Educação

Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Sobre a Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

A pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica é um curso voltado para profissionais da área da educação que desejam aprimorar suas competências e conhecimentos no campo da gestão e coordenação pedagógica em instituições de ensino. O curso proporciona uma formação teórica e prática que visa capacitar os participantes para enfrentar os desafios e demandas do contexto educacional contemporâneo. Um dos principais objetivos dessa pós-graduação é desenvolver habilidades de gestão estratégica, administrativa e financeira, proporcionando aos profissionais da área as ferramentas necessárias para aprimorar a qualidade da gestão escolar. Os participantes são capacitados para lidar com questões como elaboração e implementação de projetos educacionais, gestão de recursos humanos, planejamento e avaliação institucional, gestão de processos educacionais e políticas educacionais. Além disso, o curso também aborda a importância da coordenação pedagógica como uma função fundamental para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Os participantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre práticas pedagógicas, avaliação educacional, formação de professores, currículo escolar, tecnologias educacionais e inclusão escolar. O objetivo é capacitar os profissionais para promover a reflexão sobre a prática pedagógica, o desenvolvimento de projetos educacionais inovadores e a articulação entre a equipe escolar e a comunidade. Durante o curso, os participantes têm acesso a uma série de conteúdos teóricos atualizados, ministrados por professores com sólida formação acadêmica e experiência na área da gestão e coordenação pedagógica. Além das aulas teóricas, são oferecidas atividades práticas, como estudos de caso, projetos integradores e visitas técnicas, que proporcionam uma experiência enriquecedora e aplicável ao cotidiano escolar. A pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica busca, portanto, formar profissionais capacitados e atualizados para atuarem como gestores e coordenadores pedagógicos em escolas de diferentes níveis de ensino. O curso proporciona uma visão ampla e integrada da gestão educacional, promovendo o desenvolvimento de competências necessárias para enfrentar os desafios e contribuir para a melhoria da qualidade da educação.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Gestão Democrática na Escola

A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição escolar de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia, tais como acontecem nas chamadas "Escolas Democráticas".

 

2. Práticas e Métodos de Gestão Escolar

Administração dos processos educacionais das diversas modalidades de educação brasileira, políticas públicas e sistemas de ensino e da gestão escolar incorporados aos sistemas produtivos de qualidade.

 

3. Práticas Pedagógicas de Administração Escolar

É uma organização social constituída pela sociedade para cultivar e transmitir valores sociais elevados e contribuir para a formação dos seus alunos .A qualidade do ambiente escolar como um todo determina a qualidade do processo pedagógico da sala de aula e esta é determinada por uma série de cuidados, dentro os quais, como destaca a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

4. Práticas de Coordenação Pedagógica

Identidade e Saberes. Movimento de Construção Coletiva. O Paradigma da Complexidade. Função Social da Escola. Organização do Trabalho Pedagógico. Formação Continuada do Professor. As Múltiplas Implicações da Prática do Coordenador Pedagógico. Planejamento

 

5.Políticas e Gestão Educacional

O Papel nas Políticas Educacionais. No Brasil: O Percurso Legal das Políticas Educacionais. Educação Infantil na LDB. Ensino Fundamental na LDBEN. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Dos Princípios e Fins da Educação Nacional. Do Direito à Educação e do Dever de Educar. Da Organização da Educação Nacional. A Avaliação do Rendimento na LDB. SAEB E PROVA BRASIL.

 

6. Planejamento e Avaliação Educacional

Definição de Planejamento. Planejar o processo educativo. Planejamento Educacional. O Planejamento - nível de Escola. Os Professores e o Planejamento. O Planejamento para o Aluno e para o Professor. Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino. Fases para o Planejamento Curricular. O Plano de Disciplina. Sondagem: Alunos, Professores, Escola e Comunidade. Níveis dos objetivos de ensino

 

7. Organização e Desafios da Gestão Escolar

Administração dos processos educacionais das diversas modalidades de educação brasileira, políticas públicas e sistemas de ensino e da gestão escolar incorporados aos sistemas produtivos de qualidade

 

8. Docência no Ensino Superior

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia do Trabalho Científico

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 383,04

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 478,80