Tecnologia

Pós-graduação em Engenharia de Software

Sobre a Pós-graduação em Engenharia de Software

 

Os sistemas computacionais são elementos cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seja através de programas de computadores, seja pelos aplicativos para smartphones e tablets. Realizar tarefas de maneira rápida e ágil, principalmente no meio empresarial, fez com que uma alta demanda por engenheiros e desenvolvedores de softwares fosse exigida do mercado, portanto, a preparação para um mercado em larga expansão exige conhecimento técnico e dedicação.

 

A computação é um mercado em constante desenvolvimento e evolução exigindo dos profissionais das mais variadas áreas, um constante processo de reciclagem / aprendizagem. O curso de Pós-graduação em Engenharia de Software do CENES se propõe a formar profissionais aptos a projetar e coordenar equipes de desenvolvimento de programas e aplicativos dentro de requisitos que atendam e cumpram as necessidades das empresas.

 

A grade curricular visa desenvolver conhecimentos e habilidades na área de gestão de projetos dentro da computação, portanto, o curso visa retificar e solidificar conhecimentos na área de lógica de programação e estrutura de dados para, na sequência, entender o processo de projetar e desenvolver softwares.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Introdução à Tecnologia da Informação | 40H

Introdução a Computação; conceitos de computação, sistemas, sistemas de informação; Conceitos e tendências de tecnologias disruptivas; impactos econômicos e sociais da utilização das TICs; gestão e infraestrutura de TI. Apresentação dos primeiros computadores pessoais e as gerações de computadores, contextualização do histórico das redes de computadores e padronização, comunicação e organização da internet. Apresentação do Processamento de dados; Armazenamento de dados: memória temporária ou principal, secundária, ROM; Tipos de softwares, bem como o sistema operacional, linguagem de programação e utilitários; Abordagem em Softwares aplicativos. Tecnologias da informação e Recursos dos Sistemas de Informação computadorizados; usuário, software e hardware; Dispositivos de entrada, de saída e de entrada e saída; Unidades de armazenamento. Apresentação dos fundamentos de um sistema de informações e desenvolvimento do modelo de sistema de computação. Visão geral sobre a história computador e, em seguida, explorar um dos mais importantes recursos tecnológicos: as redes de computadores.

 

2. Arquitetura de Computadores | 40H

Conceitos de arquitetura de computação. Compreensão da arquitetura física de sistemas computacionais. Compreensão dos conceitos básicos de arquitetura de computadores. Contextualização dos sistemas de integração. Detalhamento dos componentes de um sistema de computação, como dispositivos E/S e Unidade Central de Processamento (CPU), ciclo de Instrução e Endereçamento de Memória e modos de Execução do Processador. Detalhamento dos componentes de um sistema de computação, como tipos de Memória, características dos processadores atuais, arquiteturas de microprocessadores de mercado: RISC e CISC, características e organização RAID. Apresentação dos mecanismos de processadores vetoriais e matriciais e compreensão da diferenciação e aplicabilidade entre arquiteturas básicas e especiais: arquiteturas CISC e RISC. Apresentação do conjunto de instruções e chamada de sub-rotina, tratamento de interrupções, exceções e barramento. Apresentação dos conceitos de tipos de instruções de dados e tipos de endereçamento. Compreensão do controle e unidade de processamento, a organização de memória e a diferenciação e aplicabilidade entre arquiteturas básicas e especiais.

 

3.Algoritmos para Computação | 40H

O que é algoritmo? Tipos de algoritmos. Descrição narrativa. Diagrama de Chapin, pseudocódigos e linguagens de programação. Compiladores e Interpretadores. Expressões condicionais. Estrutura de seleção simples. Seleções encadeadas. Padrões de desenvolvimento de um algoritmo. Tipos de dados. Constantes. Declaração de variáveis e constantes. Operadores. Operadores lógicos, operador lógico de conjunção, operador lógico de disjunção inclusiva, operador lógico de negação e teste de mesa. Criptografia clássica. Criptografia simétrica. Criptografia assimétrica. Raciocínio baseado em casos. Lógica difusa e redes neurais.

 

4. Estrutura de Dados | 40H

Estruturas de dados. A importância da estruturação dos dados. Relação entre dados e estruturas de dados. Tipos de dados. Heap. MAX-HEAPIFY. O algoritmo de ordenação heap sort. Filas de prioridades. Pilhas. Estratégias de implementação de pilhas. Registros. Arquivos e Vetores de Registros. Estruturas sequenciais. Diagramas de blocos. Método da substituição. Método da árvore de recursão. Método mestre. Estruturas condicionais. Estruturas de repetição. Estrutura das árvores. Árvores estritamente binárias. Árvore completa e árvore cheia. Vetores de dados. Vetores bidimensionais. Vetores com mais de duas dimensões.

 

5.Engenharia de Software | 40H

O que é a Engenharia de Software? Processos de Software. Metodologia Genérica de desenvolvimento. Objetivo da Engenharia de Software. Como e por que surgiu a Engenharia de Software? A Crise do Software? Princípios da Engenharia de Software. Prototipagem de requisitos. Modelagem por casos de uso. Tipos de Análises de Sistemas. Processo da Engenharia de Requisitos de Software. Modelo cascata. Modelo ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. Fases de desenvolvimento do software. Modelo do problema. Qualidade dos requisitos. Manutenção de software. Problemas na manutenção de software. Reengenharia de Software.

 

6. Engenharia de Requisitos | 40H

Conceitos Iniciais. Requisitos de Software. Propriedade dos Requisitos de Software. Categorias de requisitos de software. Tipos de requisitos. Requisitos de negócio. As diferentes visões a respeito da análise de requisitos. Engenharia de requisitos de software. Estudo de viabilidade. Elicitação dos requisitos. Análise dos requisitos. Requisitos funcionais. Requisitos de usuários. Requisitos de sistema. Sobre a Engenharia. Atributos de requisitos. O processo da Engenharia de Requisitos dentro de uma visão organizacional. Conceitos gerais sobre requisitos de software. A estrutura da especificação de requisitos. Modelo de especificação de requisitos de software. Modelo cascata. Modelo ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. Documento de requisitos do IEEE. Disciplinas de engenharia e disciplinas de apoio. A prática da Engenharia de Requisitos.

 

7. Banco de Dados | 40H

Principais conceitos em um sistema de bancos de dados. Dados estruturados e não estruturados. Sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Modelo conceitual. Modelo lógico. Modelo Físico. Entidade e Relacionamento. Modelo Entidade-Relacionamento. Entidade. Cardinalidade. Atributos. Abstração. Modelos relacionais. Modelos não relacionais. SQL. Linguagem DDL. Linguagem DML. Funções em linguagem SQL. Procedimentos em SQL e Estruturas. Controle e gerenciamento de transações de Bancos de Dados. Principais SGBDs disponíveis no mercado. Introdução a Bancos de dados NoSQL. SGBDs: disponíveis no mercado, o uso e a sua evolução.

 

8. Projeto de Software | 40H

Fundamentos de processo de software. Processo de produção do Software. Especificação de software. Modelos de processos de software. Processo de integração do gerenciamento do projeto. Modelos de maturidade CMM/ CMMI e MPS.BR. Normas de qualidade de processo de software. Planejamento, execução e controle de projeto de software. Gerenciamento de projetos. Fase de projeto e implementação de desenvolvimento de software. Projeto de Arquitetura. Projeto de componentes. Tipos de métricas. Métricas orientadas ao tamanho. Métricas orientadas à função. Métricas orientadas a objetos. Métricas de produtividade. Métricas de qualidade. Métricas técnicas. Métricas e custo do software. Métricas de Banco de Dados, de Implementação, de Teste, Performance, Implantação, Integração, Operação, Monitoramento e Marketing. Métricas aplicadas à gerência do desenvolvimento de software.

 

9. Qualidade de Software | 40H

Conceito de Qualidade de Software. Atributos de qualidade. O custo da qualidade de software. Erro x defeito x falha e a importância da revisão. Alcançando a qualidade. Garantia de qualidade. Elementos de garantia da qualidade de software. Tarefas, metas e métricas da SQA. Técnicas de Revisão de Software. Revisões Técnicas Formais. Reuniões de Revisão. Relatório de Revisão e Manutenção de Registros. Diretrizes de revisão. Revisão por amostragem. Plano de testes. Testes de validação. Testes de sistema. Estratégias de teste de software. Estratégias de testes para softwares convencionais. Testes no contexto da orientação a objetos.

 

10. Metodologias Ágeis e Gestão de Equipes de TI | 40H

Os novos papéis e responsabilidades na adoção ágil. O processo de horizontalização da hierarquia. O papel do gestor em uma organização ágil. O que é cerimônia de agilidade? Uso do modelo Canvas. Gestão de equipes com times ágeis. O que é mindset?. Mindset fixo x mindset de crescimento. Mudança de mindset. Introdução ao Soft skills e Hard skills. Caracterização do Soft skills. Habilidades profissionais do século XXI. Introdução ao pensamento ágil em escala. Scaled Agile Framework. Large-Scale Scrum. Disciplined Agile (DA). O Manifesto do Disciplined Agile (DA). Introdução ao pensamento Modern Agile (Ágil Moderno). Framework Modern Agile. Diferenças na implantação do Manifesto Ágil e do Modern Agile. Princípios do Agnostic Agile. Framework Lean Kanban. Metodologia Scrum. Metodologia eXtreme Programming (XP). A Gestão ágil com o OKR. Aplicando notas no OKR. Trabalho remoto. Vantagens do trabalho remoto. Times remotos. Contratação de profissionais para times remotos.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-graduação em Engenharia de Software

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 1078,80

por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 1078,80 por R$ 358,80

em até 12x sem juros de R$ 29,90

Boleto parcelado

de R$ 1078,80 por R$ 358,80

em até 3x sem juros de R$ 119,60

Pix à vista

de R$ 1078,80 por R$ 322,92

Boleto à vista

de R$ 1078,80 por R$ 358,80