Educação
Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior
Sobre a Pós-graduação em Docência no Ensino Superior
A pós-graduação em Docência no Ensino Superior do Cenes representa a escolha ideal para aqueles que aspiram à excelência na carreira acadêmica. Com uma abordagem integrada, que alia teoria, metodologia e prática, o curso é cuidadosamente desenhado para capacitar educadores frente aos desafios contemporâneos do ensino superior.
Este curso configura-se como um portal para uma trajetória de sucesso na docência universitária, disponibilizando todas as ferramentas essenciais para um desempenho eficaz, seja em salas de aula presenciais ou em modalidades de educação a distância.
Por meio de um conteúdo abrangente, que vai desde a influência da tecnologia na educação até estratégias pedagógicas avançadas, os alunos serão preparados para desenvolver ambientes de aprendizagem dinâmicos e inovadores
Para quem é este curso
O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.
Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui
1. Cultura e Era Digital | 40H
Explora a transformação cultural e social na era digital, focando nas novas relações interpessoais, demandas virtuais versus físicas, a construção do ego moderno, a tensão entre individualidade e coletividade, e o impacto das influências digitais na cultura e formação do indivíduo digital.
2. Cognição e Aprendizagem | 40H
O Processo de Ensinar e Aprender; Experiências Práticas em Neuroplasticidade; Neuroplasticidade e Aprendizagem; Os Fundamentos da Neuroplasticidade; Aprendizagem e Alfabetização de Pessoas com Deficiência; Trabalho com Crianças com Deficiência Intelectual; Dificuldades de Aprendizagem; Principais Distúrbios Relacionados com a Aprendizagem; Memória e Armazenamento das Informações; Imaginação, Pensamento e Linguagem.
3. Fundamentos da Docência no Ensino Superior | 60H
Esta disciplina oferece uma abordagem aprofundada sobre os fundamentos da docência no ensino superior, destacando a importância do papel do professor neste contexto. Visa proporcionar uma compreensão abrangente dos aspectos teóricos e práticos envolvidos na profissão docente, incluindo uma análise das contribuições antropológicas, filosóficas e sócio-históricas relevantes para a educação. Além disso, a disciplina foca na didática como um elemento central na promoção de práticas de ensino eficazes e na melhoria da qualidade educacional.
4. Psicologia da Educação | 40H
Os fundamentos da Psicologia da Educação, com foco especial na aprendizagem, seus processos e fatores influenciadores. Explora teorias e práticas relacionadas à aprendizagem e ao desempenho, motivação, condicionamento clássico e transferência da aprendizagem. Por meio de uma abordagem teórica e aplicada, os estudantes irão compreender como esses conceitos psicológicos influenciam o ambiente educacional e contribuem para o desenvolvimento de estratégias de ensino eficazes.
5. Didática e metodologia do Ensino Superior | 60H
Funções sociais da educação superior. Importância e necessidade da formação pedagógica do professor universitário. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A organização e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem: os planos de aula e os programas de aprendizagem. Os objetivos de ensino, os conteúdos programáticos as estratégias de ensino-aprendizagem.
6. Metodologias ativas e o Ensino híbrido | 40H
Esta disciplina aborda as fundamentações e aplicações práticas das metodologias ativas e do ensino híbrido no contexto educacional contemporâneo. Destina-se a explorar as estratégias pedagógicas que combinam ensino presencial com o online, visando maximizar o engajamento do aluno e personalizar a aprendizagem. Além disso, discute o papel crucial do professor no planejamento e execução dessas metodologias, assim como as ferramentas tecnológicas que facilitam a implementação do ensino híbrido.
7. Educação e as TICS | 40H
Estuda os novos paradigmas sociais e os processos de informatização da sociedade; As possibilidades e limites do uso dessas Tecnologias na educação infantil e no ensino fundamental como recursos facilitadores da aprendizagem; As políticas públicas de acesso tecnológico na escola; Alternativas metodológicas para inserção das novas TDICs como ferramentas de aprendizagem.
8. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H
A disciplina não contém videoaulas.
Esta disciplina visa preparar os estudantes para a realização de pesquisas científicas sólidas, promovendo o desenvolvimento de competências em escrita e apresentação de trabalhos acadêmicos. Explora os fundamentos da construção do conhecimento científico e a lógica da pesquisa científica.
9. Docência no Ensino Superior | 40H
A disciplina não contém videoaulas.
Esta disciplina busca capacitar docentes para enfrentar os desafios da educação superior contemporânea, equipando-os com conhecimento e ferramentas que fomentam práticas pedagógicas inovadoras para docência no Ensino Superior.
Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior
Início imediato
100% online
Sem taxa de matrícula
Estude onde e quando quiser
TCC opcional
Material em PDF
Conclusão mínima de 4 meses
de R$ 958,80
por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
Investimento
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 358,80
em até 12x sem juros de R$ 29,90
de R$ 958,80 por R$ 287,04
de R$ 958,80 por R$ 358,80