Gestão

Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos

Sobre a Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos

 

Para que as empresas possam se desenvolver é essencial a presença de profissionais competentes para recrutar, selecionar e auxiliar no processo de gestão dos recursos humanos.

 

Pensando nisso, o CENES - Centro de Estudos de Especialização e Extensão disponibiliza o curso de Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos que traz um rol de disciplinas focadas em formar profissionais capazes de atuar no processo de recrutamento, seleção e avaliação de colaboradores, incluindo todo conhecimento necessário para entender o processo trabalhista e previdenciário que envolve a gestão de recursos humanos.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Componentes de Criatividade e Inovação

Criatividade: conceito, pessoas criativas e o comportamento criativo. A criatividade nas organizações. Obstáculos à criatividade nas organizações. Criatividade e inovação. Inovação: conceito e tipos. Registro de patentes. A inovação globalizada implantada. O processo de inovação: o avanço das tecnologias, especialmente das tecnologias de informação e comunicação e as diversas mudanças na sociedade. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação. Componentes da Criatividade – conhecimento, motivação, pensamento criativo; criatividade genial, autêntica e cotidiana; Estímulos e barreiras da criatividade; Fatores que motivam a Inovação na Organização. Componentes da Inovação – ambiente de trabalho, liderança, recursos, comunicação e colaboração; três tipos de líderes: locais, de rede e estratégicos; Modelo de liderança para Inovação; A Criatividade como aquisição de competências; Árvore das Competências. Apresentação de algumas das principais inovações recentes na área da TI (chatbots, big data) e a preparação das empresas para inovações.

 

2. Empreendedorismo

Identificar o potencial de uma ideia, transformando-a em oportunidade. Diferenciar o empreendedorismo de oportunidade do empreendedorismo de necessidade. Identificação de novos negócios, viabilidade de novas oportunidades e elaboração de modelos de negócios e a distinção de modelos de negócios físico e virtual. O Plano de Negócios uma ferramenta gerencial que auxilia o empreendedor a tomar as melhores decisões para a empresa e para a manutenção e o crescimento do negócio. Definição do comportamento empreendedor, as competências de um empreendedor, os tipos de estilos de negociação e os meios de inovação em mercados altamente competitivos. Características do intraempreendedor, aspectos que potencializam ou limitam sua função; Gestão empreendedora da inovação. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação.

 

3. Direito do Trabalho na Prática I

Direito do trabalho e visão global do direito e legislação social, com vistas a sua formação jurídicosocial e a sua participação na sociedade e nas atividades empresariais. Tipos de normas de tutela do trabalho; Normas gerais; Férias: período aquisitivo, período concessivo, direito de coincidência e questões referentes à perda do direito às férias; Jornada de trabalho: Duração da jornada legal, Acordo de prorrogação, Acordo de compensação, Horas extras, Supressão das horas extras habituais, Banco de horas (Lei 9.601/98), entre outros casos; Descanso Semanal Remunerado (DSR); Medicina e segurança do trabalho: Insalubridade (Art. 192 da CLT), Periculosidade (Art. 193 da CLT). Aviso-prévio; estabilidade no trabalho: gestante, acidentado; FGTS e sua movimentação. Características do contrato de trabalho: elementos essenciais do contrato de emprego: o agente capaz, o objeto lícito e a forma prevista e não vedada pela lei; tipos, prazos, suspensão e interrupção de contrato de trabalho. Contrato individual do trabalho: Prazo, Atividade transitória em relação à atividade da empresa, A própria atividade da empresa é transitória, Contrato de experiência, Contrato por obra certa, Contrato a prazo para acréscimo de empregados (Lei 9.601/98); Alterações do contrato de trabalho: alteração funcional, alteração salarial, alteração na jornada e alteração no lugar.

 

4. Direito do Trabalho na Prática II

Responsabilidades do Empregador no Registro de Empregados Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Alterações do Direto Trabalhista – Reforma Trabalhista; as consequências da reforma para os trabalhadores. Direito de greve; Convenções e acordos coletivos: pactos dos empregados e entidades representantes dos direitos trabalhistas. Diferentes tipos de negociação trabalhistas como mecanismo de solução de conflitos decorrentes das relações coletivas de trabalho. Organização das entidades sindicais, sua atuação e a negociação na redução de número de dias de trabalho ou jornada normal.

 

5. Direito Previdenciário e Seguridade Social

Identificação das principais funções e papéis dos entes estatais, análise acerca dos três poderes do Estado brasileiro, bem como o estudo do complexo administrativo-estrutural de governo. Introdução à seguridade social e o seu contexto histórico evolutivo nacional e internacional. Princípios da Seguridade Social: Universalidade da cobertura e do atendimento, Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, Seletividade e distributividade na prestação de benefícios e serviços, entre outros; Assistência Social: definição e características; Saúde: características; Previdência Social: estrutura e características. Reflexão sobre as regras gerais constitucionais e as contidas no Regime Geral da Previdência Social. Normas de custeio e tipos de benefícios previdenciários: quem são os contribuintes, os segurados e quais são os benefícios previdenciários. Beneficiários da Previdência Social: segurados e dependentes; Prestações previdenciárias: benefícios e serviços; Acidente de trabalho: especificidades. Outra Modalidade de Aposentadoria Oferecida Pela Previdência Social: Tempo de Contribuição do Professor. Alternativas previdenciárias existentes (aposentadoria e previdência privada, suas estruturas e benefícios), e o futuro da remuneração no âmbito das reformas previdenciárias e trabalhistas.

 

6. Introdução a Gestão de Recursos Humanos

Sobre os novos modelos de gestão de pessoas com foco para a performance profissional no ambiente corporativo, baseando-se em competências. Planejando o gerenciamento dos recursos humanos e como funciona a mobilização da equipe do projeto. Os novos desafios da gestão de recursos humanos, a qualificação dos recursos humanos da organização e os planos de desenvolvimento e treinamento. Principais atividades envolvidas na administração de Recursos Humanos por meio do estudo dos subsistemas de gestão de pessoas. Compreensão acerca da importância do alinhamento do planejamento de recursos humanos com o planejamento estratégico da organização. Objetivos da consultoria interna de RH, processo de implantação nas organizações, levando em consideração canais de comunicação interna, políticas, rotinas, agentes envolvidos, orçamento e resultados esperados.

 

7. Recursos Humanos - Recrutamento e Seleção

Análise e compreensão do clima organizacional, das competências e identificação dos motivos que levam o indivíduo a cooperar dentro da organização. A necessidade competitiva das organizações em atrair, selecionar e reter colaboradores de alto desempenho e a identificação dos potenciais talentos como estratégia para construir o employer branding. O que atrai e mantém as pessoas nas empresas. A comunicação como ferramenta da liderança. A área de gestão de pessoas, ambiente organizacional, cultura organizacional, modelos de gestão e estruturas organizacionais, missão, visão e valores, seleção de pessoas: área estratégica influenciada pela cultura. Análise dos aspectos organizacionais, causas e consequências da rotatividade. Processo de inclusão como ferramenta estratégica empresarial, humanização do ambiente de trabalho, diversidade como ferramenta criativa nas equipes.

 

8. Recursos Humanos - Remuneração, cargos e salários

A evolução dos sistemas de remuneração ao longo da história. Passos necessários para implantar um plano de cargos, salários e carreira, política de remuneração e estrutura salarial. Modelos de remuneração variável mais praticados pelas empresas. Etapas, elementos e modelos de um sistema de remuneração estratégica. Mecanismos para equidade interna, dentro das possibilidades econômicas das empresas. Acordos, aspectos jurídicos e negociações sindicais e a influência na remuneração.

 

9. Avaliação de Desempenho aplicado aos Recursos Humanos

Bases históricas, Conceito básico, objetivos e importância. Processo de avaliação de desempenho com foco em competências. Regras básicas para construir uma avaliação de desempenho. Conexão entre a Gestão de Pessoas, com o Coach, a Formação de Equipes de Trabalhos e Líderes, como fatores competitividade organizacional. Modelos de Gestão por Competência e Resultados. Ferramentas de Gestão de Pessoal, criatividade e inovação. Aspectos relevantes sobre liderança, conceito de equipes de alto desempenho, decorrentes da eficiente aplicação dos programas de Tecnologia e Desenvolvimento (T&D). Um modelo de ferramenta de gestão cuja preocupação é o desenho ou configuração de uma organização com foco na melhoria orientada ao futuro.

 

10. QVT - Qualidade de Vida no Trabalho

Organização e os fatores que afetam a saúde mental dos colaboradores, e a definição de transtorno mental. Conceitos de qualidade de vida e a importância do desenvolvimento de programas e práticas de qualidade de vida no trabalho, pensando as organizações contemporâneas. Apresentação da Cultura e clima organizacional e seus tipos de organizações, apresenta os tipos de lideranças e o papel do gestor; auxilia na compreensão do papel do RH e dos colaboradores nas organizações e analisa do estresse e ergonomia no trabalho e Metodologias para realizar diagnósticos em QVT. Estresse, Burnout, Depressão. Identificação das diferentes modelagens de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e realiza a análise do alcance e impacto dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e reconhecimento da QVT como um projeto institucional nas organizações: o capital humano. Práticas utilizadas pelos psicólogos organizacionais para promover saúde e melhorar a qualidade de vida no trabalho.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 3x sem juros de R$ 159,60

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 430,92

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 478,80

Ficou alguma dúvida?

1. O certificado da pós-graduação online tem a mesma validade da pós-graduação presencial?

Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos Históricos Escolares que acompanham o Certificado.

2. O TCC - Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório?

O (TCC) não é um requisito obrigatório para a certificação da especialização, de acordo com o que determina o MEC na Resolução n° 1 de 06/04/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Apesar da não obrigatoriedade, a matriz curricular possibilita ao aluno a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma optativa e com ônus.

O aluno poderá adquirir o Módulo do TCC após decorrido, obrigatoriamente, 90 dias do início do curso. Portanto, que fique claro, é requisito pedagógico cursar 3 meses da Pós, antes da Produção Científica.

Dessa forma, ao efetuar a compra da disciplina optativa, você terá acesso aos requisitos e arquivos de Metodologia Científica, que darão o suporte para a produção do TCC. O TCC proposto é um Artigo Científico, de no mínimo 12 páginas.

Optando pelo TCC, o prazo mínimo para conclusão do curso é de 6 meses e para as Pós-Graduações PREMIUM o prazo mínimo passa a ser de 8 meses. O curso passa a ter 80 h/a mais na grade curricular.

3. Média para Aprovação

A média para aprovação é nota 7,0. As avaliações da Pós são realizadas ao final de cada Disciplina - são 10 questões objetivas com valor 10,0. Caso o aluno não atinja a média, pode realizar a prova substitutiva sem custo adicional. No caso de tirar nota 7,0 ou mais, o aluno é APROVADO na disciplina e não pode realizar nova prova. O gabarito pode ser acessado sempre que o aluno atingir a média.

4. Qual é a Carga Horária da Pós-graduação?

A carga horária é variável e está na descrição de cada curso. Mas, o tempo mínimo é de 360h.

5. Qual a Duração da Pós-Graduação?

Pós-Graduações:
Prazo mínimo: 4 meses

Prazo mínimo com TCC: 6 meses
Prazo máximo: 12 meses

6. Quais São os Documentos Necessários para Realizar a Matrícula?

Os documentos necessários são:

  1. 1) RG (carteira de identidade). Não é válido a CNH;
    2) CPF;
    3) Diploma de Graduação* (Frente e verso).
    4) Comprovante de Residência.

*O aluno precisa ter concluído sua graduação e estar de posse do Diploma ou certificado de conclusão (que precisa ser trocado pelo Diploma até o final da Pós). O não envio dos documentos solicitados impede a emissão do certificado de pós-graduação.

7. Documentos: qual o prazo de envio e como enviar os documentos?

O prazo para o envio dos documentos é de 30 dias. Os documentos devem ser anexados na área de aluno no link "envio de documentos", nos formatos .pdf, .jpeg ou  .png. Siga as orientações descritas no link.  O prazo de deferimento da secretaria acadêmica é de 10 dias úteis.

8. Qual o processo de solicitação do Certificado?

Ao concluir o curso, o aluno deve solicitar o seu certificado na sua área de aluno no Módulo: CERTIFICADO, que é liberado 120 dias após o início da Pós-Graduação. Neste momento a Secretaria avalia se todos os requisitos foram cumpridos e, estando de acordo, concede o deferimento via e-mail em até de cinco dias úteis. O prazo para envio dos documentos é de 30 dias a contar da data de solicitação do aluno, se atender aos requisitos. O CENES enviará o Certificado e o Histórico Escolar para o endereço do aluno como carta registrada e o prazo de entrega depende da região e do prazo estipulado pelos Correios, que varia de cidade para cidade. O aluno recebe uma notificação por e-mail com o código de rastreio quando o certificado é postado.

9. Como é o Suporte Pedagógico com os Tutores do CENES?

O curso conta com uma equipe especializada de tutores responsáveis pelo seu acompanhamento do decorrer das disciplinas.
O suporte pedagógico ofertado pelos tutores ocorre via e-mai: tutor@cenes.com.br
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. O Prazo de resposta é de 48h úteis.

10. Garantia CENES

O CENES oferece uma garantia de 7 (sete) dias, contados a partir da data da compra do curso.
Sendo assim, ao efetuar uma compra e se sentir insatisfeito com a mesma, você pode solicitar o cancelamento e reembolso, dentro do prazo de garantia citado acima, via e-mail secretaria@cenes.com.br . O prazo de resposta é de 48h úteis.
Após findar-se o prazo da garantia, não será possível o cancelamento da compra.

11. Como funciona a carga horária dos cursos?

O cálculo da carga horária leva em conta que uma aula equivale a três horas. Isto porque são de 30 a 40 minutos de conteúdo denso, sem interrupções, que carece de pausas para anotações e de repetições de alguns trechos, mais uma apostila para leitura ou atividades extras e exercícios de fixação que são realizados após o término da aula.

12. Quais as formas de pagamento?

Os cursos podem ser pagos por:
1) Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, ELO) em até 12x sem juros.
2) Boleto Bancário à vista (Pagável em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas).:
3) Pix
4) Boleto Parcelado (até 3x)

13. Qual é o Prazo Para Envio do Certificado?

Ao concluir o curso de Pós-Graduação Lato Sensu no CENES, você terá direito a um certificado que lhe atribuirá o título de Especialista. Este certificado será enviado juntamente com o Histórico Escolar para o endereço informado pelo aluno.
O prazo para o envio do certificado é de até 30 (trinta) dias após a conclusão e solicitação do certificado feita pelo aluno, conforme consta no Título “Qual o processo de solicitação do certificado?”.

14. Qual a metodologia do curso?

A Metodologia dessa Pós-Graduacao Lato Sensu CENES, é 100% EAD. O aluno estuda onde e quando quiser, através de conteúdos em PDF. O conteúdo pode ser baixado (download) e acessado pelo aluno a qualquer tempo, durante a duração do curso! O aluno conta com o apoio de uma equipe de professores tutores durante todo o processo de desenvolvimento do curso!

Após o final de cada disciplina, o aluno realiza uma avaliação no ambiente virtual, compondo a nota que será lançada no Hostorico Escolar, que acompanhará o Certificado após a conclusão do curso, atendendo a todos os critérios de aprovação estabelecidos pelo Cenes!

'