Educação
Pós-graduação em Educação Especial
Sobre o Curso de Pós-graduação em Educação Especial
Em um mundo que clama por inclusão e equidade, o educador especialista é a peça-chave para transformar realidades. A Pós-graduação em Educação Especial é a sua resposta a este chamado, um programa desenhado não apenas para ensinar, mas para capacitar você a ser um verdadeiro agente de mudança. Aqui, você dominará as estratégias e ferramentas mais eficazes para promover o desenvolvimento pleno de cada aluno, tornando-se o profissional que compreende, acolhe e potencializa a diversidade em qualquer ambiente de aprendizagem.
Ao concluir esta especialização, você não receberá apenas um certificado, mas um passaporte para o avanço em sua carreira. Estará qualificado para assumir posições de liderança, atuar como consultor, ou simplesmente ser a referência em sua instituição, abrindo portas para novas oportunidades e maior reconhecimento profissional. Este curso é o investimento estratégico que separa os educadores comuns dos especialistas que lideram a transformação.
Para quem é este curso
Você é pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional ou professor e sente o desafio diário de promover uma aprendizagem que verdadeiramente alcance todos os alunos? Se você busca ir além do conhecimento superficial e deseja dominar as ferramentas, metodologias e estratégias para atender com excelência às necessidades de crianças e adolescentes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, esta especialização foi desenhada para o seu próximo passo profissional.
Este curso é ideal tanto para quem já atua na área e busca uma atualização robusta e aprofundamento técnico, quanto para profissionais graduados em áreas afins que almejam uma transição de carreira segura e com propósito. Se o seu objetivo é se tornar uma referência em práticas inclusivas na sua escola, ganhar a confiança necessária para elaborar e aplicar planos de ensino individualizados (PEI) eficazes ou assumir cargos de liderança em educação especial, aqui você encontrará o conhecimento e a segurança para transformar realidades.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
O que você vai aprender
Educação Inclusiva | 40h
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem | 40h
Estudo do desenvolvimento neuropsicomotor e suas relações com o aprendizado. Bases neurobiológicas do desenvolvimento motor e cognitivo. Marcos do desenvolvimento infantil. Influências ambientais, sociais e biológicas no desenvolvimento. Alterações neuropsicomotoras e seus impactos na aprendizagem. Avaliação e intervenções para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Integração entre saúde, educação e família no contexto do neurodesenvolvimento.
Psicopedagogia | 40h
Psicopedagogia; evolução conceitual e histórica; objeto da psicopedagogia; em que atua o psicopedagogo; Aspectos teórico e metodológicos da psicopedagogia; ética do psicopedagogo; prática psicopedagógica e suas modalidades
Políticas Públicas e Legislação Educacional | 40h
A disciplina abordará temas centrais relacionados às políticas públicas e à legislação educacional. Serão explorados conceitos fundamentais de políticas públicas no contexto da educação, estruturas legais que regem os sistemas educacionais, o papel das políticas educacionais no desenvolvimento social e a análise crítica de políticas educacionais implementadas. Técnicas para a formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais, juntamente com a legislação educacional vigente em diferentes contextos.
Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem | 40h
Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.
TEA - Transtorno do Espectro Autista | 40h
Proporcionar uma compreensão ampla e integrada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando seu histórico, etiologia, características diagnósticas, funcionamento cognitivo e neuroanatômico, além de discutir a inclusão social e os marcos legislativos relacionados ao tema.
Língua Brasileira de Sinais - Libras | 40h
Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como instrumento de comunicação e inclusão. Fundamentos linguísticos e gramaticais de LIBRAS. Estrutura sintática, semântica e pragmática da língua de sinais. História e cultura surda no Brasil. Aspectos sociolinguísticos e a importância da LIBRAS para a inclusão social e educacional. Estratégias pedagógicas para o ensino e aplicação de LIBRAS em diferentes contextos. Desenvolvimento da habilidade prática em LIBRAS para comunicação básica.
Tecnologias Assistivas | 40h
Tecnologias assistivas: fundamentos e inclusão. Desenvolvimento, tipos de ferramentas, bases legais. Comunicação e acessibilidade, interação com as pessoas. Tecnologias para surdos e deficientes auditivos, cegos e deficientes visuais. Ferramentas de geração de voz. Dispositivos de apoio à locomoção. Tecnologias para autonomia de pessoas com modalidades reduzidas, adaptação domiciliar. Controle e automação residencial, Veículos e transportes adaptados, Inovações e Perspectivas em Tecnologias Assistivas, Acessibilidade e design universal, Desafios e barreiras na adoção de tecnologias assistivas, capacitação em tecnologias assistivas.
Docência no Ensino Superior | 40h
A disciplina visa propiciar reflexões acerca do papel histórico, pedagógico e prático do professor universitário, oferecendo bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento de competências docentes no Ensino Superior. Aborda o surgimento da docência universitária, a formação pedagógica do professor, as especificidades da aprendizagem de adultos (andragogia), a organização didática, o planejamento e a avaliação, bem como o emprego de metodologias ativas e uso de tecnologias para a inovação na prática docente.
Pós-graduação em Educação Especial
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
Portaria do Curso no MECde R$ 958,80
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Investimento
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