Educação

Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla

Sobre a Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla

 

A Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, com ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla, coloca em foco a formação de educadores para uma intervenção pedagógica eficaz que favoreça a inclusão educacional de qualidade. Diante do crescente desafio que as escolas de Educação Infantil ao Ensino Médio, sejam públicas ou privadas, enfrentam para atender às demandas de uma educação verdadeiramente inclusiva, surge a necessidade de profissionais altamente capacitados. Estes profissionais devem estar aptos a compreender e atuar dentro dos contextos educacionais inclusivos, promovendo a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais.

 

A pós-graduação do Cenes visa estabelecer um diálogo enriquecedor entre os conhecimentos necessários para a plena compreensão das capacidades e potenciais das pessoas com deficiência, colocando-as como protagonistas de sua jornada educacional. Através do estímulo à reflexão sobre inclusão, acolhimento e desenvolvimento de estratégias para a permanência e sucesso de todos os estudantes, o curso se propõe a formar profissionais capazes de elaborar, implementar e avaliar iniciativas educacionais que se apoiam nos princípios de uma educação para todos.

 

O objetivo central do curso é fornecer aos educadores as ferramentas necessárias para serem agentes transformadores dentro do ambiente escolar, promovendo uma cultura de inclusão que valoriza a diversidade e garante igualdade de oportunidades educacionais para todos os alunos. O curso busca, portanto, formar uma nova geração de educadores comprometidos com a construção de uma sociedade mais inclusiva, através de uma educação que reconhece e celebra as diferenças como elementos enriquecedores do processo de aprendizagem.

 

 

Para quem é este curso

 

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas à atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. História da Educação Especial Inclusiva no Brasil | 40H

Esta disciplina tem como objetivo geral oferecer uma compreensão abrangente da evolução da educação especial e inclusiva no Brasil, destacando os marcos históricos, as políticas públicas, os desafios e as conquistas que moldaram a atual paisagem educacional para estudantes com necessidades especiais. Visa preparar educadores, gestores e demais profissionais da educação para atuarem de forma crítica e inovadora no desenvolvimento de práticas educativas que sejam verdadeiramente inclusivas.

 

2. Processo Educacional Especial e Inclusivo | 60H

A disciplina tem como objetivo geral fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente dos fundamentos, desafios e estratégias do processo educacional especial e inclusivo, abordando os seguintes temas: educação inclusiva, reorganização da escola e flexibilização do ensino; organização do currículo na educação inclusiva; comportamento autista; processo educacional do aluno com deficiência mental; educação de surdos.

 

3. Legislação e políticas para educação inclusiva especial | 40H

Esta disciplina visa fornecer aos estudantes um conhecimento abrangente sobre a legislação e as políticas públicas voltadas para a educação inclusiva e especial no Brasil. Pretende-se capacitar educadores, gestores e demais profissionais da educação para compreenderem, aplicarem e atuarem conforme as normativas legais, contribuindo para a efetivação de um sistema educacional inclusivo que atenda às necessidades de todos os alunos.

 

4. TEA: Transtorno do Espectro Autista, contextualização e inclusão | 40H

Esta disciplina visa oferecer aos educadores e profissionais da área da educação um conhecimento aprofundado sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando as melhores práticas para promover uma educação inclusiva de qualidade e capacitando os participantes a desenvolverem estratégias pedagógicas eficazes, utilizar tecnologias assistivas e criar ambientes escolares acessíveis para alunos com TEA.

 

5. A educação especial e a inclusão escolar | 60H

Apresenta não apenas os fundamentos teóricos da Educação Especial, mas também práticas pedagógicas e adaptações ambientais necessárias para uma verdadeira inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Estuda as diretrizes legais, tecnologias assistivas e estratégias de implementação de uma escola acessível, construindo, assim, um ambiente educacional inclusivo e acolhedor para todos.

 

6. Teorias da aprendizagem e inclusão digital | 40H

Dinâmicas da aprendizagem e o papel das tecnologias digitais na promoção da inclusão social são abordados, assim como teorias clássicas e contemporâneas da aprendizagem. A educação pode ser transformada pela inclusão digital, visando superar a exclusão social e digital. A busca pelo conhecimento científico e por novas opiniões que enriqueçam o debate contribui para a evolução das práticas educacionais inclusivas.

 

7. Atuação do docente na educação inclusiva | 40H

Esta disciplina é dedicada a explorar as diversas facetas da educação inclusiva, com ênfase na atuação do docente frente a alunos com diferentes tipos de deficiência. Por meio de uma abordagem reflexiva e crítica, buscamos não apenas apresentar conceitos e teorias, mas também incentivar a prática pedagógica adaptativa e inovadora. Pretende-se aprofundar conhecimentos sobre inclusão, legislação educacional, uso de tecnologias assistivas e metodologias de ensino acessíveis, promovendo um ambiente educacional acolhedor e eficiente para todos.

 

8. Supervisão escolar com ênfase em Educação Inclusiva | 40H

Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar a educação inclusiva, a atuação do supervisor pedagógico, propostas de adaptação curricular para educação inclusiva, o lúdico no desenvolvimento global e os conceitos da supervisão pedagógica.

 

9. Educação Especial, inclusão escolar e adaptações Curriculares | 60H

Esta disciplina busca fornecer uma base sólida sobre os fundamentos da educação especial, os princípios da inclusão escolar e as estratégias para realizar adaptações curriculares eficazes, abordando temas como o conceito de educação especial e educação inclusiva; currículo, inclusão; projeto político pedagógico e práticas curriculares inclusivas.

 

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