Educação

Pós-graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais

Sobre a Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais

 

A pós-graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais foi pensada para atender as demandas contemporâneas da formação dos profissionais da área de educação para desenvolver os conhecimentos necessários para o atendimento de crianças nos anos iniciais na rede de ensino.

 

Para isso, considerando uma formação ampla, multidisciplinar e atendendo às exigências legais e pedagógicas atuais, o profissional vai ampliar seus conhecimentos acerca da educação infantil e suas especialidades, conhecendo princípios e metodologias que alimentarão os processos de desenvolvimento e aprendizagem na infância.

 

Com uma organização curricular que permite o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes profissionais baseadas na nova BNCC, o especialista nesta área terá conhecimentos e o entendimento do desenvolvimento e das necessidades para o crescimento para esta fase, além de ser estimulado a usar sua criatividade para as práticas pedagógicas e alfabetização e letramento.

 

Compreender a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança, explorando os aspectos: Biológicos, Sociais, Afetivos, Cognitivo - Linguísticos e suas implicações no processo educativo e disponibilizar para os futuros educadores Métodos, Técnicas e Teorias que fundamentam esta modalidade de ensino.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. A linguagem e a escrita nos anos iniciais | 40H

Abordagem da capacitação para participação no planejamento, organização e gestão da escola, com competências técnico científica, sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela. Diferenças e semelhanças entre administração escolar e gestão escolar . Perspectivas da gestão educacional.

 

2. Problemas de aprendizagem e fracasso escolar | 40H

Definições Descritivas. Teorias e Modelos das Dificuldades de Aprendizagem. IImagem Gestáltica. Enfoque Neuropsicológico. Concepção Heterogênea das Dificuldades de Aprendizagem. Modelos Neuropsicológicos. Explicação das dificuldades de aprendizagem da linguagem (DAL). Explicação Cognitiva e Simbólica. Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e Escrita segundo (DALE). Modelo de Conexões Múltiplas de Aquisição da Leitura. As conexões múltiplas entre os códigos fonológico-ortográficos do elemento correspondente. Modelo de Desenvolvimento Restritivo de Aquisição de Aquisição da Escrita. Desenvolvimento Restritivo de Aquisição da Escrita. Explicação das dificuldades de aprendizagem da matemática (DAM). Neuropsicologia. Explicação Educativa. Explicação Cognitiva. Modelos mentais para as tarefas matemáticas. Classificação das dificuldades de aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem frente a outros transtornos.

 

3. Estratégia de ensino pelo lúdico | 40H

Discussão da educação física na perspectiva da formação e da prática profissional em Pedagogia. Análise contextualizada do desenvolvimento humano e da cultura corporal, numa perspectiva emancipatória. Estudo e vivência de práticas corporais nas suas diferentes manifestações e dimensões. Dinâmicas de jogos e atividades lúdicas, como elemento de solidificação do processo ensino-aprendizagem. O recreio dirigido, como prática pedagógica e educativa.

 

4. Gestão da educação infantil e anos iniciais | 40H

Compreender a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança, explorando os aspectos: Biológicos, Sociais, Afetivos, Cognitivo - Linguísticos e suas implicações no processo educativo e disponibilizar para os futuros educadores Métodos, Técnicas e Teorias que fundamentam esta modalidade de ensino.

 

5.Projetos pedagógicos na educação infantil e anos iniciais | 40H

A prática educativa. Organização e planejamento do espaço na educação infantil. Diretrizes operacionais para a educação infantil. Indicadores da qualidade na educação infantil. Mudanças através do tempo. Espaço escolar. Organização baseada no aluno. Zonas na sala de aula. Organização espacial. Formação dos professores. Pedagogia de projetos didáticos. Manifestações das crianças. Avaliação segundo as diretrizes. As brincadeiras na educação infantil. Criatividade. Brincadeira. Importância de brincar. Perspectivas sobre o brincar. Categorias para brincar. A brincadeira e o desenvolvimento. Linguagem do brinquedo. O currículo e a pedagogia da brincadeira. Referenciais curriculares nacionais. Diretrizes curriculares nacionais. Currículo. Diálogo. O trabalho com as múltiplas linguagens. Contribuição para o aluno. A formação pessoal e social da criança. Desenvolvimento humano em processo de construção. Teoria de piaget. Construtivismo. Desenvolvimento infantil para piaget. Teoria de vygotsky. Desenvolvimento infantil para vygotsky. A aprendizagem. Teoria de wallon. Desenvolvimento infantil para wallon. Reflexão e prática pedagógica. As interações criança/criança como recurso de desenvolvimento: identidade e autonomia. Como formar as crianças. O desenvolvimento da motricidade. A psicomotricidade no desenvolvimento da criança. Psicomotricidade.

 

6. Educação infantil na contemporaneidade | 40H

Propiciar o aprofundamento de conhecimentos na área de Educação Infantil, visando instrumentalizar profissionais para uma atuação consequente e um atendimento de qualidade junto à criança de zero a cinco anos. Desenvolver competências relacionadas às práticas de organização e desenvolvimento do atendimento à criança pequena em creches e pré-escolas. Contribuir para a reflexão crítica acerca da Educação Infantil com as mídias no cotidiano infantil.

 

7. Educação especial e inclusão escolar | 40H

Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário internacional e nacional. A educação especial, o ensino regular e o atendimento educacional especializado a partir da política nacional de educação inclusiva e os projetos políticos pedagógicos. Sujeitos com história de deficiência na educação básica: questões de currículo e gestão escolar. Processos educativos na escola de educação inclusiva: experiências em âmbito escolar e não - escolar. Fundamentos e recursos pedagógicos para inclusão: acessibilidade, tecnologia assistiva, desenho universal.

 

8. Docência do ensino superior | 40H

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia do trabalho científico | 40H

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

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