Educação
Pós-Graduação em Educação Infantil e Alfabetização
Sobre a Pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização
A Educação Infantil é uma importante etapa para o desenvolvimento inicial da alfabetização, pois prepara as crianças com habilidades pré-alfabéticas, como reconhecimento de letras e consciência fonológica, além de fomentar o desenvolvimento da linguagem oral. Nesse período, os educadores estimulam a leitura e escrita através de histórias, canções e atividades lúdicas, cultivando também habilidades sociais e cognitivas, essenciais para a compreensão de textos e raciocínio lógico. Essa fase pode proporcionar uma transição suave para a alfabetização formal, fazendo com que as crianças, já familiarizadas com os livros e a linguagem escrita, enfrentem com mais confiança os desafios da leitura e escrita estruturadas no ensino fundamental.
A Pós-Graduação em Educação Infantil e Alfabetização foi criada com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de ensino dos profissionais educadores para o ensino de crianças em idade pré-escolar. Para isso, o curso dispõe de um conjunto de disciplinas que abrange temas como a linguagem e a escrita nos anos iniciais, dificuldades de aprendizagem, práticas de alfabetização e letramento, psicologia da aprendizagem e desenvolvimento etc., permitindo ao aluno integrá-los e refleti-los em sua formação de modo eficaz.
O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Teorias e Práticas da Educação Infantil | 60H
Conhecimento da história e das concepções de Educação Infantil, as políticas públicas para a educação da infância. As perspectivas de uma pedagogia da infância. Análise contextual e caracterização dos processos organizativos das instituições de educação infantil, os elementos tempo e espaço pedagógicos. Compreensão das estruturas curriculares e as organizações didático-metodológicas da educação infantil. Implicações da ação pedagógica nas interações entre docentes, crianças e comunidade.
2. Educação Infantil na Contemporaneidade | 40H
Propiciar o aprofundamento de conhecimentos na área de Educação Infantil, visando instrumentalizar profissionais para uma atuação consequente e um atendimento de qualidade junto à criança de zero a cinco anos. Desenvolver competências relacionadas às práticas de organização e desenvolvimento do atendimento à criança pequena em creches e pré-escolas. Contribuir para a reflexão crítica acerca da Educação Infantil com as mídias no cotidiano infantil.
3. A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais | 40H
Abordagem da capacitação para participação no planejamento, organização e gestão da escola, com competências técnico científica, sensibilidade ética e compromisso com a democratização das relações sociais na instituição escolar e fora dela. Diferenças e semelhanças entre administração escolar e gestão escolar. Perspectivas da gestão educacional.
4. Dificuldades de Aprendizagem | 40H
Histórico das concepções de ensino-aprendizagem. Fracasso Escolar x dificuldades de aprendizagem na perspectiva da psicopedagogia. Transtornos funcionais específicos da aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática. Relações entre a aprendizagem e a plasticidade cerebral. Transtornos de comportamento. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
5. Práticas de Alfabetização e Letramento | 60H
Compreender os conceitos de alfabetização e letramento. - Analisar os processos cognitivos envolvidos no ensino da língua escrita. - Conhecer e estudar os métodos de alfabetização e os modos de organização do trabalho de alfabetização.
6. Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento | 40H
Desenvolvimento e aprendizagem: conceitos e teorias. Fatores fundamentais do desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida escolar, cognitiva, emocional, social e física. Conhecimento sobre os aspectos psicológicos subjacentes às práticas educativas desenvolvidas na aprendizagem da criança, adolescente e adultos. Aplicação dos conhecimentos básicos de psicologia no contexto escolar no processo de orientação, intervenção e promoção do sucesso escolar.
7. Produção de Textos e Apropriação da Escrita | 60H
Apresenta pesquisas recentes sobre o tema, trazendo perspectivas e reflexões. Sendo o enfoque principal a discussão sobre o processo de apropriação da escrita. Para isso, procurou-se inicialmente apresentar em linhas gerais a trajetória da língua escrita, revivendo origem, formação e desenvolvimento no ser humano.
8. Docência no Ensino Superior | 40H
Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.
9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científica e a lógica da pesquisa científica.
Pós-Graduação em Educação Infantil e Alfabetização
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
de R$ 958,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 287,04
de R$ 958,80 por R$ 358,80