Escolar e Grêmio Estudantil, além de temas como avaliação da escola, poder, autoridade, e planejamento estratégico para promover uma gestão democrática e eficaz no contexto educacional.
2. Práticas e Métodos de Gestão Escolar
Na disciplina de Práticas e Métodos de Gestão Escolar é abordado o conceito e a evolução da gestão escolar no Brasil, desde os estudos clássicos até as tendências contemporâneas. São também explorados os princípios, concepções e estilos de gestão, diferenciando administração de gestão, e analisa o papel do gestor escolar, destacando a importância da liderança e as teorias de traços de personalidade, estilos e abordagens situacionais na gestão educacional.
3. Práticas Pedagógicas de Administração Escolar
A atuação do pedagogo ao longo da história, a influência neoliberal na reforma educacional, os fundamentos teóricos e legais da gestão democrática, as instâncias colegiadas como o Conselho Escolar, a Associação de Pais, Mestres e Funcionários, e o Grêmio Estudantil, são alguns temas dessa disciplina. São analisados também o planejamento escolar, os processos de avaliação e sua relação com a qualidade educacional e a democratização do conhecimento científico.
4. Práticas de Coordenação Pedagógica
Esta disciplina abrange a construção da identidade profissional e dos saberes necessários para atuação como coordenador pedagógico, considerando a trajetória histórica da coordenação no Brasil e sua perspectiva dentro do pensamento complexo. Destaca também a importância do projeto político-pedagógico, da formação continuada dos professores e do acompanhamento pedagógico, visando ao desenvolvimento integral da escola e à promoção da aprendizagem dos alunos.
5.Políticas e Gestão Educacional
A disciplina de Políticas e Gestão Educacional contempla a estrutura e o funcionamento da Educação Básica, analisando historicamente o papel do Estado e da sociedade civil. Explora o percurso legal das políticas educacionais no Brasil, desde a Constituição até o Plano Nacional de Educação, e discute a avaliação educacional, órgãos governamentais e organismos internacionais, incluindo a legislação básica do ensino a distância.
6. Planejamento e Avaliação Educacional
A disciplina de Planejamento e Avaliação Educacional oferece uma análise do sistema educacional e sua organização, incluindo um breve histórico da escola. Explora os componentes do planejamento de ensino, destacando a importância do plano de aula, e aborda os conceitos básicos da avaliação educativa, sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com a LDBN 9394/96. Abrange também a definição de problemas de avaliação e os fatores que podem dificultar a aprendizagem e a avaliação dos alunos.
7. Organização e Desafios da Gestão Escolar
A disciplina de Organização e Desafios da Gestão Escolar compreende a análise da legislação educacional, destacando suas possibilidades e limitações. Explora o papel do diretor escolar e a administração como ferramenta essencial, além de promover a gestão participativa analisar a importância da qualidade de vida no ambiente escolar.
8. Docência no Ensino Superior
Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.
9. Metodologia do Trabalho Científico
Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.
Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
de R$ 958,80
por R$ 238,80
em até 12x sem juros de R$ 19,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 238,80
em até 12x sem juros de R$ 19,90
de R$ 958,80 por R$ 238,80
em até 12x sem juros de R$ 19,90
de R$ 958,80 por R$ 214,92
de R$ 958,80 por R$ 238,80