Gestão

Pós-Graduação em Formação de Novos Gestores

Sobre a Pós-Graduação em Formação de Novos Gestores

 

A Pós-graduação em Novos Gestores, é um programa do CENES – Centro de Estudos de Especialização e Extensão que tem como objetivo contribuir de forma efetiva para o crescimento pessoal e profissional do novo gestor. Ampliando sua capacidade crítica, visão sistêmica e a clareza sobre o seu papel nas empresas e na sociedade.

 

Ela foi elaborada para desenvolver competências dos novos gestores, no que tange a inovação, a visão gerencial, desenvolvendo habilidades diferenciadas e necessárias para a gestão dos negócios de forma estratégica e aprimorando sua capacidade de gerir pessoas em suas relações humanas na organização.

 

Para ingressar nesta Pós-graduação em Novos Gestores, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Criatividade e Inovação

Criatividade: conceito, pessoas criativas e o comportamento criativo. A criatividade nas organizações. Obstáculos à criatividade nas organizações. Criatividade e inovação. Inovação: conceito e tipos. Registro de patentes. A inovação globalizada implantada. O processo de inovação: o avanço das tecnologias, especialmente das tecnologias de informação e comunicação e as diversas mudanças na sociedade. Organizações empreendedoras e inovadoras: a gestão da inovação nas organizações, o empreendedorismo, a gestão do conhecimento, o capital humano ou capital intelectual e os tipos, intensidade e abrangência da inovação. Componentes da Criatividade – conhecimento, motivação, pensamento criativo; criatividade genial, autêntica e cotidiana; Estímulos e barreiras da criatividade; Fatores que motivam a Inovação na Organização. Componentes da Inovação – ambiente de trabalho, liderança, recursos, comunicação e colaboração; três tipos de líderes: locais, de rede e estratégicos; Modelo de liderança para Inovação; A Criatividade como aquisição de competências; Árvore das Competências. Apresentação de algumas das principais inovações recentes na área da TI (chatbots, big data) e a preparação das empresas para inovações.

 

2. Gestão de Pessoas

A conexão dos comportamentos, do desempenho dos colaboradores no dia a dia e a compreensão da importância do feedback e sua relevância na gestão de pessoas. Conceito e mapeamento de competência, de acordo com o perfil organizacional, de modo a analisá-las através de avaliações periódicas. Bases históricas, Conceito básico, objetivos e importância. Conexão entre a Gestão de Pessoas, com o Coach, a Formação de Equipes de Trabalhos e Líderes, como fatores competitividade organizacional. Contribuição estratégica do direcionamento de carreiras na organização, coach, mentoring, e gestão estratégica de pessoas e cargo. Processos organizacionais: Tipos e classificações. Mudanças tecnológicas organizacionais: downsinzing, qualidade total, reengenharia, teletrabalho (Home office).

 

3. Sistemas de Informação na Prática de Gestão

Ferramenta que contribui para a operação de uma empresa, sendo que a qualidade de sua contribuição é diretamente influenciada pela qualidade com que é projetada e utilizada. Sistemas de informações estratégicas, táticas, operacionais. Os recursos que são ofertados pelos softwares. Sistemas de informações operacionais. Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM), Sistemas de informações gerenciais (SIG), Vantagens e desvantagens no uso de um sistema de informação. O processo de informatização, sua importância e os seus impactos dentro das organizações. Equipamentos e as funcionalidades importantes na informatização de uma organização. Formas e recursos que permitem integrar e engajar os profissionais no processo de informatização. O processo de informatização, sua importância e impactos dentro das organizações. A criação de um projeto de informatização. Recursos e equipamentos para estabelecimento de uma boa infraestrutura de TI. O processo de implantação de recursos. A importância e os benefícios da automatização de tarefas. Reconhecer como o sistema de informação pode atuar no apoio à tomada de decisão.

 

4. Gestão de Projetos

Ciclos e etapas na gestão de projetos. Ferramentas para Gerenciamento de Projetos: o Guia PMBOK. Requisitos, premissas, restrições e partes interessadas. Gerenciamento de projetos à luz do PMBOK, PRINCE2, Gestão Ágil de Projetos e SCRUM. Compreendendo os fatores de sucesso ou fracasso na gestão de um projeto.

 

5. Liderança nas Organizações

Definição de liderança e a explanação sobre a sua importância para a gestão de negócios, bem como a caracterização dos elementos importantes para o exercício de uma liderança; Definição de controle e de sua finalidade, bem como a descrição analítica dos elementos que compõe a função de controlar. Principais teorias sobre liderança. Estilo centralizado, liberal, democrático e situacional. Tipos de atitudes questão essenciais para um bom líder. Aprendizagem dos processos dinâmicos na interação da liderança e da cultura organizacional. Definição do perfil profissional do gestor de pessoas e as características desejadas pelas organizações. O trabalho em equipe, características comuns em equipes de alta performance, competências de gerenciamento e entrega.

 

6. Negociação Estratégica e Tomada de Decisão

Apresentação dos principais fundamentos para uma negociação eficaz. Compreensão do poder, persuasão e ética fundamentam processos de negociação, Modelo Integrado de Negociação, premissas que precedem uma negociação e listagem de algumas das estratégias de negociação. O perfil do negociador e o exercício da dinâmica da negociação. Compreensão do conceito de conflito e conhecer suas particularidades, estilos e técnicas de gestão de conflitos. Comparação dos conflitos positivos de conflitos negativos e apresentação das principais causas de conflito na negociação. O perfil do mediador de conflitos, estilos para lidar com os conflitos e as técnicas para administração e negociação de conflitos. Compreensão dos tipos de negociação, suas fases da negociação e as premissas do fechamento de um negócio. Tomada de decisão e negociação em ambientes complexos, análises críticas, táticas e estratégicas; princípios éticos ou códigos de conduta; mapeamento das principais decisões; Métodos racionais ou naturalistas de tomada de decisão: detalhamentos.

 

7. Planejamento Estratégico

Os conceitos de estratégia e administração estratégica e as teorias que influenciaram a administração estratégica. Conceito de gestão estratégica de pessoas e o papel de RH como parceiro estratégico do negócio que busca alinhar as Competências Humanas às estratégias de negócios da empresa, e capacitação dos gestores. O desenvolvimento de conhecimentos e a prática da administração estratégica. O processo de administração estratégica. A visão geral de administração estratégica e a teoria da administração estratégica: uma ênfase na clareza e pragmatismo. O desenvolvimento de conhecimentos e a prática da administração estratégica. O processo de administração estratégica. A visão geral de administração estratégica e a teoria da administração estratégica: uma ênfase na clareza e pragmatismo. O desenvolvimento de conhecimentos e a prática da administração estratégica. O processo de administração estratégica. A visão geral de administração estratégica e a teoria da administração estratégica: uma ênfase na clareza e pragmatismo.

 

8. Psicologia Organizacional e Relações Humanas

Identificação das diferentes modelagens de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e realiza a análise do alcance e impacto dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e reconhecimento da QVT como um projeto institucional nas organizações: o capital humano. O trabalho e as pessoas; personalidade e emoções; diferenças individuais, valores, percepção, motivação e necessidade, grupo social e trabalho em equipe; liderança; competência interpessoal; feedback, comunicação interpessoal; transtornos mentais no trabalho, tópicos emergentes em Psicologia Organizacional, inclusão e diversidade étnico-racial. Teoria e prática nos campos da Psicologia do Trabalho e do Comportamento Organizacional nos níveis individual, grupal, organizacional e contextual/ambiental. Instrumentos e técnicas para diagnóstico e intervenção junto às organizações. Percepção e inteligência; comportamento organizacional. O trabalho e as pessoas; personalidade e emoções; diferenças individuais, valores, percepção, motivação e necessidade, grupo social e trabalho em equipe; liderança; competência interpessoal; feedback, comunicação interpessoal; transtornos mentais no trabalho, tópicos emergentes em Psicologia Organizacional, inclusão e diversidade étnico-racial. O trabalho e as pessoas; personalidade e emoções; diferenças individuais, valores, percepção, motivação e necessidade, grupo social e trabalho em equipe; liderança; competência interpessoal; feedback, comunicação interpessoal; transtornos mentais no trabalho, tópicos emergentes em Psicologia Organizacional, inclusão e diversidade étnico-racial.

 

9. Gestão de Processos nas Organizações

Identificação de características e a importância da Gestão por Processos nas organizações. Compreensão acerca de técnicas e as ferramentas empregadas para o levantamento de informações. Identificação de técnicas de Modelagem de Mapeamento dos processos: BPMN (Business Process Modeling Notation), IDEF (Integrated Definition), EPC (Event-Driven Process Chain). Identificação de técnicas de Modelagem de Processos de Negócios: Método de Análise e Melhoria de Processos (MAMP), GEPRO – Etapa de Redesenho de Processos, Modelo WV – Processo dos Sete Passos, DOMP – Documentação, Organização e Melhoria de Processos. Identificação das técnicas de análise, Modelagem de Processos de Negócios e medidas de desempenho. Indicadores de gestão: importância, objetivos estratégicos e resultados a longo prazo; Objetivos da avaliação de desempenho; medidas de desempenho: consistência, confiabilidade, validade e relevância.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-Graduação em Formação de Novos Gestores

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 3x sem juros de R$ 119,60

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 322,92

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 358,80

Ficou alguma dúvida?

1. O certificado da pós-graduação online tem a mesma validade da pós-graduação presencial?

Tem sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: “Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso nos Históricos Escolares que acompanham o Certificado.

2. O TCC - Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório?

O (TCC) não é um requisito obrigatório para a certificação da especialização, de acordo com o que determina o MEC na Resolução n° 1 de 06/04/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

Apesar da não obrigatoriedade, a matriz curricular possibilita ao aluno a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de forma optativa e com ônus.

O aluno poderá adquirir o Módulo do TCC após decorrido, obrigatoriamente, 90 dias do início do curso. Portanto, que fique claro, é requisito pedagógico cursar 3 meses da Pós, antes da Produção Científica.

Dessa forma, ao efetuar a compra da disciplina optativa, você terá acesso aos requisitos e arquivos de Metodologia Científica, que darão o suporte para a produção do TCC. O TCC proposto é um Artigo Científico, de no mínimo 12 páginas.

Optando pelo TCC, o prazo mínimo para conclusão do curso é de 6 meses e para as Pós-Graduações PREMIUM o prazo mínimo passa a ser de 8 meses. O curso passa a ter 80 h/a mais na grade curricular.

3. Média para Aprovação

A média para aprovação é nota 7,0. As avaliações da Pós são realizadas ao final de cada Disciplina - são 10 questões objetivas com valor 10,0. Caso o aluno não atinja a média, pode realizar a prova substitutiva sem custo adicional. No caso de tirar nota 7,0 ou mais, o aluno é APROVADO na disciplina e não pode realizar nova prova. O gabarito pode ser acessado sempre que o aluno atingir a média.

4. Qual é a Carga Horária da Pós-graduação?

A carga horária é variável e está na descrição de cada curso. Mas, o tempo mínimo é de 360h.

5. Qual a Duração da Pós-Graduação?

Pós-Graduações:
Prazo mínimo: 4 meses

Prazo mínimo com TCC: 6 meses
Prazo máximo: 12 meses

6. Quais São os Documentos Necessários para Realizar a Matrícula?

Os documentos necessários são:

  1. 1) RG (carteira de identidade). Não é válido a CNH;
    2) CPF;
    3) Diploma de Graduação* (Frente e verso).
    4) Comprovante de Residência.

*O aluno precisa ter concluído sua graduação e estar de posse do Diploma ou certificado de conclusão (que precisa ser trocado pelo Diploma até o final da Pós). O não envio dos documentos solicitados impede a emissão do certificado de pós-graduação.

7. Documentos: qual o prazo de envio e como enviar os documentos?

O prazo para o envio dos documentos é de 30 dias. Os documentos devem ser anexados na área de aluno no link "envio de documentos", nos formatos .pdf, .jpeg ou  .png. Siga as orientações descritas no link.  O prazo de deferimento da secretaria acadêmica é de 10 dias úteis.

8. Qual o processo de solicitação do Certificado?

Ao concluir o curso, o aluno deve solicitar o seu certificado na sua área de aluno no Módulo: CERTIFICADO, que é liberado 120 dias após o início da Pós-Graduação. Neste momento a Secretaria avalia se todos os requisitos foram cumpridos e, estando de acordo, concede o deferimento via e-mail em até de cinco dias úteis. O prazo para envio dos documentos é de 30 dias a contar da data de solicitação do aluno, se atender aos requisitos. O CENES enviará o Certificado e o Histórico Escolar para o endereço do aluno como carta registrada e o prazo de entrega depende da região e do prazo estipulado pelos Correios, que varia de cidade para cidade. O aluno recebe uma notificação por e-mail com o código de rastreio quando o certificado é postado.

9. Como é o Suporte Pedagógico com os Tutores do CENES?

O curso conta com uma equipe especializada de tutores responsáveis pelo seu acompanhamento do decorrer das disciplinas.
O suporte pedagógico ofertado pelos tutores ocorre via e-mai: tutor@cenes.com.br
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. O Prazo de resposta é de 48h úteis.

10. Garantia CENES

O CENES oferece uma garantia de 7 (sete) dias, contados a partir da data da compra do curso.
Sendo assim, ao efetuar uma compra e se sentir insatisfeito com a mesma, você pode solicitar o cancelamento e reembolso, dentro do prazo de garantia citado acima, via e-mail secretaria@cenes.com.br . O prazo de resposta é de 48h úteis.
Após findar-se o prazo da garantia, não será possível o cancelamento da compra.

11. Como funciona a carga horária dos cursos?

O cálculo da carga horária leva em conta que uma aula equivale a três horas. Isto porque são de 30 a 40 minutos de conteúdo denso, sem interrupções, que carece de pausas para anotações e de repetições de alguns trechos, mais uma apostila para leitura ou atividades extras e exercícios de fixação que são realizados após o término da aula.

12. Quais as formas de pagamento?

Os cursos podem ser pagos por:
1) Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, ELO) em até 12x sem juros.
2) Boleto Bancário à vista (Pagável em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas).:
3) Pix
4) Boleto Parcelado (até 3x)

13. Qual é o Prazo Para Envio do Certificado?

Ao concluir o curso de Pós-Graduação Lato Sensu no CENES, você terá direito a um certificado que lhe atribuirá o título de Especialista. Este certificado será enviado juntamente com o Histórico Escolar para o endereço informado pelo aluno.
O prazo para o envio do certificado é de até 30 (trinta) dias após a conclusão e solicitação do certificado feita pelo aluno, conforme consta no Título “Qual o processo de solicitação do certificado?”.

14. Qual a metodologia do curso?

A Metodologia dessa Pós-Graduacao Lato Sensu CENES, é 100% EAD. O aluno estuda onde e quando quiser, através de conteúdos em PDF. O conteúdo pode ser baixado (download) e acessado pelo aluno a qualquer tempo, durante a duração do curso! O aluno conta com o apoio de uma equipe de professores tutores durante todo o processo de desenvolvimento do curso!

Após o final de cada disciplina, o aluno realiza uma avaliação no ambiente virtual, compondo a nota que será lançada no Hostorico Escolar, que acompanhará o Certificado após a conclusão do curso, atendendo a todos os critérios de aprovação estabelecidos pelo Cenes!

'