Gestão

Pós-Graduação em Gestão Empresarial

Sobre a Pós-Graduação em Gestão Empresarial

Se você está administrando empresas ou pretende empreender, tomando decisões sobre os recursos e pessoas, e sente que precisa se especializar, essa pós-graduação é para você!

 

Esse curso é dirigido para os profissionais que estão nas organizações e que realizam trabalhos caraterizados pela tomada de decisões, além daqueles que realizam funções similares e complementares na alta direção.

 

Neste curso o CENES – Centro de Estudos de Especialização e Extensão, te oferece disciplinas com temas que te auxiliarão na formação, e no comando dos negócios. Não importa sua área de formação, os conteúdos te auxiliarão na gestão dos negócios.

 

Para ingressar na Pós-graduação em Gestão Empresarial, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Gestão da Produção

Conceitos de sistemas de administração da produção, compreendendo a sua importância estratégica. Quais os sistemas produtivos e sua correta utilização na Gestão da Produção de uma empresa. Diferenças entre as atividades de planejamento e controle da produção, a sua importância estratégica nas organizações. Sobre a lógica do PCP, além de sua operacionalidade nas organizações e suas principais características nas empresas. Apresenta os conceitos envolvidos na previsão de estoques. Conceitos de armazenagem de materiais e sua aplicabilidade na gestão de estoque.

 

2. Finanças Corporativas

O papel da Administração Financeira na gestão das instituições: definições, suas funções, estrutura do mercado financeiro e instituições financeiras. Introdução às demonstrações financeiras (obrigatórias e projetadas) e sua importância na gestão de empresas. Quais são as fontes de financiamento existentes, bem como os efeitos do financiamento. O planejamento financeiro: os investimentos fixos, capital de giro e investimentos pré-operacionais. Técnicas para entender a variação do valor do dinheiro, são chamadas de valor futuro e valor presente. Globalização tecnológica; financeira; produtiva; comercial; Fundamentos do comércio internacional; Taxa de câmbio; políticas externas.

 

3. Princípios de liderança e gestão de pessoas

Teorias iniciais e teorias contemporâneas sobre liderança. Abordagens sobre Coaching, mentoring e counseling. Conceitos de liderança e características do líder. Estilos de liderança e as perspectivas dos comportamentos da liderança: contingenciais e transformacionais e liderança implícita. Compreensão da gestão de pessoas constitui uma base estratégica para a empresa e a função estratégica da gestão de pessoas para a consecução dos objetivos da organização, para que as empresas modernas se mantenham competitivas, proporcionando uma visão sistêmica desse funcionamento. A conexão dos comportamentos, do desempenho dos colaboradores no dia a dia e a compreensão da importância do feedback e sua relevância na gestão de pessoas. Competências, habilidades e atitudes organizacionais. A lacuna entre as necessidades (competências, habilidades e atitudes) individuais com as necessidades organizacionais. Retenção e o compartilhamento do conhecimento como ação estratégica.

 

4. Gestão de Marketing

A definição de marketing: o marketing holístico, composto mercadológico, produtos, serviços e experiências. Marketing e suas mudanças no tempo: a aplicação e as ferramentas de marketing, o mix de Marketing (4Ps) e a pesquisa de mercado. Segmentação de Mercado e demográfica, a pesquisa geográfica e psicográfica e o consumidor comportamental. A conceituação e o ferramental para o posicionamento de produtos e marcas e a aplicação desses conhecimentos em práticas profissionais. Propaganda, Publicidade, Merchandising, a venda pessoal e as relações públicas. Apresentação da estrutura do plano de marketing que passa por fases como: introdução; análise macroambiental; análise microambiental; análise interna; análise SWOT; objetivos e metas de marketing; estratégias do composto mercadológico; planos de ação; orçamento e cronograma e avaliação e controle (ou projeção de vendas e lucros).

 

5. Contabilidade Empresarial e Gerencial

Análise da importância da Contabilidade para a tomada de decisões do gestor e de quem utiliza essas informações. Apresentação das principais demonstrações contábeis e financeiras e suas funcionalidades, tais como: Balanço patrimonial, Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido (DMPL). Apresentação das informações constantes nos relatórios contábeis. Compreensão dos princípios fundamentais da Contabilidade, aprendendo, através de testes, o funcionamento desses princípios. Elaboração do Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e do Valor Adicionado. Análise das demonstrações financeiras e dos índices financeiros.

 

6. Gestão de Projetos

O conceito de gerenciamento de projetos: as características comuns, o ciclo de vida de um projeto e os principais fatores de atenção para fracasso e sucesso de um projeto. O ciclo de vida de um projeto e como realizar a gestão da integração. Apresentação de modo prático e teórico, como ocorre a avalição e as diversas variáveis que interferem para que se obtenha êxito. As ferramentas utilizadas para a gestão de projetos: PMBOK, WBS, Rede Pert/Com, Mind Map. Fatores que influenciam o desenvolvimento de projetos (recursos, informações, pessoas, organização, processo, política, estratégia e gestão), e estratégias para diminuir os impactos. Os fatores que podem levar ao sucesso ou ao fracasso na gestão de projetos. A influência no dia a dia das organizações e como decidir frente a cada um deles.

 

7. Cultura e Clima Organizacional

Tipos de organização e tipos de cultura, perspectivas crítica e interpretativa da cultura organizacional. Compreensão acerca da origem e entender como é a influência da cultura brasileira nas organizações. Os elementos vinculados à cultura da organização na qual se trabalha, em seus diversos níveis e a influência do ambiente e da cultura organizacional sobre o comportamento dos colaboradores. A Inteligência Cultural: a cultura, a cultura organizacional, a diversidade cultural nas organizações e como desenvolver a Inteligência Cultural. Análise e compreensão do clima organizacional, das competências e identificar os motivos que levam o indivíduo a cooperar dentro da organização. Apresentação da Cultura e clima organizacional e tipos de organizações, Tipos de lideranças e o papel do gestor; auxilia na compreensão do papel do RH e dos colaboradores nas organizações e analisa do estresse e ergonomia no trabalho e Metodologias para realizar diagnósticos em QVT.

 

8. Logística

Compreensão da importância da logística e seus princípios. Apresentação dos componentes logísticos. As características de uma cadeia de suprimentos, o papel dos transportes dentro da cadeia de suprimentos e a importância da gestão de transportes para a melhor performance da gestão de suprimentos. A importância dos custos de transportes dentro da operação logística e como identificar os custos relacionados aos modais de transporte. O conceito de Supply Chain, constituído por vários integrantes que atuam em diferentes etapas durante o processo, como fabricantes, fornecedores, armazéns, distribuidoras, varejistas e, por fim, os consumidores. As principais orientações estratégicas precisam ser transformadas em planos mais concretos, que orientarão a ação das partes envolvidas no processo.

 

9. Empreendedorismo

Identificar o potencial de uma ideia, transformando-a em oportunidade. Diferenciar o empreendedorismo de oportunidade do empreendedorismo de necessidade. Identificação de novos negócios, viabilidade de novas oportunidades e elaboração de modelos de negócios e a distinção de modelos de negócios físico e virtual. O Plano de Negócios uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Definição do comportamento empreendedor, as competências de um empreendedor, os tipos de estilos de negociação e os meios de inovação em mercados altamente competitivos. Características do intraempreendedor, aspectos que potencializam ou limitam sua função; Gestão empreendedora da inovação. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-Graduação em Gestão Empresarial

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 3x sem juros de R$ 119,60

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 322,92

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 358,80

Ficou alguma dúvida?

1. O certificado da pós-graduação online tem a mesma validade da pós-graduação presencial?

Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos Históricos Escolares que acompanham o Certificado.

2. O TCC - Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório?

O (TCC) não é um requisito obrigatório para a certificação da especialização, de acordo com o que determina o MEC na Resolução n° 1 de 06/04/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Apesar da não obrigatoriedade, a matriz curricular possibilita ao aluno a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma optativa e com ônus.

O aluno poderá adquirir o Módulo do TCC após decorrido, obrigatoriamente, 90 dias do início do curso. Portanto, que fique claro, é requisito pedagógico cursar 3 meses da Pós, antes da Produção Científica.

Dessa forma, ao efetuar a compra da disciplina optativa, você terá acesso aos requisitos e arquivos de Metodologia Científica, que darão o suporte para a produção do TCC. O TCC proposto é um Artigo Científico, de no mínimo 12 páginas.

Optando pelo TCC, o prazo mínimo para conclusão do curso é de 6 meses e para as Pós-Graduações PREMIUM o prazo mínimo passa a ser de 8 meses. O curso passa a ter 80 h/a mais na grade curricular.

3. Média para Aprovação

A média para aprovação é nota 7,0. As avaliações da Pós são realizadas ao final de cada Disciplina - são 10 questões objetivas com valor 10,0. Caso o aluno não atinja a média, pode realizar a prova substitutiva sem custo adicional. No caso de tirar nota 7,0 ou mais, o aluno é APROVADO na disciplina e não pode realizar nova prova. O gabarito pode ser acessado sempre que o aluno atingir a média.

4. Qual é a Carga Horária da Pós-graduação?

A carga horária é variável e está na descrição de cada curso. Mas, o tempo mínimo é de 360h.

5. Qual a Duração da Pós-Graduação?

Pós-Graduações:
Prazo mínimo: 4 meses

Prazo mínimo com TCC: 6 meses
Prazo máximo: 12 meses

6. Quais São os Documentos Necessários para Realizar a Matrícula?

Os documentos necessários são:

  1. 1) RG (carteira de identidade). Não é válido a CNH;
    2) CPF;
    3) Diploma de Graduação* (Frente e verso).
    4) Comprovante de Residência.

*O aluno precisa ter concluído sua graduação e estar de posse do Diploma ou certificado de conclusão (que precisa ser trocado pelo Diploma até o final da Pós). O não envio dos documentos solicitados impede a emissão do certificado de pós-graduação.

7. Documentos: qual o prazo de envio e como enviar os documentos?

O prazo para o envio dos documentos é de 30 dias. Os documentos devem ser anexados na área de aluno no link "envio de documentos", nos formatos .pdf, .jpeg ou  .png. Siga as orientações descritas no link.  O prazo de deferimento da secretaria acadêmica é de 10 dias úteis.

8. Qual o processo de solicitação do Certificado?

Ao concluir o curso, o aluno deve solicitar o seu certificado na sua área de aluno no Módulo: CERTIFICADO, que é liberado 120 dias após o início da Pós-Graduação. Neste momento a Secretaria avalia se todos os requisitos foram cumpridos e, estando de acordo, concede o deferimento via e-mail em até de cinco dias úteis. O prazo para envio dos documentos é de 30 dias a contar da data de solicitação do aluno, se atender aos requisitos. O CENES enviará o Certificado e o Histórico Escolar para o endereço do aluno como carta registrada e o prazo de entrega depende da região e do prazo estipulado pelos Correios, que varia de cidade para cidade. O aluno recebe uma notificação por e-mail com o código de rastreio quando o certificado é postado.

9. Como é o Suporte Pedagógico com os Tutores do CENES?

O curso conta com uma equipe especializada de tutores responsáveis pelo seu acompanhamento do decorrer das disciplinas.
O suporte pedagógico ofertado pelos tutores ocorre via e-mai: tutor@cenes.com.br
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. O Prazo de resposta é de 48h úteis.

10. Garantia CENES

O CENES oferece uma garantia de 7 (sete) dias, contados a partir da data da compra do curso.
Sendo assim, ao efetuar uma compra e se sentir insatisfeito com a mesma, você pode solicitar o cancelamento e reembolso, dentro do prazo de garantia citado acima, via e-mail secretaria@cenes.com.br . O prazo de resposta é de 48h úteis.
Após findar-se o prazo da garantia, não será possível o cancelamento da compra.

11. Como funciona a carga horária dos cursos?

O cálculo da carga horária leva em conta que uma aula equivale a três horas. Isto porque são de 30 a 40 minutos de conteúdo denso, sem interrupções, que carece de pausas para anotações e de repetições de alguns trechos, mais uma apostila para leitura ou atividades extras e exercícios de fixação que são realizados após o término da aula.

12. Quais as formas de pagamento?

Os cursos podem ser pagos por:
1) Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, ELO) em até 12x sem juros.
2) Boleto Bancário à vista (Pagável em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas).:
3) Pix
4) Boleto Parcelado (até 3x)

13. Qual é o Prazo Para Envio do Certificado?

Ao concluir o curso de Pós-Graduação Lato Sensu no CENES, você terá direito a um certificado que lhe atribuirá o título de Especialista. Este certificado será enviado juntamente com o Histórico Escolar para o endereço informado pelo aluno.
O prazo para o envio do certificado é de até 30 (trinta) dias após a conclusão e solicitação do certificado feita pelo aluno, conforme consta no Título “Qual o processo de solicitação do certificado?”.

14. Qual a metodologia do curso?

A Metodologia dessa Pós-Graduacao Lato Sensu CENES, é 100% EAD. O aluno estuda onde e quando quiser, através de conteúdos em PDF. O conteúdo pode ser baixado (download) e acessado pelo aluno a qualquer tempo, durante a duração do curso! O aluno conta com o apoio de uma equipe de professores tutores durante todo o processo de desenvolvimento do curso!

Após o final de cada disciplina, o aluno realiza uma avaliação no ambiente virtual, compondo a nota que será lançada no Hostorico Escolar, que acompanhará o Certificado após a conclusão do curso, atendendo a todos os critérios de aprovação estabelecidos pelo Cenes!

'