Educação

Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos

Sobre a Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos

O curso de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos é uma especialização que tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem no campo da educação voltado especificamente para pessoas jovens e adultas que não concluíram a educação básica na idade regular. Durante o curso, são abordados diversos temas relacionados ao ensino e aprendizagem nesse contexto específico. Os estudantes têm a oportunidade de estudar os fundamentos da educação de jovens e adultos, compreendendo os conceitos, teorias e marcos legais relevantes para essa área. Além disso, são exploradas metodologias e estratégias pedagógicas eficazes para o ensino desse público, levando em consideração suas experiências de vida, interesses e necessidades educacionais. A alfabetização e o letramento também são temas importantes tratados no curso, com o objetivo de desenvolver as habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos em contextos de Educação de Jovens e Adultos. A avaliação e o acompanhamento dos alunos também são abordados, visando identificar seu progresso e desenvolver estratégias de intervenção pedagógica quando necessário. A utilização de tecnologias educacionais e recursos digitais é explorada como uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem dos jovens e adultos. Além disso, são analisadas as políticas públicas relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, com enfoque na inclusão social e equidade no acesso à educação. O curso também discute a relação entre a educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho, reconhecendo a importância da formação profissional e da educação continuada nesse contexto. Geralmente, o curso oferece oportunidades de estágio ou práticas supervisionadas, permitindo que os estudantes vivenciem na prática os desafios e estratégias de ensino na Educação de Jovens e Adultos.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Fundamentos Metodológicos da EJA

Conhecer o que é Educação de Jovens e Adultos. Aprofundar a EJA e a Educação Popular, uma Conexão Necessária Aprofundar o Pensamento de Paulo Freire Compreender pontos Fundamentais na organização de uma Escola para Adultos Perceber uma Possí¬vel Organização de uma Escola para Adultos e uma Possí¬vel Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos Aprofundar sobre o Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos Compreender a Construção e Preparação das Atividades: Plano de Aula Distinguir algumas Diferenças e Semelhanças entre Alfabetizar Adultos e Crianças Estudar sobre Processos e Métodos de Alfabetização; a Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho; a Avaliação na Educação de Jovens e Adultos Compreender sobre os Fundamentos Metodológicos em Educação de Jovens e Adultos

 

2. Legislação e Direito Educacional

Legislação Educacional e Legislação do Ensino; Direito Educacional e Educação do século XXI; Escola do século XXI; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Pedagogia; Educação Nacional e Formação do Cidadão; Educação para o Direito de todos; Conveniência didático–pedagógica e utilidade científica do Direito Educacional.

 

3. Práticas Pedagógicas para a EJA 

Língua Portuguesa. Linguagem Oral. Linguagem Escrita. A Análise Linguística. Resolução de Problemas. Números e Operações Numéricas. Medidas. Geometria. Introdução à Estatística. O Educando e o Lugar de Vivência. Cultura e Diversidade Cultural. Cidadania e Participação. Alfabetização Como Busca de Emprego. Alfabetização Como Prazer em Aprender.

 

4. Tendências Atuais na Educação

Planejamento Educacional. Planejamento Educacional, de Currículo e de Ensino. Etapas do Planejamento de Ensino. O Plano da Escola. Plano Bimestral.

 

5.Legislação, Políticas e Diretrizes para a EJA

É importante, de imediato, definir o que vem a ser “educação básica”. Para tanto necessário se faz verificar a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996), que em seu art. 21, I elucida tratar-se da “educação infantil, ensino fundamental e ensino médio”. Feita essa definição, volte-se à Carta Magna, para que se atente a um detalhe do texto constitucio É importante, de imediato, definir o que vem a ser “educação básica”. Para tanto necessário se faz verificar a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/1996), que em seu art. 21, I elucida tratar-se da “educação infantil, ensino fundamental e ensino médio”. Feita essa definição, volte-se à Carta Magna, para que se atente a um detalhe do texto constitucional. A redação do art. 208, I, foi alterada pela EC nº 59/2009 e a Lei nº nº 12.061/2009. Antes da alteração, o texto obrigava e garantia o acesso ao ensino fundamental bem como o acesso gratuito aos que a ele não tiveram acesso na idade própria. A partir da emenda, houve, portanto, ampliação da proteção jurídica de toda a educação básica, fortalecendo a exigibilidade jurídica do ensino médio, regular e na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). Conclui-se que a Constituição atualmente assegura o direito à EJA relativo a toda educação básica.nal. A redação do art. 208, I, foi alterada pela EC nº 59/2009 e a Lei nº nº 12.061/2009. Antes da alteração, o texto obrigava e garantia o acesso ao ensino fundamental bem como o acesso gratuito aos que a ele não tiveram acesso na idade própria. A partir da emenda, houve portanto ampliação da proteção jurídica de toda a educação básica, fortalecendo a exigibilidade jurídica do ensino médio, regular e na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). Conclui-se que a Constituição atualmente assegura o direito à EJA relativo a toda educação básica.

 

6. Educação e Cultura

Quando se trata de cultura e educação, podemos dizer que são estes fenômenos intrinsecamente ligados, a cultura e a educação, juntas tornam-se elementos socializadores, capazes de modificar a forma de pensar dos educandos e dos educadores; quando adotamos a cultura como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem

 

7. Docência no Ensino Superior

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

8. Dificuldades de Aprendizagem

Histórico das concepções de ensino-aprendizagem. Fracasso Escolar x dificuldades de aprendizagem na perspectiva da psicopedagogia. Transtornos funcionais específicos da aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática. Relações entre a aprendizagem e a plasticidade cerebral. Transtornos de comportamento. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

Desconto por tempo limitado!
Pós-graduação

Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos

Início imediato

100% online

Sem taxa de matrícula

Estude onde e quando quiser

TCC opcional

Material em PDF

Conclusão mínima de 4 meses

de R$ 958,80

por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Investimento

Cartão de crédito

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Boleto parcelado

de R$ 958,80 por R$ 478,80

em até 12x sem juros de R$ 39,90

Pix à vista

de R$ 958,80 por R$ 383,04

Boleto à vista

de R$ 958,80 por R$ 478,80