Educação
Pós-Graduação em Ensino da Língua Inglesa
Sobre a Pós-graduação em Ensino da Língua Inglesa
Nesta disciplina, iremos explorar os princípios teóricos e práticos do ensino da língua inglesa, buscando desenvolver habilidades e competências para a atuação eficaz como professores de inglês. O objetivo principal é proporcionar a vocês uma base sólida de conhecimento e ferramentas necessárias para planejar, implementar e avaliar aulas de inglês de forma efetiva e significativa.
Durante o curso, vamos abordar uma variedade de tópicos relacionados ao ensino de língua inglesa, desde as metodologias mais relevantes até as estratégias de avaliação adequadas ao contexto educacional atual. Exploraremos diferentes abordagens, recursos e materiais didáticos, com ênfase no uso de tecnologias educacionais para enriquecer o processo de aprendizagem.
Além disso, estaremos refletindo sobre o papel do professor e do aluno no ambiente de sala de aula de inglês, incentivando a participação ativa dos estudantes e promovendo a autonomia do aprendizado. Através de atividades práticas, discussões em grupo e análises de casos reais, buscaremos aplicar os conceitos teóricos aprendidos, tornando o curso dinâmico e relevante para a prática docente. Nossa equipe de professores é altamente qualificada e possui vasta experiência no ensino de língua inglesa. Estamos aqui para apoiar e orientar vocês ao longo de toda a jornada acadêmica, fornecendo feedback construtivo e estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional. A disciplina de "Ensino de Língua Inglesa" é essencial para aqueles que desejam se tornar professores de inglês ou aprimorar suas habilidades de ensino. Ao final deste curso, vocês estarão melhor preparados para enfrentar os desafios da sala de aula e promover a aprendizagem significativa de seus alunos.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Metodologia do Ensino de Inglês | 60H
Compreender os fundamentos teóricos e práticos da metodologia do ensino de inglês; Desenvolver competências para o planejamento, aplicação e avaliação de aulas de inglês eficazes; Explorar diferentes abordagens, estratégias e recursos utilizados no ensino de inglês; Refletir sobre o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem de inglês.
2. Ortografia e Pronúncia da Língua Inglesa | 40H
Além da diferença no grau de sinalização fonética e das diferenças fonológicas (vogais, consoantes) entre os dois idiomas, temos a questão da interpretação oral da língua escrita. Isto é, com que sons devemos interpretar as letras e as palavras de um texto. Em primeiro lugar, a interpretação fonética da ortografia em inglês apresenta diferenças em relação ao português. Em segundo lugar, e mais importante, a correlação entre ortografia e pronúncia em inglês é notoriamente irregular. Quer dizer: o mesmo grafema (letra) não corresponde sempre ao mesmo fonema (som), isto é, não tem sempre a mesma interpretação, a mesma pronúncia.
3. Morfossintaxe da Língua Inglesa| 60H
Desenvolvimento do conhecimento morfológico da língua inglesa. Promoção do conhecimento morfossintático das classes gramaticais em usos cotidianos. Desenvolvimento do conhecimento léxico-gramatical da língua inglesa, considerando-se a heterogeneidade linguística do grupo.
4. Literatura Inglesa | 60H
Introdução ao estudo das literaturas de expressão inglesa produzidas no século XX e na contemporaneidade, não apenas na Inglaterra e nos Estados Unidos, mas também no Canadá, África, Caribe e Ásia, com ênfase teórica no pós-colonialismo e pós-modernismo.
5. Planejamento e Avaliação Educacional | 40H
Definição de Planejamento. Planejar o processo educativo. Planejamento Educacional. O Planejamento - nível de Escola. Os Professores e o Planejamento. O Planejamento para o Aluno e para o Professor. Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino. Fases para o Planejamento Curricular. O Plano de Disciplina. Sondagem: Alunos, Professores, Escola e Comunidade. Níveis dos objetivos de ensino.
6. O Ensino da Língua Inglesa no Contexto da Educação Brasileira | 40H
O ensino de língua inglesa como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro teve início em 1809. Dom João VI decretara a implantação do ensino de duas línguas estrangeiras, a inglesa e a francesa, escolhidas estrategicamente, visando às relações comerciais que Portugal mantinha com a Inglaterra e a França. Assim sendo, a função do ensino era, como bem concluem Santos e Oliveira apud Lima (2009), “capacitar os estudantes a se comunicarem oralmente e por escrito.”
7. Planejamento e Tecnologias do Ensino da Língua Inglesa | 40H
Desenvolvimento e estudo de novas tecnologias no ensino de Língua Estrangeira como recurso de aprendizagem a partir de uma concepção de linguagem como forma de interação, articulada com a formação do profissional.
8. Docência no Ensino Superior | 40H
Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.
9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.
Pós-Graduação em Ensino da Língua Inglesa
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
de R$ 958,80
por R$ 238,80
em até 12x sem juros de R$ 19,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 238,80
em até 12x sem juros de R$ 19,90
de R$ 958,80 por R$ 238,80
em até 12x sem juros de R$ 19,90
de R$ 958,80 por R$ 214,92
de R$ 958,80 por R$ 238,80