Educação

Pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização

Sobre a Pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização

 

A alfabetização refere-se ao processo de ensino e aprendizagem da decodificação do sistema alfabético, ou seja, a correspondência entre as letras e os sons da língua, enquanto o letramento diz respeito ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, incluindo a compreensão e produção de diferentes gêneros textuais.

 

 

Um profissional da área de Educação que deseja aprimorar suas técnicas de ensino em relação à alfabetização e letramento deve ter uma formação ampla e multidisciplinar que contemple diferentes áreas do conhecimento, como a Linguística, a Psicologia, a Educação e a Pedagogia. Além disso, é importante que esse profissional esteja atualizado sobre as exigências legais e pedagógicas vigentes e que desenvolva práticas pedagógicas que valorizem a ludicidade, a interação social e a diversidade cultural.

 

A pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização foi criada com o intuito de aperfeiçoar as técnicas de ensino dos profissionais educadores para o atendimento de crianças em idade pré-escolar. Dessa forma, considerando uma formação ampla e multidisciplinar, e atendendo às exigências legais e pedagógicas atuais, o profissional vai ampliar suas técnicas de ensino e seus métodos pedagógicos, bem como seus conhecimentos acerca de práticas lúdicas voltadas à alfabetização, contribuindo, assim, para o melhor aprendizado dos alunos nos anos iniciais. O especialista nesta área terá competências e habilidades suficientes para construir o conhecimento dos alunos sobre este assunto, além de ser estimulado a usar sua criatividade para as práticas pedagógicas pertinentes.

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Teorias e Práticas da Educação Infantil | 60H

Conhecimento da história e das concepções de Educação Infantil, as políticas públicas para a educação da infância. As perspectivas de uma pedagogia da infância. Análise contextual e caracterização dos processos organizativos das instituições de educação infantil, os elementos tempo e espaço pedagógicos. Compreensão das estruturas curriculares e as organizações didático-metodológicas da educação infantil. Implicações da ação pedagógica nas interações entre docentes, crianças e comunidade.

 

2. Educação Infantil na Contemporaneidade | 40H

Propiciar o aprofundamento de conhecimentos na área de Educação Infantil, visando instrumentalizar profissionais para uma atuação consequente e um atendimento de qualidade junto à criança de zero a cinco anos. Desenvolver competências relacionadas às práticas de organização e desenvolvimento do atendimento à criança pequena em creches e pré-escolas. Contribuir para a reflexão crítica acerca da Educação Infantil com as mídias no cotidiano infantil.

 

3. A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais | 40H

Infância e visão histórica da Educação Infantil. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem e teorias cognitivas do desenvolvimento. Pré-Escola e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Processo de alfabetização no Brasil. Níveis conceituais da escrita. Integração da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Currículo e Cultura na Educação Infantil.

 

4. Dificuldades de Aprendizagem | 40H

Histórico das concepções de ensino-aprendizagem. Fracasso Escolar x dificuldades de aprendizagem na perspectiva da psicopedagogia. Transtornos funcionais específicos da aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática. Relações entre a aprendizagem e a plasticidade cerebral. Transtornos de comportamento. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).

 

5. Práticas de Alfabetização e Letramento | 60H

Compreender os conceitos de alfabetização e letramento. - Analisar os processos cognitivos envolvidos no ensino da língua escrita. - Conhecer e estudar os métodos de alfabetização e os modos de organização do trabalho de alfabetização.

 

6. Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento | 40H

Desenvolvimento e aprendizagem: conceitos e teorias. Fatores fundamentais do desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida escolar, cognitiva, emocional, social e física. Conhecimento sobre os aspectos psicológicos subjacentes às práticas educativas desenvolvidas na aprendizagem da criança, adolescente e adultos. Aplicação dos conhecimentos básicos de psicologia no contexto escolar no processo de orientação, intervenção e promoção do sucesso escolar.

 

7. Produção de Textos e Apropriação da Escrita | 60H

Apresenta pesquisas recentes sobre o tema, trazendo perspectivas e reflexões. Sendo o enfoque principal a discussão sobre o processo de apropriação da escrita. Para isso, procurou-se inicialmente apresentar em linhas gerais a trajetória da língua escrita, revivendo origem, formação e desenvolvimento no ser humano.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-graduação em Educação Infantil e Alfabetização

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 383,04

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 478,80