Tecnologia

Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação

Sobre a Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação

 

A Gestão da Tecnologia da Informação se desenvolveu como uma área ligada à Informática e suas mais variadas especialidades, o que envolve a administração de recursos físicos e lógicos como infraestrutura, equipes de desenvolvimento e gestão de projetos.

 

O gestor da área de Tecnologia da Informação tem a função de definir escopos e regras para o desenvolvimento de projetos de sistemas, além da implantação e utilização de ferramentas que atendem as necessidades da organização.

 

Este profissional deverá estar sempre atento as tendências e demandas do mercado, sem contar a necessidade de dominar os conhecimentos relacionados a área de informática para melhor gerir suas equipes.

 

Pensando em atender as demandas do mercado, o curso traz em seu rol de disciplinas, os conhecimentos para poder adentrar o mundo da tecnologia da informação, conhecer o mercado, o linguajar técnico, e dominar os conhecimentos relacionados a redes e formar de gerir e proteger a informação nas empresas. O curso tem foco na gestão dos recursos relacionados a Tecnologia da Informação no mundo corporativo e não no desenvolvimento de software.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Computação; conceitos de computação, sistemas, sistemas de informação; Conceitos básicos da computação; Conceitos e tendências de tecnologias disruptivas; impactos econômicos e sociais da utilização das TICs; gestão e infraestrutura de TI. Apresentação dos primeiros computadores pessoais e as gerações de computadores, contextualização do histórico das redes de computadores e padronização, comunicação e organização da internet. Apresentação do Processamento de dados; Armazenamento de dados: memória temporária ou principal, secundária, ROM; Tipos de softwares, bem como o sistema operacional, linguagem de programação e utilitários; Abordagem em Softwares aplicativos. Tecnologias da informação e Recursos dos Sistemas de Informação computadorizados; usuário, software e hardware; Dispositivos de entrada, de saída e de entrada e saída; Unidades de armazenamento. Apresentação dos fundamentos de um sistema de informações e desenvolvimento do modelo de sistema de computação. Visão geral sobre a história computador e, em seguida, explorar um dos mais importantes recursos tecnológicos: as redes de computadores.

 

2. Arquitetura de Computadores

Apresentação de conceitos de arquitetura de computação. Compreensão da arquitetura física de sistemas computacionais. Compreensão dos conceitos básicos de arquitetura de computadores. Contextualização dos sistemas de integração. Detalhamento dos componentes de um sistema de computação, como dispositivos E/S e Unidade Central de Processamento (CPU), ciclo de Instrução e Endereçamento de Memória e modos de Execução do Processador. Detalhamento dos componentes de um sistema de computação, como tipos de Memória, características dos processadores atuais, arquiteturas de microprocessadores de mercado: RISC e CISC, características e organização RAID. Apresentação dos mecanismos de processadores vetoriais e matriciais e compreensão da diferenciação e aplicabilidade entre arquiteturas básicas e especiais: arquiteturas CISC e RISC. Apresentação do conjunto de instruções e chamada de sub-rotina, tratamento de interrupções, exceções e barramento. Apresentação dos conceitos de tipos de instruções de dados e tipos de endereçamento. Compreensão do controle e unidade de processamento, a organização de memória e a diferenciação e aplicabilidade entre arquiteturas básicas e especiais.

 

3. Redes de Computadores

Histórico e evolução, conceito de redes de computadores, componentes das redes, tipos de ligações físicas (ponto a ponto e multiponto). Conceitos de rede de computadores: topologias de redes; parâmetros de comparação; classificação (LANs, MANs e WANs); Internet X Intranet X Extranet; aplicações das redes de computadores. Introdução aos pilares da comunicação em rede: regras de comunicação; codificação da mensagem; protocolos de rede; organizações de padronização. Introdução aos modelos de referência OSI e TCP/IP: encapsulamento de dados; endereços de rede e endereços de enlace de dados. Princípios da camada física e seus respectivos protocolos: utilização do meio físico de comunicação (simplex, half-duplex, full-duplex) e transmissão da informação (fontes de distorção do sinal, codificação, multiplexação, comutação). Princípios da camada física e seus protocolos: meios físicos de transmissão - guiados (par trançado, fibra ótica) - não guiados (rádio, infravermelho, micro-ondas); propriedades de cabos par trançado e fibra óptica; propriedades do meio físico sem fio.

 

4. Conectividade e Estruturação

Apresentação dos tipos de redes de computadores e dimensão das redes computacionais. Protocolos existentes na camada de transporte: transporte de dados (multiplexação, TCP, UDP). Introdução aos protocolos de camada de aplicação. Protocolos e serviços de camada de aplicação: Transferência de hipertexto; Envio e recebimento de e-mails; Serviços de nome de domínio; Configuração dinâmica de host; e Transferência de arquivos. Protocolos utilizados na camada de rede, as características do protocolo de internet, o protocolo de internet versão 4, o protocolo de internet versão 6 e os protocolos de roteamento. Apresentação dos conceitos de protocolos em camadas TCP/IP – camada de aplicação (protocolos HTTP, HTTPS, FTP, POP, IMAP, SMTP e DNS), assim como do endereçamento IP, máscaras e gateways. Apresentação de protocolos de rede, bem como Unidade de Dados de Protocolo (PDU), Bootstrap Protocol (BOOTP), Border Gateway Protocol (BGP) e Open Shortest Path First (OSPF). Principais aspectos relacionados ao funcionamento do endereçamento IP, com ênfase no IPv4 (estrutura de endereços IP e divisão em sub-redes). Principais aspectos relacionados ao funcionamento do endereçamento IP: a necessidade do IPv6; protocolo ICMP; Ping e Traceroute.

 

5. Sistemas de Informação

Importância da informação, entendendo que é o bem mais valioso que qualquer organização pode ter. Faremos a diferenciação da informação de dados, bem como, explicar de maneira breve e objetiva, o conceito de big data. Componentes constituem a base da tecnologia da informação e são utilizados para a efetivação e qualidade da aquisição, processamento, armazenamento e recuperação dos dados, informações e conhecimento da organização. Apresentação dos conceitos iniciais e fundamentos da TI, identificação dos principais cursos e profissionais que atuam no mercado, bem como o estudo dos conceitos e tendências de tecnologias disruptivas, a saber: robótica, drones, realidade aumentada etc. Sistemas de Informação (SI), os componentes e os aspectos funcionais. Sistemas de Informação operam para gerar informação que agrega valor aos ambientes organizacionais e seus usuários. Principais conceitos de sistemas de informação, seus objetivos, como ele é utilizado, como afeta as organizações, e seus impactos na sociedade e nos negócios. Aprendizagem sobre internet, intranet e extranet, suas características, aplicações e diferenças. Capacitação do aluno na definição dos sistemas de informação.

 

6. Gestão da Tecnologia da Informação

Definição do como os Sistemas de Informação são utilizados para melhorar o desempenho da organização. Apresentação de problemas recorrentes nas organizações e como os sistemas de informação auxiliam em sua resolução. Apresentação de problemas recorrentes nas organizações e como os sistemas de informação auxiliam em sua resolução. Análise da Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI) como elemento de grande importância no planejamento estratégico de tecnologia da informação, apresentando uma visão de diferentes conceitos e elementos que envolvem a ASI. Comparação dos cenários para os quais cada tipo de sistema de informação é mais indicado, bem como SPT, SAD e SAE. Apresentação da visão geral sobre o desenvolvimento e a análise de sistemas.; Capacitação do aluno sobre os aspectos referentes à segurança da informação.

 

7. Gestão de Projetos nas Organizações

Contextualizaremos as áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos, bem como identificaremos os aspectos positivos e negativos, bem como os ganhos e benefícios organizacionais da gestão de projetos. São diversos os fatores organizacionais que interferem nas várias etapas de um projeto. Essas interferências podem ocorrer desde a etapa de ideação até a etapa de efetivação e/ou finalização de um projeto. São fatores como recursos, informações, pessoas, organização, processos internos, políticas, estratégias e gestão. Mesmo assim, em todas essas etapas e em todos os tipos de projetos, existem formas de identificar e minimizar os efeitos desses fatores em uma iniciativa. O conceito de gerenciamento de projetos: as características comuns, o ciclo de vida de um projeto e os principais fatores de atenção para fracasso e sucesso de um projeto. Métodos ágeis para análise e desenvolvimento de sistemas. Vamos analisar três tipos de metodologias que se destacam no ambiente de tecnologia. Iniciaremos com a metodologia de desenvolvimento estruturada, na sequência veremos a metodologia de desenvolvimento em cascata, e finalizaremos com a metodologia RAD. Conceitos gerais da metodologia de desenvolvimento ágil. Extreme Programming– XP. Scrum e o Dynamic Systems Development Method– DSDM.

 

8. Gestão da Segurança da Informação

Compreensão das classificações do ambiente físicos de Segurança da Informação e maneiras de proteção. Apresentação de conceitos fundamentais da Segurança da Informação. Apresentação dos conceitos e princípios básicos de segurança da informação e classificação do controle dos ativos de informação. Aprendizagem da segurança física, ambiental e a lógica, abordando suas diferenças e os componentes de rede para Segurança física. Contextualizar segurança de ambiente físico e lógico, exibindo as características e os benefícios de ambientes controlados e dos tipos de controles existentes. compreensão dos itens que compõem a segurança lógica, trataremos sobre segurança de: redes, de aplicativos, de sistema e do ambiente de usuário final. Apresentação de conceitos de níveis de acesso com relação a segurança da informação.

 

9. Proteção e Segurança da Informação

Diferenciação sobre Segurança x produtividade; Exploração da vulnerabilidade em sistemas operacionais, aplicativos, protocolos e serviços; Engenharia social; Controle de acesso por usuários; Níveis hierárquicos de defesa; Características dos níveis hierárquicos. Conceitos sobre a importância da confidencialidade: os três pilares da segurança de redes, principais tipos de invasores de redes e seus objetivos, Ações e riscos associados. Construção do modelo de gestão de segurança da informação. Análise das vulnerabilidades e ameaças que comprometem as informações. Contextualização do plano de contingência. Apresentação da segurança para micros, estações de trabalho e para redes. Compreensão dos procedimentos dos sistemas voltados a internet, das formas de ataque e prevenção de usuários web e Medidas importantes para garantir a segurança de servidores web. Formulário Web, interface do usuário, processamento no lado do servidor, interface do usuário para se comunicar com o servidor; métodos GET e POST; Métodos e ataques a servidores Web. Apresentação das descrições e funções sobre as Ferramentas Nikto; ZAP; Nmap; Hydra; SQLMap: Apresentação sobre engenharia social e suas ameaças.

 

10. Políticas de Segurança da Informação

Um breve histórico de ameaças e os tipos de ameaças às organizações comerciais: físicas, tecnológicas e humanas. Conceitos relacionados às políticas de segurança da informação das organizações, envolvendo as Políticas de Segurança da Informação. Compreensão das políticas de segurança da informação determinadas por corporações. Análise da política de segurança, identificação de suas características e benefícios, Compreensão da elaboração, divulgação e abordagem sobre o Security Officer: o que é e qual seu papel na segurança da informação. Apresentação de diretriz específica da Política de segurança da informação, detalhando as normas táticas específicas, manuais e procedimentos. Apresentação sobre normas com relação a Política de Segurança da ABNT, bem como ISO 27000, ISO 27001 e 27002.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 3x sem juros de R$ 119,60

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 322,92

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 358,80