Tecnologia

Pós-graduação em Engenharia de Software

Coordenador Geral: Me. Leonardo Moraes Armesto
Coordenador Técnico/Científico: Me. Sergio De Oliveira Miguel

Sobre o Curso de Pós-graduação em Engenharia de Software

 

Em um mundo digital onde cada linha de código pode redefinir indústrias, a capacidade de arquitetar, desenvolver e gerenciar sistemas de software robustos e escaláveis é o que separa os seguidores dos líderes. O mercado de tecnologia não busca apenas programadores; ele anseia por engenheiros de software com visão estratégica, capazes de orquestrar projetos complexos e entregar valor real. A Pós-graduação em Engenharia de Software foi meticulosamente desenhada para ser a sua ascensão definitiva a este patamar de excelência, transformando seu conhecimento técnico em liderança e sua paixão por código em inovação de impacto.

 

Ao final deste curso, você não terá apenas um certificado, mas uma nova identidade profissional: a de um Engenheiro de Software completo, preparado para liderar o ciclo de vida de desenvolvimento, tomar decisões críticas de arquitetura e impulsionar a inovação. Encare esta jornada não como um custo, mas como o investimento estratégico mais inteligente da sua carreira. O avanço para cargos de liderança técnica, o aumento do seu potencial de ganhos e a segurança de ser um profissional à prova de futuro são os retornos diretos. Dê o passo decisivo para se tornar o especialista que o mercado não apenas procura, mas precisa.

 

Para quem é este curso

 

Você é um(a) desenvolvedor(a), analista de sistemas ou profissional de tecnologia que já atua no mercado, mas sente que pode ir além da programação do dia a dia? Talvez você busque projetar sistemas mais robustos e escaláveis, sinta a necessidade de formalizar seus conhecimentos para assumir posições de liderança técnica, ou simplesmente deseje parar de "apagar incêndios" e começar a construir soluções com arquitetura e processos sólidos.

 

Esta pós-graduação foi desenhada para transformar sua carreira, aprofundando suas competências para que você se torne um(a) verdadeiro(a) Engenheiro(a) de Software. É ideal tanto para quem busca uma especialização para alavancar a carreira e assumir novos desafios como Tech Lead ou Arquiteto(a) de Software, quanto para quem está em transição de áreas correlatas e precisa de uma base conceitual e prática para se destacar. Se você já possui uma base em lógica de programação e quer dominar o ciclo de vida completo do desenvolvimento de software com maestria, este é o seu próximo passo.

 

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

O que você vai aprender

Algoritmos e Programação | 40h

Introdução aos conceitos fundamentais de algoritmos e lógica de programação. Desenvolvimento de habilidades para a criação de soluções computacionais utilizando linguagens de programação estruturada. Estudo de estruturas de controle, variáveis, tipos de dados, funções, modularização e depuração. Aplicação prática em problemas reais com ênfase na resolução de problemas e no desenvolvimento de raciocínio lógico.

Análise e Projeto de Software Orientado a Objetos | 60h

Conceitos, definições e características da OO. UML - Conceitos e Aplicações. Processo unificado de desenvolvimento de software. Processo Unificado: Concepção, Elaboração, Construção e Transição. Desenvolvimentos Iterativo e Evolutivo. Desenvolvimento Ágil de Projetos. Qualidade de Software. Gerenciamento de Projetos. Análise de Ponto de Função.

Engenharia de Software | 60h

Princípios que orientam a prática. Entendendo os requisitos. Modelagem de requisitos. Conceitos de design. Conceitos de qualidade. Técnicas de revisão. Garantia de qualidade de software. Estratégias de teste de software. Modelos de processos. Gerenciamento de configuração de software. Métricas do produto. Métricas de processo. Conceitos de gerenciamento de projetos. Métricas do projeto. Estimativa para projetos de software. Manutenção e reengenharia.

Engenharia de Usabilidade | 40h

Esta disciplina abordará os fundamentos, técnicas e metodologias da Engenharia de Usabilidade: interação humano-computador, inspeção de usabilidade visando aprimorar a experiência do usuário em sistemas interativos. Serão discutidos temas como design centrado no usuário, avaliação de usabilidade, prototipagem de interfaces usáveis, interfaces responsivas e adaptativas, testes de usabilidade, gamificação e UX no design de interfaces, interfaces e sistemas interativos e questões éticas da engenharia.

Qualidade de Software | 40h

Contextualização histórica, conceitos básicos e principais linhas de pensamento sobre a qualidade de software. Qualidade de Produto x Processo. Padrões da Qualidade: Normas ISO 9000. Gerência da Qualidade. Melhorias de Processo. Modelos de Maturidade: CMMI; MR MPs; ISO 15504. Técnicas das Metodologias Ágeis. Métricas e medidas da qualidade de software.

Teste de Software | 40h

Processo de software e suas etapas. Qualidade de Software: conceitos, fatores e garantia da qualidade. Ciclo de vida do processo de teste de software. Verificação e Validação. Fundamentos dos testes de software: definições, níveis e técnicas de testes. Teste estruturais e funcionais: conceitos e critérios de teste. Outras técnicas de teste de software: testes alfa, beta e testes não funcionais. Teste de Mutação, orientado a objetos, apoiados por aspectos. e baseado em modelos: conceitos e aplicações. Testes para aplicações web: conceitos e tipos de testes. Testes para dispositivos móveis: engenharia de aplicações móveis e tipos e abordagens de testes. Desenvolvimento orientado a testes. Automação de testes de software. Ferramentas de apoio ao processo de teste

Gestão de Times: métodos ágeis | 40h

Universo dos métodos ágeis. Framework Scrum. Product owner. Time de desenvolvimento. Scrum master. A sprint e seu planejamento. Sprint review. Sprint retrospective. Backlog do produto. Backlog do sprint. Transparência do artefato.

Infraestrutura de Computação em Nuvem | 40h

Computação em nuvem: modelos de serviço (IaaS, PaaS, SaaS), princípios fundamentais. Infraestrutura de nuvem e seus componentes. Segurança, privacidade de dados, confiabilidade dos serviços e otimização de custos. Arquitetura de nuvem: componentes, modelos de serviço e estratégias, arquitetura de microsserviços e design resiliente. Provedores de computação em nuvem: Amazon Web Services (AWS): EC2, S3 e Lambda. Azure: Machines, Azure Blob Storage e Azure Functions. GCP: Compute Engine, Cloud Storage e Cloud Functions. IBM Cloud: Virtual Servers, Object Storage e Functions.

Docência no Ensino Superior | 40h

A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.

Desconto por tempo limitado!
Pós-Graduação

Pós-graduação em Engenharia de Software

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

Portaria do Curso no MEC

de R$ 958,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 287,04