Educação

Pós-graduação em Gestão escolar, administração, supervisão e orientação

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Maria do Carmo da Silva

Sobre o Curso de Pós-graduação em Gestão escolar, administração, supervisão e orientação

 

No cenário educacional contemporâneo, a excelência transcende a sala de aula; ela é forjada na gestão. A capacidade de administrar com visão, supervisionar com eficácia e orientar com propósito é o que diferencia as instituições de ensino de sucesso. A Pós-graduação em Gestão Escolar, Administração, Supervisão e Orientação foi meticulosamente desenhada para ser a ponte para o seu próximo nível profissional. Aqui, você desenvolverá a competência para transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento e a habilidade para liderar equipes de alta performance, gerando um impacto real e duradouro na sua comunidade escolar.

 

Ao concluir esta especialização, você não estará apenas recebendo um certificado; estará se posicionando como um profissional de referência, preparado para assumir cargos de liderança e tomar decisões estratégicas que definem o futuro de instituições de ensino. Este curso é o investimento definitivo no seu avanço de carreira, o passo que separa o profissional que você é hoje do líder educacional que você está destinado a se tornar. Faça a escolha que irá acelerar sua trajetória e consolidar seu legado na educação. O futuro da gestão escolar começa com a sua decisão hoje.

 

Para quem é este curso

 

Esta pós-graduação é destinada a educadores, pedagogos e licenciados que aspiram a cargos de liderança ou que já atuam como coordenadores, diretores, supervisores e orientadores educacionais e buscam aprimorar sua performance. É também a escolha certa para profissionais graduados de outras áreas que desejam migrar para o setor educacional e assumir funções de gestão, unindo sua experiência a um conhecimento sólido sobre a dinâmica escolar.

 

Se você busca as ferramentas para transformar desafios diários — como gestão de equipes, planejamento estratégico, mediação de conflitos e otimização de recursos — em oportunidades de crescimento para sua instituição, e deseja se sentir seguro e preparado para tomar decisões que impactam positivamente toda a comunidade escolar, este curso fornecerá a base teórica e prática que você precisa para se tornar um líder transformador.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Gestão Educacional | 60h

A gestão democrática da Educação: os Sistemas de Ensino e os mecanismos de gestão - a descentralização. Os fundamentos teóricos e as experiências práticas da gestão escolar. A política educacional no contexto da sociedade brasileira. A sociedade contemporânea e os movimentos de reforma e mudanças da escola. Gestão democrática do ensino público. A organização democrática da escola pública: bases legais e os desafios. A gestão da escola como processo coletivo. A gestão escolar democrática e o projeto político pedagógico na perspectiva de uma educação para a cidadania. A gestão da escola básica e o princípio da autonomia administrativa, financeira e pedagógica. Os desafios da escola e a formação do educador. A gestão e o desenvolvimento profissional na escola. A escola que temos, a escola que queremos.

Liderança e Gestão de Equipes | 40h

A formação da equipe. Fundamentos do comportamento de grupo. Tipos de equipe. Formação de equipes eficazes. Liderança: Liderança versus chefia. Liderança nas fases de evolução de equipes. Características dos líderes. Estilos de liderança. Conceitos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício da liderança aplicáveis à realidade organizacional, alavancadoras da eficiência e eficácia na condução de um negócio. Visão sistêmica imprescindível à gestão dos recursos empresariais. A liderança e os resultados. Mantendo e desenvolvendo a equipe.

Organização e Legislação em Educação | 60h

LDB. Princípios e fins da educação nacional. Sistema escolar brasileiro. PNE. Objetivos, duração e organização da educação infantil. O ensino fundamental de 9 anos. O ensino médio. A educação especial. A evolução do currículo na educação. Os parâmetros curriculares nacionais. A formação dos profissionais de educação. Os recursos financeiros para a escola. A resolução 001/2012 e os direitos humanos na educação. Educação em direitos humanos A importância da educação em direitos humanos para a cidadania O marco legal das relações étnico-raciais na educação.

Gestão da Sala de Aula | 40h

Gestão de Sala de Aula: fundamentos, importância e objetivos. Teorias pedagógicas e gestão. Perfis de alunos e necessidades diversas. Ambiente físico da sala de aula. Estratégias Proativas e Preventivas. Estabelecimento de regras e rotinas. Técnicas de engajamento dos alunos. Comunicação eficaz e feedback positivo. Uso de tecnologia como ferramenta de gestão. Gestão de Comportamentos e Conflitos. Identificação de comportamentos disruptivos. Técnicas de intervenção e modulação comportamental. Mediação de conflitos entre alunos. Promoção de uma cultura de respeito e empatia. Avaliação e Melhoria contínua. Ferramentas de autoavaliação para professores. Feedback dos alunos sobre a gestão da sala de aula. Planejamento e ajuste de estratégias. Desenvolvimento profissional contínuo.

Planejamento e Trabalho Pedagógico | 40h

A disciplina "Planejamento e Trabalho Pedagógico" explora os principais conceitos, métodos e técnicas essenciais para o planejamento e execução eficaz do trabalho pedagógico. Serão abordados temas como fundamentos do planejamento educacional, elaboração de planos de ensino, metodologias de ensino e aprendizagem, avaliação educacional, desenvolvimento de projetos pedagógicos, gestão da sala de aula e práticas inclusivas, bem como a integração de tecnologias no processo educativo.

Currículos e Projetos Pedagógicos | 40h

Fundamentos teóricos de currículo. Planejamento de currículo. Programas escolares. Estudo de temas segundo critérios filosóficos, políticos, econômicos e sociais. Determinação da direção que o processo deve assumir na Escola e na Sociedade de fundamentos e perspectivas de elaboração, execução e avaliação do currículo. Análise de situações curriculares para compreensão e intervenção no processo educacional. Elaboração de planos escolares.

Supervisão e Orientação Escolar | 60h

O que significa Supervisão e Orientação Escolar? Qual a trajetória da Supervisão e Orientação Escolar no Brasil? Os Impactos e Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas da Supervisão e Orientação Escolar no contexto educacional. Desafios e Avanços na da Supervisão e Orientação Escolar no atual contexto da educação. Supervisão e Orientação escolar como agentes integradores e transformadores na escola. Atuação e perspectivas do Supervisor e Orientador Escolar. Práticas de Orientação Escolar na Infância e na Adolescência. Supervisão e Orientação Escolar no contexto do Projeto Político Pedagógico.

Avaliação da Aprendizagem | 40h

Estudo da evolução histórica da avaliação educacional. As concepções e práticas de avaliação da aprendizagem na escola. Instâncias, modalidades e funções da avaliação: critérios, instrumentos e procedimentos avaliativos. Análise dos pressupostos epistemológicos, políticos e éticos subjacentes às políticas, à legislação e as práticas da avaliação. A construção do sucesso e de situações de fracasso escolar: repercussões na formação da autoimagem dos estudantes. Utilização pedagógica do erro no processo de ensino-aprendizagem. Os desafios impostos às instituições educacionais na construção de um ressignificado para a avaliação no contexto do Projeto Político Pedagógico (PPP) institucional. Planejamento e Avaliação educacional no contexto global das políticas públicas e específico da escola. Concepções de avaliação e suas modalidades: avaliação do sistema educacional; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem, assim como destaca o modelo de avaliação emancipatória como promotora da melhoria da qualidade do ensino na escola.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Gestão escolar, administração, supervisão e orientação

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 958,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 287,04