Educação

Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar

Sobre a Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar

 

A Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar é um salto no rol das muitas competências para os profissionais que tenham interesse em atuar nas mais diversas áreas da educação. Agora você vai se qualificar como gestor, de pessoas e recursos, no âmbito do planejamento estratégico, coordenação de equipes, desenvolvimento da proposta pedagógica da escola e a implantação de políticas públicas. Uma ótima experiência de análise crítica dos processos da escola, seu projeto e o desenvolvimento da aprendizagem.

 

O curso tem como objetivo formar um profissional com habilidades e competências múltiplas, que seja capaz de atuar nas funções técnico-pedagógicas de administração, supervisão e inspeção escolar, tanto nas instituições de ensino quanto no âmbito das secretarias de educação. Ampliando a atuação do profissional de ensino, através da Supervisão, passando a abranger toda a cadeia de processos que envolvem a qualidade das atividades pedagógicas, a formação profissional, o desenvolvimento curricular, bem como as demais atividades educacionais.

 

Para ingressar na pós-graduação, você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.

 

Para consultar a Portaria de Cadastro do Curso do MEC, clique aqui

 

1. Práticas de coordenação pedagógica | 40H

Identidade e Saberes. Movimento de Construção Coletiva. O Paradigma da Complexidade. Função Social da Escola. Organização do Trabalho Pedagógico. Formação Continuada do Professor. As Múltiplas Implicações da Prática do Coordenador Pedagógico. Planejamento.

 

2. Gestão democrática na escola | 40H

A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição escolar de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia, tais como acontecem nas chamadas "Escolas Democráticas".

 

3. Fundamentos da supervisão, orientação e inspeção escolar | 40H

Fundamentos da Orientação Escolar; Fundamentos da Supervisão Escolar; Fundamentos da Inspeção Escolar; Gestão Democrática da Educação X Projeto Político-Pedagógico.

 

4. Práticas pedagógicas do supervisor escolar | 40H

Práticas históricas da Supervisão Escolar. Fundamentos e princípios da Supervisão Escolar. Supervisão Escolar e educação popular. O trabalho coletivo nas organizações educativas formais e não formais. Supervisão Escolar como trabalhador/a da educação. O papel da escola na vida e a sua função social.

 

5.Estrutura e funcionamento da educação básica | 40H

Título I – Da Educação. Título II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional. Título III – Do Direito à Educação e do Dever de Educar. Título IV – Da Organização da Educação Nacional. Título V – Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino. Título VIII – Das Disposições Gerais. Título IX – Das Disposições Transitórias.

 

6. Políticas e gestão educacional | 40H

O Papel nas Políticas Educacionais. No Brasil: O Percurso Legal das Políticas Educacionais. Educação Infantil na LDB. Ensino Fundamental na LDBEN. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Dos Princípios e Fins da Educação Nacional. Do Direito à Educação e do Dever de Educar. Da Organização da Educação Nacional. A Avaliação do Rendimento na LDB. SAEB E PROVA BRASIL.

 

7. Planejamento institucional | 40H

Caracterizar aspectos básicos do planejamento, justificando sua importância no planejamento educacional. Analisar os fundamentos do processo do planejamento educacional, justificando sua importância na política nacional de desenvolvimento. Analisar a importância do planejamento participativo no desenvolvimento das etapas do processo do planejamento nacional. Analisar a trajetória da avaliação e a evolução de seu conceito. Caracterizar as funções, critérios e categorias da Avaliação Educacional. Analisar o papel da avaliação na atual legislação brasileira.

 

8. Docência do ensino superior | 40H

Breve histórico das instituições de ensino superior no Brasil. A finalidade do ensino superior. A Docência No Ensino Superior: Processo De Seleção. Ensinar na Universidade. Tendência Liberal Tecnicista. Tendência Progressista Libertadora. Tendência Progressista Libertária. Tendência Progressista Crítico-Social. Aula Expositiva. Seminário. Portfólio. Dramatização. Fórum de Discussões. As Redes Sociais. Web Conferência. Prova Discursiva ou Dissertação.

 

9. Metodologia do trabalho científico | 40H

Apresentar aos alunos os fundamentos da construção do conhecimento científico. Entender a lógica da pesquisa científica: o problema científico, a hipótese científica a investigação científica.

 

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Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar

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Conclusão mínima de 4 meses

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