Direito

Pós-graduação em Direitos Humanos e Ressocialização

Sobre a Pós-graduação em Direitos Humanos e Ressocialização

 

Os Direitos Humanos e a Ressocialização estão interligados, através dos direitos humanos se proporcionam condições e transformações na consciência da população sobre a ressocialização.

 

O curso de pós-graduação em Direitos Humanos e Ressocialização promove o senso crítico e transforma a sociedade por meio de um processo educativo reflexivo. O objetivo é preparar profissionais para atuar de maneira interdisciplinar na área de Direitos Humanos, com eficácia e competência; aprofundando os conhecimentos sobre os Direitos Humanos e as questões sociais das mais diversas concepções, reconhecendo suas implicações metodológica e teórica.

 

O curso de pós-graduação é destinado a profissionais bacharéis em Direito, advogados, magistrados, procuradores, professores, pesquisadores, servidores públicos, outros operadores do Direito egressos de cursos de humanidades que atuam na área e que buscam aperfeiçoamento e aprofundamento do tema. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

 

Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Direitos Humanos e Ressocialização | 60H

Fundamentos e desenvolvimento histórico da construção dos direitos humanos. Cidadania enquanto fenômeno jurídico direitos humanos e Constituição. Cidadania, Direitos Humanos e Democracia. Cidadania na sociedade contemporânea. Ética e cidadania. Cidadania e meio ambiente. Pluralismo, tolerância e cidadania.

 

2. Políticas e Programas para Infância e Juventude | 40H

História da infância no Brasil e no Mundo. Conceito de infância e adolescência. Políticas brasileiras para infância e juventude. Estatuto da Criança e do Adolescente. Educação Infantil e Ensino Fundamental.

 

3. Tópicos Especiais do Direito de Família | 40H

Natureza das relações familiares. Fundamentos jurídicos das relações familiares. Natureza do casamento. Inovações no Regime do Casamento. Habilitação para o casamento. Impedimentos para o casamento. Celebração do casamento. Ação de investigação de paternidade. Institutos correlatos: guarda & tutela. Direito patrimonial de família. Regime de Bens.

 

4. Direitos Fundamentais do Ser Humano | 60H

Estudo da centralidade dos direitos humanos e fundamentais: Elementos integrantes (componentes ou constitutivos) Estado. Constitucionalização simbólica. Constituições garantia, balanço e dirigente. Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Federação. O Poder executivo.

 

5. Direitos dos Idosos: Princípios e Políticas | 40H

Explora a legislação relevante aos direitos dos idosos, destacando o Estatuto do Idoso e a Política Nacional do Idoso. Os direitos assegurados, os princípios jurídicos fundamentais e as implicações das normas na proteção dos idosos.

 

6. Direitos Humanos, Ética e Cidadania | 60H

Estudo dos conceitos de ética, moral, cidadania e suas relações inter-raciais. Discussão dos temas fundamentais da ética norteada pelos princípios da cosmovisão calvinista. Reflexão e análise crítica das teorias ético-normativas mais sublinhadas na atualidade e suas implicações práticas.

 

7. Direito Constitucional e Legislação Social | 40H

Normas que regulamentam as relações sociais. Conceito básico de direito. O direito e a moral. Norma jurídica. Características das normas jurídicas. Sujeitos da relação jurídica. Estrutura das normas jurídicas de conduta. Classificação das normas jurídicas. Quanto à natureza. Divisão da norma jurídica. Hierarquia das normas jurídicas. Direito positivo.

 

8. Docência no Ensino Superior | 40H

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia da Pesquisa Científica | 40H

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

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Pós-graduação em Direitos Humanos e Ressocialização

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